Confesso que o Instagram é a minha rede social preferida para informação de imagem. Ela é essencialmente fotos e, mais recentemente, vídeos curtos. Não há espaço pra textão e mimimi. O Instagram, aliás, é uma das redes mais utilizadas pelas empresas como vitrine-conceito de seus produtos. Se você usa o Insta como ferramenta de vendas, preste atenção nestas dicas para criar fotos atraentes e “vendedoras”:
1) Humanize suas fotos. Mostrar o produto é importante, mas humanizar seu conceito é ainda mais porque promove identificação com os seguidores. Se você tem site e Facebook, evite publicar fotos repetidas. Há espaço para descontração.
2) Planeje o cenário da foto do produto que você quer mostrar, mas valorize-o. Ele deve aparecer mais do que os demais elementos da imagem.
3) Lembre-se que uma boa foto precisa de luz, ângulo e enquadramento. Aproveite os filtros do Instagram e use a criatividade.
4) Você pode (e deve) ir além de vender seu peixe. Já pensou em agregar conteúdo para seus seguidores? Olha como a Westwing faz isso super bem. Produzem vídeos curtinhos com ideias para as pessoas fazerem em casa. Repare que nesse tipo de postagem a marca não oferece produto para vender. Ela oferece informação e conceito. Perfeito!
5) Mostre seu produto em ação. Isso gera desejo!
E mais:
1) Tente montar um cenário, dê ideias para o uso do seu produto.
2) Cuidado com elementos indesejados no cenário da foto. Revise antes de postar.
3) Fazer repost dos clientes usando o seu produto gera engajamento e fidelização, mas faça com critério.
4) Por último, não maltrate o português. Escreva corretamente e, na dúvida, certifique-se que escreveu certo. E abuse das hashtags!