Acabei de ler a história da executiva de US$ 100 milhões, CEO do e-commerce de roupas femininas Nasty Gal, Sophia Amoruso, em seu livro Girlboss. Até duas semanas atrás eu não conhecia a trajetória da Sophia. Comprei o livro durante uma volta pela seção de Empreendedorismo da Fnac seduzida pela capa e frases que pesquei numa folheada rápida.
A força e o reconhecimento da marca criada por Sophia são resultado de um trabalho (que nesse caso começou de forma inconsciente) de branding que tem a ver com os três Cs fundamentais na construção de imagem: clareza, consistência e constância.
SOPHIA COM O LIVRO: CLAREZA, CONSISTÊNCIA E CONSTÂNCIA NO QUE FAZ
Desde que começou a garimpar roupas em brechós para vender em leilões no e-Bay, Sofia focou em vender, mas também se preocupava em não apenas fotografar uma peça de roupa usada. Muitas vezes a transformava – e chegou a pagar modelo com hambúrguer para se diferenciar da concorrência. Humanizou a venda. Criou looks, vendeu a ideia e personalizou a peça de roupa. Foco = clareza.
Foi consistente à medida em que vendia mais do que um casaco ou uma camiseta: passava informação com aquelas fotos. Agregou valor à marca. E foi constante. Seguiu o próprio padrão de acordo com o que acreditava.
A trajetória da Nasty Gal não surpreende. Mas reforça conceitos importantes que servem de inspiração e são aplicáveis em qualquer tipo de negócio. Eu sinalizei no meu livro cinco lições que poderia aplicar hoje em qualquer tipo de negócio que tivesse e divido com vocês.
O Girlboss é uma ótima inspiração pra quem pensa em empreender ou quer reforçar as boas ações em seu negócio. Custa, em média R$ 22.
Sinopse de #GIRLBOSS
Sophia Amoruso passou a adolescência viajando de carona, furtando em lojas e revirando caçambas de lixo. Aos 22 anos ela havia se conformado em ter um emprego, mas ainda estava sem grana, sem rumo e fazendo um trabalho medíocre que assumiu por causa do seguro-saúde. Foi aí que Sophia decidiu começar a vender roupas de brechó no eBay. Oito anos depois, ela é a fundadora, CEO e diretora criativa da Nasty Gal, uma loja virtual de mais de 100 milhões de dólares, com mais de 350 funcionários. Além da história de Sophia, o livro cobre vários outros assuntos e prova que ser bem-sucedido não tem nada a ver com a sua popularidade; o sucesso tem mais a ver com confiar nos seus instintos e seguir a sua intuição. Uma história inspiradora para qualquer pessoa em busca do seu próprio caminho para o sucesso.