O caso Essena O’Neil estimula a reflexão: quem são nossos ídolos?

Já ouviu falar em Essena O’Neill? Até ontem eu também não. Para não perder muito tempo no assunto que está bombando no Facebook, vou resumir a história. Ela era uma web celebridade, daquelas com milhões de seguidores, barriga negativa, vida de conto de fadas e tudo mais. Pois bem, num rompante de verdade, ela resolveu abrir o jogo sobre a vida fake que levava, contou que chegou a posar mais de 100 vezes para sair “naturalmente” linda em uma foto e declarou em alto e bom som: “Redes Sociais não são a vida real”.

Essena contou a jornais de todo o mundo que se sentia vazia e mentindo para as pessoas e que, por isso, deletou mais de 2 mil fotos dos seus perfis que faziam apologia ao consumo. Revelou que era paga para vestir determinadas roupas, ir a determinados lugares e viver uma vida toda em prol de induzir as pessoas a, literalmente, comprarem sua vida dos sonhos.

essena 85437b71f03NÃO ERA TODO ESSE GLAMOUR

Para mim, foi mais uma confirmação de que não adianta seguir o modelo dos outros de felicidade e beleza. A gente olha essas mulheres lindas e de vidas maravilhosas e sente até um pouco de inveja. A partir disso, começamos a copiar seus comportamentos na tentativa de viver um pouco daquele glamour. Pois bem, não tem glamour nem felicidade. Segundo a ex-musa digital, ela se sentia triste e vazia por não ser verdadeira com seus fãs, seguidores e com ela mesma, claro.

essena 00191-image-a-1_1446500300785A BARRIGA NEGATIVA É REALIDADE; A FELICIDADE, NÃO

Pensei muito sobre isso e concluí que usamos as “influencers” da web como autoajuda, sabe? Alguém nos conta uma história de sucesso, revela seus caminhos e a gente segue para ver onde dá. O resultado eu te falo agora: frustração.

Vai ser difícil, impossível, a gente tentar viver a vida que não é nossa. Acho que o caminho é esquecer o “sucesso” do outro e tentar encontrar o próprio jeito de ser feliz. Mais do que isso: nunca sabemos da sinceridade e dos interesses dessas pessoas que deixamos nos influenciar. Já pensou que aquela blogueira famosa com um kaftan lindo bebendo um drink em uma praia não tem nada de inocente?

ess-screenshotLÁGRIMAS DE FRUSTRAÇÃO E NEM SINAL DE CONTO DE FADAS

Não estou dizendo que devemos cortar isso da vida, já que belas imagens inspiram, mas estou dizendo par olhar para isso tudo como se fosse dramaturgia, novela, seriado, personagens…. Sem tentar ser uma delas e pensando que o trabalho delas é simular uma vida “perfeita”.

O grande passo de Essena O’Neill trouxe luz para esse assunto: quem são nossos ídolos? Para pensar, né? E também para deixar o radar anticonsumismo exagerado bem ligado.

Abaixo, o vídeo original do desabafo.

Compartilhar
Camila Tavares

Camila Tavares

Camila Tavares é esposa e ma(boa)drasta. Mora no Rio de Janeiro. Formada em jornalismo e direito, pegou gosto pelos negócios digitais e hoje preenche seu coração com conteúdo e estratégia.

1 Comentário
  1. Uau! Fiquei chocada ao ver uma menina tao linda e no esplendor da juventude ter coragem e ousadia em defenestrar a vida triste e sem vida que levava. Estou chocada e feliz por ela em perceber que a vida nao é glamour, roupas caras e de marcas e aparentar estar constantemente feliz e realizada
    Excelente reflexao a tantos e tantos que fazem das redes sociais uma extensao dos sonhos que estao apenas na sua imaginação

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Uma noite de histórias e culinária coreana para a alma. Obrigada, Sandra e Rafael por esta noite inesquecível no @pkcpoa ♥️ Mais do que recomendado! Detalhes do jantar no Stories
  • E agora, José?
  • A gente é de Bagé!
  • Uhu, Santa Rosa! Daqui uma semana chegaremos para o Chá das 5, que acontece dia 29! Já estamos no aquecimento entusiasmadíssimas uhuuu, né @mairafranz #mariemairaontheroad. -
-
Dale @gentenews @agitusrouparia 🙌🏻♥️
  • Amizade fiel e verdadeira pra encarar a vida de alma leve! São os nossos votos de ♥️ neste #20dejulho #diadoamigo
  • Precisando estimular a criatividade 😊 #melhordocedeleitedePOA #elchurreropoa #guardonocongelador