Quatro lições para aprender com Usain Bolt e construir uma marca pessoal forte

Uma semana em Lisboa e quatro dias em casa pra retomar a rotina aos poucos são suficientes pra chegar aos 100% do carregamento da bateria. Chega um momento em que, pra mim, é necessário desligar do trabalho, pausar o ambiente doméstico e respirar novos ares. Já li em algum lugar que a gente tem que se permitir conhecer pelo menos um lugar novo por ano. Foi aí que decidi explorar Lisboa no verão.

Quente, agradável, linda Lisboa. Não gosto de viajar pra correr de um lado pro outro a cada dois, três dias. Prefiro ter tempo pra sentir o clima, andar a pé, de ônibus, de táxi, de metrô, saber onde as pessoas trabalham, comem, compram, andam, como falam, enfim.

De volta, começo a mergulhar no trabalho final do MBA em Negócios Digitais. Decidi pesquisar como profissionais que trabalham em empresas privadas construíram suas marcas pessoais com sucesso conciliando os interesses da corporação. É um desafio porque há pouquíssimos trabalhos sobre esse tema no Brasil. Meu trabalho, em consequência disso, será inovador como artigo científico.

MENS_HALTH_U_BOLT_FFF_SHOT_1_0056-1200x790USAIN BOLT: O JAMAICANO DÁ LIÇÕES SOBRE GERENCIAMENTO DE MARCA

Em meio às leituras acadêmicas, o olho fica prestando atenção nas Olimpíadas do Rio e, inevitavelmente, no carisma de Usain Bolt. O jamaicano nos dá lições de sobra a respeito da importância de gerenciar nosso nome, nossa imagem a partir do que fazemos de melhor. Presta atenção:

1. MENSAGEM CLARA
Se você procurar no Google “mais rápido do mundo”, sem especificar, Usain Bolt aparece entre Ferraris, trens, máquinas e aviões. Bolt detém o recorde dos 100 e dos 200 metros rasos, e foi o primeiro atleta da Era Moderna a ganhar a prova dos 100 nas Olimpíadas consecutivas (em 2008, 2012 e 2016). O jamaicano usa o que faz de melhor como marca. Ou seja, sua brand message está nas páginas do seu site, em suas redes sociais e em sua biografia lançada em 2010. Sua imagem e credibilidade é o que mantém seus patrocinadores.

Lição número 1: qual a mensagem que você associa à sua marca pessoal?

2. CONSISTÊNCIA
Ser consistente na trajetória garante competitividade e o torna conhecido e relevante. Bolt tem uma trajetória de recordes e de vitórias incríveis desde 2008. Ele usa seus próprios canais para divulgar seus produtos. Um exemplo disso é que lançou um pacote com os próprios emojis.

Lição número 2: se você quer reforçar sua própria marca, crie seu conteúdo e divulgue em seus canais nas redes sociais com uniformidade.

ddb9e7_2e27f19b1cf34992be2cd9025c389713~mv2EMOJIS PERSONALIZADOS DE BOLT: PERSONALIZAÇÃO AO MÁXIMO

3. INVISTA EM SI MESMO
Bolt mantém um staff para cuidar de sua alimentação, saúde, treinos, etc. Investe pesado em suas necessidades para obter os ótimos resultados profissionais. Nada acontece por acaso.

Agora pense. O que você tem feito para atingir seus objetivos? Tem gasto tempo para realizar seu sonho profissional?

Lição número 3: deixe de lado coisas que não te levam à satisfação pessoal e profissional.

4. SEJA AUTÊNTICO
Bolt, mesmo acumulando recorde e vitórias, seria apenas um vencedor não fosse a figura autêntica que é. Admite que ama fast food, reclama dos treinos pesados, e muitas vezes não participa de eventos por conta da concentração rígida para as competições. Enquanto a maioria dos atletas se concentram para mais uma prova, Bolt faz graça para as câmeras, bate no peito, faz o tradicional gesto do raio, sorri, se abaixa e dispara ao ouvir o tiro da largada.

Lição número 4: seja você mesmo, independentemente do grau de dificuldade do trabalho que esteja fazendo. Você é uma marca e o que lhe diferencia da concorrência. Todos nós temos um talento e podemos fazer dele o nosso sucesso. Pense nisso.

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Luciane Bemfica

Luciane Bemfica

Luciane Bemfica é jornalista no mundo corporativo que foi escolhida pela profissão. Em 2015 decidiu fazer MBA em Negócios Digitais para arejar as ideias. Foi aí que descobriu sua paixão pelo branding pessoal. Fez cursos e criou um site para ensinar que o nome e a imagem são o patrimônio mais valioso de qualquer profissional - estagiário, tia do café, chefe, dono de empresa ou do seu próprio nariz. É a número três de quatro irmãs, e a dinda da Vic e da Manu.

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