Dieta Low Carb: o que é, alimentos indicados e como não cair em armadilhas

A dieta Low Carb é uma tendência que observamos crescer diariamente. Como toda informação difundida na internet, um hábito que nasce para ser saudável acaba divulgado sem critérios na base do “Ctrl + C Ctrl + V”. O que acontece? As pessoas são prejudicadas tentando seguir seguir à risca sem a devida orientação.

Antes de mais nada, temos que entender que cada organismo se comporta de uma determinada forma. Por meio da análise da dieta padrão de cada indivíduo é que poderemos classificar uma dieta de baixo carboidrato. Por exemplo: você faz ingestão de carboidrato em todas as refeições? Qual o tipo de carboidrato utiliza – simples ou complexo?

O profissional de Nutrição deve entender como funciona a rotina do paciente e planejar uma dieta balanceada, sem perda de nutrientes fundamentais para o organismo e com a diminuição gradual e saudável do carboidrato na rotina. É importante que você faça uma dieta Low Carb personalizada, individual, só sua, pois assim como o uso em excesso do carboidrato é prejudicial, sua presença reduzida a zero pode trazer transtornos para você. Por isso que o nome da dieta é “Low Carb” e não “Zero Carb”, certo?

frutas-verdurasNEM TODAS AS VERDURAS E LEGUMES SÃO LOW CARB
Entre as que se caracterizam pela baixa quantidade de carboidratos estão: abobrinha, brócolis, couve-flor, acelga, cogumelos, aipo, tomate cereja, couve, agrião, pimentão, aspargos, abobrinha, berinjela, espinafre, pepino, cebola, chuchu, vagem, rúcula, escarola, alho-poró, aipo e alface.

Tão importante quanto analisar a quantidade de carboidrato, é imprescindível observar a sua qualidade. O carboidrato de baixa qualidade, como o da farinha de trigo refinada e do açúcar refinado, não agregam nenhum valor nutricional. Entretanto, temos fontes dessa substância que agregam – e muito – no nosso equilíbrio alimentar. Isso acontece principalmente com as batatas e os tubérculos.

lowNEM TODAS AS PROTEÍNAS SÃO INDICADAS NA DIETA LOW CARB
Os alimentos mais ricos em proteínas e que apresentam todos os aminoácidos essenciais são os de origem animal como peixes, aves, carne bovina, ovos e laticínios. Devemos sempre dar preferência às proteínas mais magras como peixes e aves sem pele, carnes magras como patinho, filé mignon, alcatra, leites desnatados e queijos brancos

Cuidado com o radicalismo e com as restrições excessivas. O equilíbrio é a regra do jogo. Carboidratos são necessários para a liberação de serotonina, o hormônio do bem-estar. O radicalismo faz até você ter mais vontade de comer doces, sabia?

Alguns estudos muito recentes mostraram que ao diminuir o carboidrato as pessoas tendem a aumentar a ingestão de proteína – por consequência, aumentam a taxa de filtração glomerular, o que acaba sobrecarregando e prejudicando a saúde dos rins. Pesquisa recente mostrou que ao restringir o carboidrato tendemos a ter mais compulsão alimentar, pois os hormônios da fome e da saciedade (grelina e leptina) entram em desequilíbrio.

olive-oil-and-olivesALGUNS ALIMENTOS RICOS EM GORDURA POSSUEM BAIXO CARBOIDRATO
Nesta categoria, entre as opções saudáveis de low carbs figuram: azeite de oliva, oleaginosas e abacate

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Carina Borges

Carina Borges

Nutricionista e Fisioterapeuta Dermatofuncional formada pelo Centro Universitário Metodista (IPA/RS), Carina Borges proporciona, a união entre a prevenção da saúde através da qualidade na alimentação e o bem-estar por meio da base científica de tratamentos eficazes para o corpo e a pele. O objetivo principal de seu trabalho é restaurar a saúde funcional e qualidade de vida das pessoas, para, então, seguir a busca incessante pela longevidade por meio da nutrição preventiva. Tudo por uma vida recheada de sabor e autoestima.

2 Comentários
  1. De forma geral, qual seria a quantidade média de carboidrato do “bem” que uma pessoa poderia ingerir em uma dieta considerada low carb? Claro que isso dependerá de cada um, mas gostaria somente de saber uma estimativa.

  2. Gostei muito das orientações dicas. Ficamos bem atentas ao fazer nosso cardápio. Gostaria de poder ser orientada por este profissional. Pena moro no Rio de janeiro.

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