A marca pessoal é uma poderosa ferramenta de visibilidade e pode ser usada como forte aliada na melhora da performance profissional, independentemente da atividade exercida, ou se a pessoa é profissional independente, se trabalha em empresa ou se é empreendedor.
Conhecer-se bem, ter consciência dos pontos fortes e do que é preciso melhorar talvez seja a parte mais dolorosa de um processo de desenvolvimento de marca pessoal, o Personal Branding. As pessoas, de um modo geral, pensam que sabem muito bem quem são. Entretanto, quando proponho um simples exercício de autoconhecimento durante as consultorias ou cursos, esta é a fase mais difícil.
Não é fácil olhar para dentro, desenhar o mapa pessoal, reconhecer-se e conseguir definir-se.
O primeiro passo é a consciência sobre quem se é, e o que se tem de melhor a oferecer em termos de atividade profissional. Saber quais são pontos fracos para poder melhorá-los. Há, ainda, a visão externa do posicionamento pessoal. Como o outro te percebe?
Para posicionar-se em um mercado tão competitivo como o que vivemos é preciso saber como se é percebido pelo outro. Esta fase de autoconhecimento é a base de todo o processo de personal branding.
Objetivo e estratégia
Para avançar rumo à visibilidade de marca pessoal, é necessário ter um objetivo. E cada profissional tem o seu: ser referência em seu segmento, preencher a agenda com bons clientes, vender mais, reposicionar-se no mercado com outro tipo de atividade ou outro nicho de mercado, fazer uma virada de carreira, fazer mais negócios, enfim.
É a partir de um objetivo bem definido que é traçada a estratégia para alcançar o resultado. E a estratégia passa analisar a marca pessoal, identificar e observar a concorrência, escolher a rede social de acordo com a atividade, o público ideal a ser conquistado e a prática do que chamo de “networking cirúrgico”.
Visibilidade e resultados
Estratégia traçada, o processo de personal branding avança para a última etapa, a visibilidade. Sem demonstrar autoridade sobre o que o profissional desenvolve, não é possível ser percebido como referência. Então gerar conteúdo derivado da própria atividade profissional é a forma mais consistente para posicionar-se para o público. E há muitas maneiras de ser visível digitalmente e pessoalmente.
Sou jornalista, especialista em gestão e posicionamento de marcas pessoais. Atuo no Brasil e em Portugal. Neste mês de março, vou ministrar dois cursos em Porto Alegre e reservei uma surpresa paras leitoras da Mari: as 10 primeiras que enviarem email para LEITOR@MARIANAKALIL.COM.BR com interesse em matricular-se ganharão 10% de desconto.
Explico em detalhes ambos os cursos
WORKSHOP PERSONAL BRANDING NA PRÁTICA
Quando
10 de março | sábado | Inscrições: http://bit.ly/2HwxpgD
20 de março | terça | Inscrições: http://bit.ly/2olva71
Duração
3 horas
Horário
Das 9h às 12h
Investimento
R$ 395. Pode parcelar em até 10x. Inclui o material de trabalho no curso.
Onde
UpWorks – Rua Padre Chagas, 79/402, Moinhos de Vento
Vagas limitadas
PROGRAMA REBRANDING PESSOAL: posicione e comunique a sua melhor versão
Quando
21 e 28 de março, 4 e 11 de abril | quartas-feiras
Duração
3 horas por dia
Horário
Das 9h às 12h
Carga horária
12 horas
Investimento
R$ 1.050. Pode parcelar em até 10x. Inclui o material de trabalho no curso.
Onde
UpWorks (Rua Padre Chagas, 79/402, Moinhos de Vento)
Inscrições abertas: http://bit.ly/2od6IFF
Vagas limitadas
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