Marca pessoal requer autoconhecimento. Quem não se conhece perde tempo e dinheiro na vida

Ando impressionada com a quantidade de gente com quem converso que não faz ideia da própria vocação. Eu defendo que todo mundo tem um talento, uma qualidade que se sobressai e quem consegue descobrir qual é o seu e desenvolvê-lo tem sucesso pessoal e profissional. Parece simples, mas não é. Tudo começa pelo exercício do autoconhecimento. Quem não se conhece perde tempo e dinheiro na vida.

Eu amo escrever e adoro observar como o mundo se mexe, dos pequenos movimentos aos fenômenos comportamentais da humanidade. Eu descobri que gosto de escrever por acaso, lá atrás, antes de entrar na faculdade de Comunicação. O curso me proporcionou a técnica da escrita, da entrevista, a apuração da notícia. Fiz disso o meu ganha-pão.

Como descobri minha paixão por personal branding
Agora tem a fase do conhecimento ampliado. Por acreditar que podemos ser sempre uma versão melhorada de nós mesmos, mergulhei no estudo de marca pessoal. Nossa imagem é o passaporte para novas e melhores oportunidades. Personal branding é pra todo mundo: do pipoqueiro que inventou o clube de fidelidade “Smilhos” ao Jorge Paulo Lemann, o homem mais rico do Brasil.

SmartTalent-Your-Personal-BrandQUEM É VOCÊ? QUEM NÃO SE CONHECE PERDE TEMPO E DINHEIRO

E aí me perguntam: mas como tu descobristes que gosta de marca pessoal? Lendo. Leio de tudo na internet. E foi procurando, rolando a timeline do LinkedIn, do Facebook, dos sites, que encontrei textos sobre o assunto e deu match. De tanto pesquisar livros, procurei cursos, me inscrevi, viajei, aprendi e quero repassar meu conhecimento. Uma curadoria pode ajudar muitos profissionais e pequenos empreendedores a encontrar seu nicho na selva do mercado.

Sinto te dizer, mas o mundo é de quem se mexe
Lá vai umas pílulas em petit comité para os leitores que enviaram perguntas:
Andrea Dornelles, de Recife, sim, é possível se sobressair publicando textos baseados no seu conhecimento. Sua bagagem profissional é composta por suas experiências, seu repertório. Este é o SEU patrimônio. Ninguém te tira nem o demite de ti. Vá em frente! Divida experiências, escreva sobre temas que você conhece bem e eu tenho certeza de que seus textos serão úteis.

+LU BEMFICA: Oito dicas para criar uma marca pessoal forte e fazer a diferença entre a multidão

Paulo Magalhães, de Porto Alegre, eu também acho que postar vídeos falando sobre um determinado assunto que você domina atrai mais público no Facebook e poderá levar mais pessoas ao canal que você quer começar no YouTube. Observe quem faz bem e simplesmente comece. Não ficou bom? Faça outro e outro. O que importa é fazer e transmitir o que você domina. Boa sorte! Quem sabe no próximo post eu também grave um vídeo??

Marcelo Farina, de Caxias do Sul, empreender como alternativa porque está há mais de oito meses procurando emprego não pode ser no impulso. Requer o mínimo de conhecimento de mercado pra saber se vale a pena gastar sua indenização. Já procurou o Sebrae na sua cidade? Fez algum curso na área que quer trabalhar? Pense nisso.

Preview ImageINVISTA NO AUTOCONHECIMENTO: O MUNDO É DE QUEM SE MEXE

Sheila Mendes, de Floripa, que situação difícil de opinar! Seguir na carreira corporativa ou empreender? Depende. Você ama o que faz e concorda com os valores da empresa onde trabalha? Tem chance de prosperar na corporação ou em outra empresa? Por outro lado, seu sonho de ser empreendedora está no momento de sair do projeto? Existe um projeto? Tem chance de sucesso no segmento? São questionamentos que você deve avaliar bem antes de fazer qualquer movimento brusco.

Antes de qualquer coisa, comece a construir a marca Sheila Mendes. Reforce seus valores, aflore a sua personalidade com o que ela tem de melhor. Ajuste o seu modo de mostrar-se ao seu público (colegas, familiares, clientes, amigos) mostre quem você é por meio do que você gosta de fazer. Depois, sim, com a ideia maturada, decida e vá em frente.

Estabilidade é uma realidade distante. Seja na economia globalizada, que treme o mercado de trabalho e respinga no emprego em empresa privada, ou nos negócios de quem trabalha por conta própria. E na crise que demora a passar, quem decidiu empreender também atravessa o terreno movediço da incerteza econômica.

No entanto, com crise ou sem crise, todos nós precisamos trabalhar, em menor escala continuamos contratando serviços e comprando. Enquanto a economia demora a dar sinais de melhora, quem investe no “Eu S.A.” consegue largar na frente.

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Luciane Bemfica

Luciane Bemfica

Luciane Bemfica é jornalista no mundo corporativo que foi escolhida pela profissão. Em 2015 decidiu fazer MBA em Negócios Digitais para arejar as ideias. Foi aí que descobriu sua paixão pelo branding pessoal. Fez cursos e criou um site para ensinar que o nome e a imagem são o patrimônio mais valioso de qualquer profissional - estagiário, tia do café, chefe, dono de empresa ou do seu próprio nariz. É a número três de quatro irmãs, e a dinda da Vic e da Manu.

1 Comentário
  1. Ótima matéria, Luciana!

    Curti especialmente a parte “Tudo começa pelo exercício do autoconhecimento. Quem não se conhece perde tempo e dinheiro na vida.”. Precisamos nos dar conta de que a viagem para dentro de nós sempre traz ótimos frutos.

    Parabéns!
    Lucas Selbach

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