Lu Bemfica: De jornalista a consultora, como fiz minha mudança de carreira

Fiz um turnaround na minha atividade profissional há menos de um ano. Passei 21 anos no jornalismo diário e mudei para o branding pessoal. Minha atividade principal se concentra nas consultorias individuais e workshops para empresas. Nessa ponte entre uma atividade e outra, encontrei muita gente com histórias semelhantes e, mais ainda, aqueles que desejam a mudança, mas falta coragem.

Uma mudança requer planejamento. Fiz meu business plan, produzi e publiquei conteúdo autoral e pertinente da nova atividade aproveitando uma exigência acadêmica que foi parte importante da minha formação em Negócios Digitais. Me qualifiquei em branding, fiz pesquisas e entrevistas, preparei a minha imagem de marca.

No momento certo,
Aconteceu.
E eu estava pronta.

Não separo as pessoas por idade ou por tempo de atividade. Outro dia li um post no LinkedIn onde a autora dizia que currículo é mais importante do que bagagem pessoal e profissional. Concordo que currículo é importante, mas desde que as credenciais sejam traduzidas em conhecimento e desempenho profissional. Tem que ter conteúdo e atitude. As mudanças foram acontecendo quando eu me abri para o novo.

meditalu-1200x480MOMENTO DE MEDITAÇÃO NO ARIZONA: O deserto serviu de encontro com meu futuro. O depoimento completo desta jornada você pode ler no blog Travelterapia

Se eu fosse colocar a minha trajetória pós carreira corporativa na balança, posso afirmar que acrescentei muitas skills na minha bagagem: em menos de um ano conheci muito mais pessoas interessantes do que em cinco anteriores, viajei mais a trabalho, fiz mais cursos, escrevi mais, publiquei mais, gravei mais vídeos, fiz um artigo científico na minha área de trabalho e ganhei um capítulo de livro técnico com ele, nunca tomei tanto café e frequentei tantas cafeterias em Porto Alegre. Fones de ouvido, impressora são meus gadgets mais utilizados depois do iPhone e do notebook.

+LU BEMFICA: Slow Life: desacelerar e saber dizer não são habilidades pessoais valiosas

Adotei uma prática muito simples, mas que me faz um bem danado: anoto em um bloquinho todas as minhas pequenas vitórias em cada mês. Convite para palestrar, entrevistas, novos clientes, mais um inscrito no workshop, tudo. No final de cada mês, faço o balanço das coisas boas. E não gosto de perder tempo olhando para os lados. Encaro eu mesma como minha maior concorrente e tento superar minhas marcas me impondo prazos amigáveis. Deixo a rigidez no passado, no tempo em que precisava lidar com a meritocracia corporativa a cada três meses.

Por fim, para quem me pergunta como fazer a transição de carreira, meu conselho é um só: conheça-se a fundo e depois planeje o seu futuro. Onde você se imagina daqui a um ano? Eu estou no lugar onde projetei a minha vida lá atrás. Dá trabalho, muito trabalho. Dá medo, dá frio na barriga, mas também dá muita satisfação saber que a minha história tem inspirado tanta gente.

Compartilhar
Luciane Bemfica

Luciane Bemfica

Luciane Bemfica é jornalista no mundo corporativo que foi escolhida pela profissão. Em 2015 decidiu fazer MBA em Negócios Digitais para arejar as ideias. Foi aí que descobriu sua paixão pelo branding pessoal. Fez cursos e criou um site para ensinar que o nome e a imagem são o patrimônio mais valioso de qualquer profissional - estagiário, tia do café, chefe, dono de empresa ou do seu próprio nariz. É a número três de quatro irmãs, e a dinda da Vic e da Manu.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Vamos colocar as garras de fora ou descascar um abacaxi?
  • Muito honrada de ser case desta super profissional! ♥️Repost from @lubemfica @ Pessoas se identificam com... pessoas! E é por isso que humanizar a marca pessoal é uma estratégia poderosa: vida real faz sucesso. ✔️ Te convido a ler este texto no blog: www.lucianebemfica.com ✔️Este é um dos temas da aula de Personal Branding na Prática, dia 23/8, em Porto Alegre, no @padrechagascoworking. ✔️ Inscrições no link que está na minha bio.
  • Azul claro pra clarear as ideias! #segundafeira
  • Olivia ♥️
  • Ele é capa de revista! Parabéns @carloseduardosperotto! Sou testemunha diária da tua máxima dedicação à terra! Prêmio merecido! #gentedocampo #dalechiquinho #peludinhosorgulhososdopai 🔝🔝🔝
  • Um fim de semana de cuca fresca pra nós! ♥️👌🏻🐶🙏🏻