Exótica e nutritiva, a pitaia é a nova estrela indicada pelos nutricionistas

Se você é quem faz as compras no supermercado, certamente já andou reparando na existência de uma nova fruta entre as tradicionais. Com um visual pra lá de chamativo, a Pitaia desperta curiosidade e até uma certa dose de encantamento com sua aparência exótica. Também conhecida como “Fruta do Dragão”, tem formato espinhoso e cor de um rosa vibrante. A pitaia mais encontrada no Brasil é originária de países da América Central – México, Guatemala, Costa Rica e El Salvador. Distribuída para o mundo inteiro, tem seu cultivo realizado basicamente nessa região. Já a espécie de casca amarela é oriunda da Colômbia e Equador.

O que a Pitaia tem de exótica também tem de doce e nutritiva. Muito indicada para atletas, porque atua com alto poder antioxidante. Tanto sua polpa quanto sua casca são ricas em betacianinas, betaxantinas e polifenois, que são fortes no combate aos radicais livres.

pitaiaPITAIA, OU “FRUTA DO DRAGÃO”: EXÓTICA E NUTRITIVA

Com uma polpa rica em vitamina A, C e E, betacaroteno e licopeno, suas sementes contêm 50% de ácidos graxos essenciais (ômega 3 e 6), além de oligossacarídeos: uma fibra alimentar não digestível que ajuda a evitar a constipação, aumenta a absorção de nutrientes e ainda previne o câncer e diabetes. Essa fibra ainda estimula a produção de lactobacilos e bifidobactérias na microbiota intestinal.

A Pitaia também é conhecida por seu valor medicinal, em razão da disponibilidade de captina, que é considerado um tônico cardíaco com um óleo de efeito laxante, o que é eficaz no controle de gastrite e infecções dos rins. Se emagrecer é o objetivo, a Pitaia também pode ajudar. ELA estimula a sensação de saciedade através de uma substância chamada tiramina, que inibe o apetite, e assim, controla os excessos.

+CARINA BORGES: Receitas simples de pastinhas e patês saudáveis (e cheios de nutrientes!)

Com uma polpa doce e macia e um sabor comparado ao do kiwi e do melão, a fruta é muito utilizada em doces, geleias, iogurtes, mousses, sorvetes e tortas. Possui cerca de 50 calorias em 100 gramas e também combina muito bem como acompanhamento nas saladas.

suco-pitaya_0ELA TAMBÉM PODE SER ENCONTRADA COM A POLPA COR DE ROSA

Vontade de experimentar um delicioso suco de pitaia? Aqui vai uma receitinha bem simples.

Ingredientes
1 pitaia
5 folhas de hortelã
½ limão espremido
Pedaço pequeno de gengibre
1 talo de salsão
250ml de água de coco.

Bata todos os ingredientes no liquidificador até misturar bem. Beba em seguida.

Compartilhar
Carina Borges

Carina Borges

Nutricionista e Fisioterapeuta Dermatofuncional formada pelo Centro Universitário Metodista (IPA/RS), Carina Borges proporciona, a união entre a prevenção da saúde através da qualidade na alimentação e o bem-estar por meio da base científica de tratamentos eficazes para o corpo e a pele. O objetivo principal de seu trabalho é restaurar a saúde funcional e qualidade de vida das pessoas, para, então, seguir a busca incessante pela longevidade por meio da nutrição preventiva. Tudo por uma vida recheada de sabor e autoestima.

3 Comentários
  1. Ola Carina sou da empresa produtora e fornecedora da Pitaya no Zaffari em breve estaremos com o Sorvete Organico de Pitaya também na Rede Zaffari com a Marca Santo Fruto e Geleia Diet de Pitaya com a marca Maribo
    Obrigado
    Jorge Volkweis

    1. Que bacana, Jorge! Fico feliz em ver produtos naturais, sorvetes orgânicos e geleias de frutas saudáveis sendo distribuídas para as pessoas. Assim, teremos mais opções para uma alimentação cheia de saúde. Por favor, entre em contato com o Centro Clínico, para nos passar mais informações, para que possamos passar aos nossos clientes e leitores.

      Um abraço!

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Aquele sorriso que enche o coração da gente e faz toda a dedicação a um cachorrinho idoso valer a pena ♥️🐶 #bento17
  • Meus três filhos lindos e exibidos na Banca 14 da @feiradolivropoa ♥️ Neste último fim de semana, estão com descontão, avisa a @luthome e a @dublinense 😱
  • Sempre fui uma moça séria 😜 #fotodeportaretrato #estanciadonagenoveva #bage
  • Sanduiche de sorvete com #stroopwafel devorado em... Acho que cinco dentadas! 😜 Onde? Como? Quando? Por que? Conto em detalhes no meu blog no site MK! #www.marianakalil.com.br
  • Um feriado feliz ♥️🐶♥️ #casadaalemoa #diadepiscina
  • Abrindo os trabalhos do feriado! Banana + mirtilo + água de coco + canela + gengibre! 🙌🏻♥️🙏🏻 #vitaminados 💪🏻