Conteúdo digital: entregue conhecimento de graça para só depois vender seus produtos

Médicos, dentistas, advogados, prestadores de serviços, empresários… Onde há concorrência há necessidade de fortalecer a própria marca. Mas como diferenciar-se em meio a tanta informação e tanta gente fazendo a mesma coisa no mundo digital?

Quem tem página no Facebook certamente já ouviu falar que o dono, Mark Zuckerberg, decidiu que as coisas que você publica na sua página chegam cada vez menos para os seus curtidores. Que para atingir mais pessoas é preciso pagar. Também para aparecer nas cabeças da busca do Google não basta apenas fazer um bom serviço de SEO. Também tem que pagar para ser facilmente encontrado.

Então, o que fazer?

Mágica ainda não existe. Não vou te enganar dizendo que é fácil. Não é. Dá trabalho, mas também dá resultado.

ddb9e7_347777f2c8464cbdab3ee22cc9ca82c9PARA ESCOLHER O CANAL CORRETO É PRECISO SABER ONDE O SEU PÚBLICO ESTÁ

Construir sua imagem ou da sua empresa, fazer um bom trabalho de branding, ser referência na sua área requer entrega de conhecimento. Ou você acha que alguém te pediria em casamento sem te conhecer? É quase isso. Pra virar referência, pra ser lembrado pelo conhecimento que oferece você precisa doar-se um pouco. Oferecer para o seu público para ser visto e diferenciar-se. Como vão saber que você é bom se poucos te conhecem? A quem o público, o cliente, vai recorrer quando precisar de atendimento personalizado, dedicado?

+LU BEMFICA: Pode copiar, mas faça do seu jeito. Ao final da cópia, você encontrará a si mesma

Planeje onde você será encontrado. Se você publica conteúdo no Facebook leve seu público ao seu site, onde ele terá mais e melhor. As suas fotos caprichadas no Instagram podem levar seu cliente ao e-commerce onde ele vai comprar. Percebe que uma coisa leva à outra? É preciso planejar, estudar, conhecer seu público e agir!

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A especialista em marketing de conteúdo, Flávia Gamonar, destaca algumas dicas para produzir um bom conteúdo digital que certamente vão contribuir para que você primeiro entregue conhecimento e se torne referência para, depois, vender seus produtos ou serviços:

* Antes de escrever conteúdo é preciso saber quem é seu público.
* Para escolher o canal correto é preciso entender aonde seu público está.
* Títulos não podem ser só um teaser, precisam informar. Se o leitor tiver tempo ele vai ler o restante.
* Imagens certas ajudam a chamar a atenção.
* Dividir o texto em tópicos torna a leitura mais confortável.
* Conteúdos precisam ter call-to-action que levem à uma ação, pode ser para ler outro conteúdo, para saber mais sobre algo.

+LU BEMFICA: Desafio: você consegue dizer quem é em apenas cinco palavras?

* Conseguir resultados é uma soma de ações: conteúdo bom e bem escrito, saber quem é seu público, pesquisar como ele fala e o que gosta, importar-se com ele. Vai ser preciso gastar um tempo legal para escrever algo bacana, mas esse tempo vai se reverter em negócios.
* Basear-se em fontes seguras é essencial para ganhar credibilidade.
* Seu leitor não é bobo e percebe se estiver sendo enganado com conteúdo fraco.
* No Facebook as interações em um conteúdo postado tem pesos diferentes. Curtir vale menos que comentar, que vale menos que compartilhar. Tudo isso compõe o algoritmo e é legal entender como ele funciona pra fazer sua página crescer.
* Um tom humanizado, que foge do clichê, vai fazer seu público se encantar. As pessoas querem ver verdades, saber de bastidores, ninguém gosta de posts monólogos contando o que todo mundo já sabe. Lembre-se que as pessoas consomem conteúdos de forma individual, nunca chamem essas pessoas de “gente” ou qualquer coisa que lembre plural, elas são únicas.

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Luciane Bemfica

Luciane Bemfica

Luciane Bemfica é jornalista no mundo corporativo que foi escolhida pela profissão. Em 2015 decidiu fazer MBA em Negócios Digitais para arejar as ideias. Foi aí que descobriu sua paixão pelo branding pessoal. Fez cursos e criou um site para ensinar que o nome e a imagem são o patrimônio mais valioso de qualquer profissional - estagiário, tia do café, chefe, dono de empresa ou do seu próprio nariz. É a número três de quatro irmãs, e a dinda da Vic e da Manu.

2 Comentários
  1. Oi, tenho acompanhado teu trabalho no site da Mariana, sou dentista no interior de Santa Catarina. Tenho vários artigos escritos e gostaria de saber tua opinião a respeito de montar um blog. Obrigada pela atenção, um abraço

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