Como funciona o microagulhamento, a técnica que estimula o colágeno

O outono chegou. Com ele, o início de temperaturas mais amenas e de menos sol. Trata-se de uma ótima estação para iniciar o tratamento com microagulhamento. A técnica apresenta resultados tão impressionantes que pode ser considerada como uma das mais eficientes no combate ao envelhecimento da pele. Antes de tudo, porém, torna-se muito importante salientar: não faça esse tratamento em casa. Nunca. Jamais. Procure um profissional qualificado para evitar danos permanentes e irreversíveis. Toco neste assunto porque é cada vez maior o número de mulheres que compra o aparelho pela internet buscando um tratamento caseiro – e o resultado é desastroso para a saúde.

Dermaroller_internaESTE É O APARELHO UTILIZADO: JAMAIS FAÇA EM CASA, SÓ EM CONSULTÓRIO MÉDICO

O microagulhamento é um tratamento inovador, que estimula a produção de colágeno através da indução percutânea em um processo cicatrizante. São microagulhas, mais finas que um fio de cabelo, que formam um sistema de múltiplos micro canais fracionados – ou seja, inúmeros furinhos na pele que nem podem ser percebidos a olho nu e que permitem a máxima absorção de ativos cosméticos, obrigando a pele a produzir muito colágeno.

O tratamento aumenta em 400 vezes a quantidade de colágeno na pele. Por isso, a técnica é adotada por pacientes que querem mais rejuvenescimento ou combater manchas, rugas, estrias, cicatrizes, inclusive de acnes ou de queimaduras. Antes de pensar na abordagem, é fundamental ter em mente o pilar que sustenta a excelência em saúde: a assepsia. Afinal, os micro canais que serão abertos através das microagulhas têm uma grande capacidade de absorção de nutrientes. Assim como devem absorver os ativos cosméticos que serão aplicados, estes furinhos poderiam ser o caminho principal para bactérias em caso de ambientes com pouca higiene.

+CARINA: Receitas simples de pastinhas e patês saudáveis (e cheios de nutrientes!)

Por isso, se faz imprescindível o uso de equipamento completamente higienizado. Além disso, a pele deve receber um processo de assepsia profunda, em que aplica-se sabonete antibactericida, clorexidina e álcool 70%. Também é importante ressaltar que todos os dispositivos cilíndricos que são utilizados para o tratamento são inteiramente descartados após a utilização.

DermarollerMICROAGULHAMENTONO ROSTO: AUMENTO DE 400 VEZES A PRODUÇÃO DE COLÁGENO

Após a limpeza plena, aplica-se um anestésico. Esse anestésico garante um procedimento agradável e indolor. Assim, a região estará pronta para a rolagem das agulhas, que penetram nas camadas basais da pele (epiderme e derme), gerando micro canais que permitem a reação celular e a liberação de fatores de crescimento. As inúmeras rotas micro transcelulares induzem uma aceleração na cicatrização através da produção natural de colágeno nas camadas dérmicas. Esses novos componentes na matriz da derme migram para a microlesão, preenchem os canais e criam um novo tecido, rico em colágeno e elastina, formando assim, uma pele com contorno firme, com maior espessura em até 8%.

dermaroller-top-lip-before-after-largeO TRADICIONAL ANTES E DEPOIS: MELHORA VISÍVEL NAS RUGAS E MARCAS DE EXPRESSÃO

Os resultados já são observados após a primeira sessão de tratamento. É natural que o paciente perceba significativa melhora no combate à flacidez, manchas, cicatrizes, rugas, melanoses e problemas de pigmentação. Afinal, o microagulhamento cria mais de 500 mil canais em cinco minutos até a derme, que é a maior obstrução à penetração de ingredientes ativos. Estes ingredientes são utilizados logo após a construção destes canais, pois estes se fecham novamente em menos de 30 minutos. Esse caminho para os cosméticos aumenta muito a eficácia dos resultados, pois podem alcançar as partes mais profundas da pele, com muito mais eficiência do que se fossem aplicados de maneira tópica.

+MARI KALIL: Todo cuidado é pouco com essa moda do microagulhamento a qualquer custo

Uma sessão de microagulhamento tem, ao todo, uma hora de duração. Porém, o procedimento dura cerca de 20 minutos. Estes 40 minutos adicionais são utilizados para a assepsia e espera pelo tempo de reação da anestesia. A terapia é constituída de três a cinco sessões.

O processo de renovação acontece na camada profunda da pele, e por isso não existe riscos de manchas, não fica dolorido e não descama. Após uma sessão, a pele continua se renovando por dois meses. Estudos provam que os resultados permanecem por até cinco anos. Trata-se de um procedimento único, que obtém resultados incomparáveis quando o assunto é indução de colágeno na derme. O microagulhamento proporciona uma pele nova e rejuvenescida, sem cirurgia.

Compartilhar
Carina Borges

Carina Borges

Nutricionista e Fisioterapeuta Dermatofuncional formada pelo Centro Universitário Metodista (IPA/RS), Carina Borges proporciona, a união entre a prevenção da saúde através da qualidade na alimentação e o bem-estar por meio da base científica de tratamentos eficazes para o corpo e a pele. O objetivo principal de seu trabalho é restaurar a saúde funcional e qualidade de vida das pessoas, para, então, seguir a busca incessante pela longevidade por meio da nutrição preventiva. Tudo por uma vida recheada de sabor e autoestima.

4 Comentários
  1. Olá Carina

    Não entendi muito bem o que foi dito a respeito dos resultados permanecerem até cinco anos. Se eu fizer o procedimento, por exemplo, para cicatrizes de acne, elas poderão voltar após esse período em que os resultados permanecem? Grata

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Né?! 👌🏻 #nãosejaumadelas
  • O melhor pai que esses peludinhos poderiam ter 🐶♥️🐶
  • Feliz Dia dos Pais ♥️ Faltou tu @luciakalil
  • #blackisbeautiful 🖤 #porai #bandmulher #transformaçãododia #twentyfoursevenpoa
  • Quem sabe ainda sou esta garotinha. Porto Alegre, 1979 #tbt
  • Muito prazer, Half-Tuck! Sou o estilo do momento de usar camisas e a Mari já sabia disso há 20 anos. É antenada essa guria, vai dizer?👌🏻🤣 Detalhes no blog e no Stories! #amigamari #camisa #halftuck #tendencia2018