Para não deixar dúvida: o que é e por que beber água alcalina

A água mineral tem suas qualidades, mas você sabia que, às vezes, não é a melhor a ser ingerida? Parece estranho, mas essa afirmação está ligada à composição química das águas, que depende do padrão geológico das áreas de captação. Muita dessas águas, além de possuírem sódio em excesso, também detêm poder acidificante do organismo, o que pode colaborar para disfunções em longo prazo. Neste sentido, o consumo de água mineral alcalinizante tem ganhado destaque.

Tudo bem, mas por que efeito alcalinizante? Explico: o metabolismo gera grandes quantidades de ácidos que precisam ser neutralizados ou eliminados para manter o equilibro. As células do nosso corpo produzem energia de forma contínua e, em consequência disso, esses ácidos são formados e liberados nos fluidos do organismo. Esses ácidos são gerados pelas atividades metabólicas diárias e são inevitáveis. Entretanto, o pH normal do sangue deve ser mantido dentro de uma faixa estreita (7,35 – 7,45) para o funcionamento adequado dos processos metabólicos e para a liberação de quantidades corretas de oxigênio dos tecidos.

MARI KALIL: Água fria no jantar

Em um organismo saudável, esse processo é naturalmente equilibrado pelas funções pulmonares e renais, principalmente. Os problemas começam quando há um desequilíbrio desse processo, ou quando ele é cronicamente sobrecarregado por substâncias acidificantes oriundas dos costumes na alimentação. Cá entre nós, é quase impossível que o organismo mantenha um funcionamento normal com as atuais quantidades de alimentos e produtos acidificantes, como açúcar, carboidratos refinados, refrigerantes e águas altamente gaseificadas.

junk e4e8c106837eTROPA DE CHOQUE PARA SOBRECARREGAR O ORGANISMO

Sem falar no sal refinado, agrotóxicos, aditivos químicos, excesso de proteínas de origem animal, gorduras, cafeína, álcool e adoçantes artificiais. Tudo isso fora nossos hábitos errados de medicação, que nos incentivam ao consumo exagerado de antiácidos, antibióticos, anti-inflamatórios e corticoides.

remdiosTUDO PODE AINDA FICAR PIOR

Ainda assim, é importante dizer que o valor de pH de alimentos e bebidas não necessariamente está relacionado com o efeito alcalinizante ou acidificante. Este poder, dentro de um alimento, é determinado a partir do conteúdo de sulfato, cloreto, fósforo, potássio, magnésio, sódio e cálcio. Isso é calculado através de uma fórmula, que chamamos de PRAL (Potential Renal Acid Load). Em português, “Potencial de Carga Ácida Renal”. Essa fórmula maravilhosa permite a avaliação direta dos componentes acima citados em um alimento. Quanto mais negativo o valor de PRAL, mais alcalinizante é o alimento.

shutterstock_1182182801LEGUMES, FRUTAS E VERDURAS: OS AMIGOS DA ALCALINIZAÇÃO

O consumo de alimentos e bebidas alcalinizantes tem um impacto grande sobre o equilíbrio ácido-base do nosso organismo. Neste sentido, vários estudos têm verificado o potencial positivo da adoção de dietas que alcalinizam o pH do sangue. Um dos principais benefícios é a preservação de massa muscular em idosos e a manutenção da saúde dos ossos.

Chlorella, a alga superalimento capaz de mudar nossa saúde

Um estudo, publicado no British Journal of Nutrition, avaliou o valor de PRAL de 150 águas minerais comercialmente disponíveis na Europa. O trabalho concluiu que 105 marcas (70%) apresentaram efeito potencialmente alcalinizante, ou seja, 30% das águas não são ideais para consumo. No Brasil, ainda não há estudos específicos sobre o tema. No entanto, existem elementos filtrantes de água que são comercializados por aqui.

filtroFILTRO ALCALINIZANTE: REMOVEDOR DE IMPUREZAS DA ÁGUA POTÁVEL

Além de retirar as impurezas da água potável, estes produtos aumentam o conteúdo de magnésio e o potencial alcalinizante da água que bebemos todos os dias, lembrando que a água deve possuir o pH mais elevado que 7,5. Uma simples busca na internet basta para escolher o filtro para adotar em casa. Aqui no Centro Clínico, servimos água ionizada, antioxidante e alcalina através de um filtro fabricado no Rio Grande do Sul.

Além disso, é importante salientar que o incentivo à nutrição saudável é fundamental. Um nutricionista pode indicar uma dieta baseada em alimentos de origem vegetal, principalmente legumes, verduras e frutas, que são, na sua maioria, alcalinizantes, pois contêm fartas quantidades de magnésio, potássio, cálcio, sódio, entre outros.

Compartilhar
Carina Borges

Carina Borges

Nutricionista e Fisioterapeuta Dermatofuncional formada pelo Centro Universitário Metodista (IPA/RS), Carina Borges proporciona, a união entre a prevenção da saúde através da qualidade na alimentação e o bem-estar por meio da base científica de tratamentos eficazes para o corpo e a pele. O objetivo principal de seu trabalho é restaurar a saúde funcional e qualidade de vida das pessoas, para, então, seguir a busca incessante pela longevidade por meio da nutrição preventiva. Tudo por uma vida recheada de sabor e autoestima.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • O trio trabalhador deste feriado em que contamos para a @reginalimaoficial no Band Mulher nossas aventuras pelo Uruguai 🇺🇾♥️🐶 #porai #bandrs #bandemmovimento #turismoquatropatas #uruguay #uruguaynatural
  • Meu #tbt lembra minha primeira carteira de jornalista. Em uma época em que o jornalismo era imparcial, ouvia os dois lados e reportava a realidade dos fatos. Esta escola se perdeu, mas eu acredito que ela pode seguir viva entre aqueles que, como eu, fizeram o juramento pela verdade. Março de 1993
  • Três anos de adoção. Feliz Aniversário, minha Gorducha querida. Obrigada por este amor e este olhar ♥️🐶♥️ #18desetembro #adotaretudodebom
  • Né?! 🍫
  • Chipirones a la plancha ♥️ #puntadeleste #uruguay
  • Cumplicidade é saber que temos alguém pra dividir o que não podemos carregar sozinhos ♥️