Especialista em imagem ensina a causar uma ótima primeira impressão

Você já ouviu aquela famosa frase que diz: “A primeira impressão é a que fica”? Pois bem, acredite, ela fica mesmo! Para início de conversa, quero perguntar uma coisa: você saberia responder rapidamente o que é Imagem?

Imagem é a representação dos objetos na nossa mente. É como as pessoas nos veem, como nos percebem. A maneira como nos apresentamos expressa essa imagem e influencia como os outros irão interagir conosco. Podemos dizer que Imagem é pura percepção.

Quando encontramos alguém pela primeira vez, fazemos um julgamento imediato dessa pessoa. É onde é formada a primeira impressão. Em apenas seis segundos fazemos uma avaliação de cada detalhe que nossos olhos conseguem alcançar e construimos uma impressão que pode ser positiva ou negativa. Se a pessoa é amigável ou não, se é digna de confiança, se possui o mesmo nível intelectual, cultural e financeiro que o nosso. Enfim, avaliamos se será interessante ou não estabelecer contato com essa pessoa.

Foto Coluna Mariana 1EM APENAS SEIS SEGUNDOS CONSTRUÍMOS A PRIMEIRA IMPRESSÃO DE ALGUÉM

Essa percepção que os outros tem de nós, neste primeiro momento, deriva principalmente do nosso visual, da nossa comunicação não verbal que inclui nossa aparência (tipo físico, roupas, cuidados pessoais) e linguagem corporal (movimentos, gestual, postura e expressões). Nossa Imagem passa mensagens para outras pessoas e, a não ser que você tenha a chance de causar uma segunda boa primeira impressão, o que é muito difícil, é imprescindível que em um primeiro encontro você deixe uma impressão positiva, concorda comigo?

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Em segundos a maneira como as pessoas nos veem e as sensações que as fazemos sentir faz toda a diferença. A escritora americana Maya Angelou tem uma frase que eu gosto muito e que transmite toda a importância de se fazer um primeiro encontro positivo: “As pessoas vão esquecer o que você disse. As pessoas vão esquecer o que você fez. Mas as pessoas nunca esquecerão como você as fez sentir”.

Foto coluna Mariana 3SEJA POSITIVA: AS PESSOAS NUNCA ESQUECEM O QUE AS FAZEMOS SENTIR

Após esses rápidos segundos iniciais, como você faz a outra pessoa se sentir durante o curso da conversa é mais importante até do que os primeiros momentos. Sendo assim, aqui estão nove dicas para uma grande primeira impressão. Detalhes que vão fazer você ir além desses primeiros segundos e ganhar respeito e, talvez, até mesmo um novo emprego ou cliente.

Seja consciente de como você se apresenta para os outros
Da cabeça aos pés, você precisa ter a certeza de que está transmitindo a melhor imagem possível. Então prepare-se bem e, de frente para um espelho, olhe-se de corpo inteiro, de frente e de costas. Parece óbvio, mas muitas pessoas esquecem de fazer isso. Veja a si mesma e também como o mundo a vê. Repare na roupa, no cabelo e nos acessórios e veja se está tudo de acordo. Qual Imagem que está passando? É a imagem que deseja? Está apresentável?

Seja pontual
Nada pode nos colocar mais para baixo do que estarmos atrasados para um compromisso ou uma reunião, mesmo que seja um atraso de apenas um minuto ou dois. Procure sempre chegar na hora marcada. Saia mais cedo, assim terá tempo suficiente diante dos possíveis imprevistos como problemas no trânsito ou dificuldade para encontrar estacionamento.

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Fique atenta à sua linguagem corporal
A linguagem corporal é silenciosa, mas diz muito sobre nós. Estudos têm comprovado que ela tem quatro vezes mais influência sobre as primeiras impressões do que qualquer coisa que você diga. Sorrisos genuínos são um bilhete premiado para a criação de uma grande primeira impressão, assim como um aperto de mão firme e o contato visual. Mantenha uma postura ereta e tenha orgulho de quem você é.

Desligue seu telefone celular, por favor!
Nada é mais negativo em uma primeira impressão do que o telefone celular de alguém vibrando ou emitindo sons constantes. Desligue o aparelho. E nem sequer pense sobre como responder a uma mensagem de texto ou atender o telefone se ele tocar. Esqueça-o por alguns minutos.

Comece a conversa
Você pode deixar todos à vontade, até você mesma, e iniciar uma conversa em que seus interlocutores fiquem mais soltos e dessa forma garantir uma grande primeira impressão. É importante que se prepare aprendendo algo sobre a pessoa com quem você fará a reunião ou sobre a empresa que ela representa. E lembre-se de sorrir sempre.

Businesswomen With Digital Tablet Sitting In Modern OfficeESCUTE: VOCÊ CRIA UMA ÓTIMA PRIMEIRA IMPRESSÃO QUANDO OUVE O INTERLOCUTOR

Não importa quem você é ou o que você faz, a maneira de se vestir e se apresentar tem um impacto muito importante para o seu sucesso. Uma imagem profissional positiva não só lhe traz mais confiança, como também ajuda a transmitir competência e credibilidade. É fundamental ter o controle total sobre cada detalhe de sua aparência pessoal e estar decidida a parecer uma pessoa poderosa e influente em todas as suas atividades de negócios.

Seja positiva
O primeiro encontro não é o momento para falar de assuntos polêmicos, política, religião e nem sobre saúde. Sua atitude positiva resultará em uma grande primeira impressão.

Preste atenção
Escute. Você cria uma grande primeira impressão quando a pessoa com quem está se sente ouvida. Incline-se para a conversa – linguagem corporal novamente – para comunicar que está realmente ouvindo e interessada.

Não esqueça as pequenas gentilezas
Aquelas palavrinhas mágicas que muitas vezes esquecemos, fazem toda diferença: “Por favor”, “Obrigado”, ou “Por favor, você primeiro” demonstram um comportamento educado e positivo. Boas maneiras sempre deixam uma boa primeira impressão.

Relaxe e seja você mesma
Assim como você as outras pessoas podem também estar desconfortáveis e tensas em um primeiro encontro. Pense em você e no que pode fazer para deixar a outra pessoa mais à vontade. Se ela estiver bem, você se sentirá da mesma forma e tudo ficará mais fácil.

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Rachel Jordan

Rachel Jordan

Consultora de Imagem, Rachel Jordan é especializada em Comportamento, Moda, Etiqueta Social e Corporativa, Dress Code e formada em Protocolos Internacionais pela renomada The Protocol School of Washington. Referência em seu segmento, a consultora é palestrante e instrutora. Executa um trabalho estratégico e personalizado para empresas e pessoas que desejem melhorar sua imagem pessoal e profissional com o objetivo de se reposicionar na carreira ou se colocar de forma mais adequada nas diferentes situações do cotidiano. O olhar diferenciado, observador, sensível e profissional de Rachel Jordan é potencializado também por sua formação como artista plástica. Membro da Association of Image Consultants Internacional (AICI), tem especializações em História da Moda, Consultoria de Imagem, Produção de Moda, Comportamento, Etiqueta Social e Corporativa, Análise Cromática. Rachel Jordan estreia este mês (janeiro 2016) como colunista de moda, etiqueta e comportamento do site Mariana Kalil (marianakalil.com.br).

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