Etiqueta à mesa: consultora dá aula sobre uso de guardanapo, copos, talheres e boa postura!

Por questões profissionais ou pessoais estamos sempre participando de eventos sociais em que somos testados sobre boas maneiras à mesa. Engana-se quem pensa que ter etiqueta à mesa é coisa do passado ou usual somente entre privilegiados. Saber se comportar adequadamente durante um almoço de negócios ou mesmo numa situação mais informal diz muito sobre você. O mundo está cada dia mais competitivo e ninguém quer cometer gafes que coloquem em risco sua imagem.

Etiqueta à mesa não significa apenas como segurar uma faca ou um garfo, mas também como conversar e com quem, agradecer aos funcionários do serviço verbalmente, saber o momento em que pode deixar a mesa e até o que fazer se precisar levantar durante uma refeição e muito mais.

É importante saber que a atenção deve ser redobrada quando o assunto é etiqueta à mesa profissional, pois negócios são fechados, muitas vezes, durante as refeições. Pensando nisso e também em ajudar a sanar qualquer dúvida que ainda exista, resolvi listar umas dicas, assim ninguém corre o risco de ver surgirem Shrecks e Fionas.

guardanapo-etiquetaGUARDANAPOS: NO COLO TÃO LOGO OCUPE SEU LUGAR À MESA
Devem ser colocados no colo imediatamente ao sentar à mesa. Caso esteja em um evento formal, o guardanapo deve ser colocado no colo tão logo a anfitriã/ão o faça. Eles só serão retirados do colo no final da refeição quando você sair da mesa e será colocado na lateral esquerda do prato. Caso precise se levantar por algum motivo durante a refeição e ainda retorne à mesa, o guardanapo deve ser colocado à direita do prato.

cotovelos-mesaCOTOVELOS: O IDEAL É JAMAIS APOIÁ-LOS NA MESA
Antigamente, o fato de não se colocar o cotovelo na mesa era uma forma de transmitir força às outras pessoas, pois você era capaz de sustentar seu corpo, sua coluna, sem o apoio dos cotovelos. Em refeições formais, não devem ser colocados de forma alguma. Em refeições informais podem ser APOIADOS de maneira educada. Isto quer dizer não soltar/despencar o corpo sobre a mesa. O ideal é não apoiar em nenhum momento. Cotovelos abertos em cima da mesa, com asa aberta, jamais!

talheres-etiquetaTALHERES: DUAS OPÇÕES SÃO USADAS AO FINAL DA REFEIÇÃO
São usados de fora para dentro de acordo com os pratos que serão servidos. Segure os talheres, garfo e colher, de forma que seu cotovelo não se levante quando você levar a comida a boca. Ao descansar o talher, sempre o coloque dentro do prato nunca apoiado na toalha. Quando terminada uma refeição, os talheres devem ser colocados paralelamente dentro do prato, ou horizontalmente na posição 3 da tarde, ou verticalmente na posição 6 horas.

Ter boas maneiras à mesa é extremamente importante. É uma demonstração de respeito com as pessoas que estão ao seu lado e também a si mesmo. Algumas pessoas não se preocupam muito com o modo à mesa dos outros, mas existem outras que podem levá-lo a sério e considerá-lo como um fator negativo para a sua imagem pessoal e profissional. Alguém com maus modos à mesa é geralmente percebido, correta ou erroneamente, como desagradável, descuidado e/ou egoísta e descuidado em outras áreas da vida. Saiba que maus modos à mesa pode ser uma primeira impressão negativa.

giphyTOP 10 PARA NÃO FAZER COMO MR.BEAN

1. Mastigue com a boca fechada.
2. Mantenha o smartphone fora da mesa e ajuste para silencioso ou vibrador. Aguarde para verificar as chamadas e os textos até terminar a refeição – e longe da mesa.
3. Não use seus talheres como se estivesse usando uma pá ou esfaqueando sua comida.
4. Não palite os dentes na mesa.
5. Lembre-se de usar o seu guardanapo para limpar os lábios antes de beber algo.
6. Espere até terminar de mastigar para beber algo, a não ser que esteja engasgada.
7. Corte apenas um pedaço de comida de cada vez.
8. Sentada, encoste a lombar na cadeira para que sua postura fique ereta. Evite ficar com a postura encolhida e não “deite” na cadeira ou jogue a mesma para trás como se fosse de balanço.
9. Em vez de cruzar o braço na frente das pessoas para pegar algo, peça para que o que você precisa seja passado para você.
10. Participe da conversa durante a refeição, isto quer dizer falar e escutar

SAIBA SEMPRE
Copos
Estão sempre à sua direita.
Prato de pão
Está sempre à sua esquerda

Compartilhar
Rachel Jordan

Rachel Jordan

Consultora de Imagem, Rachel Jordan é especializada em Comportamento, Moda, Etiqueta Social e Corporativa, Dress Code e formada em Protocolos Internacionais pela renomada The Protocol School of Washington. Referência em seu segmento, a consultora é palestrante e instrutora. Executa um trabalho estratégico e personalizado para empresas e pessoas que desejem melhorar sua imagem pessoal e profissional com o objetivo de se reposicionar na carreira ou se colocar de forma mais adequada nas diferentes situações do cotidiano. O olhar diferenciado, observador, sensível e profissional de Rachel Jordan é potencializado também por sua formação como artista plástica. Membro da Association of Image Consultants Internacional (AICI), tem especializações em História da Moda, Consultoria de Imagem, Produção de Moda, Comportamento, Etiqueta Social e Corporativa, Análise Cromática. Rachel Jordan estreia este mês (janeiro 2016) como colunista de moda, etiqueta e comportamento do site Mariana Kalil (marianakalil.com.br).

3 Comentários
  1. Olá, Mari!

    Muito oportuna esta coluna. É de abismar a falta de modos das pessoas em geral, não só à mesa, mas à vida. Ao que parece, são todos uma ilha. Os outros pouco importam. Seja no restaurante chique, no cinema, ou na ciclovia. É estranho que com tanta evolução em termos de informação e tecnologia, as pessoas estejam se resumindo a coisas vis e vãs.
    Obrigada por lembrar.
    Um abração.
    #tamojunto

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Abençoando Manu & Pedro 🙏🏻🙌🏻♥️ #casamentomanuepedro
  • O primeiro boomerang pedido por uma fãzona no meio do shopping a gente nunca esquece! Obrigada por tanto carinho, Gabi @conselheiraliteraria ♥️
  • Faz cara de palestrante, Mariana! 😂😂 Repost from @assessoriafotografica Mariana Kalil durante  a #fbv17 – Feira Brasileira do Varejo
  • Vamos colocar as garras de fora ou descascar um abacaxi?
  • Muito honrada de ser case desta super profissional! ♥️Repost from @lubemfica @ Pessoas se identificam com... pessoas! E é por isso que humanizar a marca pessoal é uma estratégia poderosa: vida real faz sucesso. ✔️ Te convido a ler este texto no blog: www.lucianebemfica.com ✔️Este é um dos temas da aula de Personal Branding na Prática, dia 23/8, em Porto Alegre, no @padrechagascoworking. ✔️ Inscrições no link que está na minha bio.
  • Azul claro pra clarear as ideias! #segundafeira