Quem foi o gênio que inventou as férias e deixou este legado?

Descanso da rotina… Aqueles dias em que a gente pode colocar coisas em ordem em casa, sair por uns dias, tomar sol ou curtir o frio das montanhas, rever amigos, ficar com a família, ou até mesmo ficar sozinho. Quem sabe reavaliar a vida, repensar os planos. Ter tempo para pensar… Isso expressa o significado de férias. Agora, quem teve essa ideia de gênio de inventar as férias? Quem se deu conta de que era mais que necessário esse descanso para nós simples mortais?

QuestionsQUEM?

A palavra férias vem do Latim feria ou feriae, dia de descanso para os Romanos. Feriado também tem a mesma origem, e ambos estavam ligados a questões religiosas. Lá no século 3 d.C., os dias da semana passaram a ser chamados quase como são hoje, de domingo a sábado, e então domingo passou a ser o dia de descanso – dia do Senhor. As “ferias”, de segunda a sexta, viraram os dias normais de trabalho.

Há outra palavra do Latim que também deu origem ao conceito de férias para outras línguas: vacationem (lazer ou folga do trabalho), que deriva de vacare (vazio, livre). Daqui saíram vacation (inglês), vacaciones (espanhol), vacances (francês).

Sentimento, sonho, utopia? Afinal, o que é felicidade? Uma língua, será?

A relação entre férias e trabalho foi evoluindo na sociedade e diferentes regulamentações se criaram para organizar a vida. No Brasil, o direito a férias foi estabelecido no século 20, 30 dias após 12 meses de trabalho.

Acho que vou dedicar aquela foto clássica, dos meus pés na rede, ou as minhas pernas de salsicha, para vocês, Romanos 😉

pesA HUMANIDADE AGRADECE

Compartilhar
Priscilla Guimarães

Priscilla Guimarães

É analista cultural. Gosta de estudar os porquês da vida, o sentido das coisas. Se dedica a entender as formas de expressão e os significados da cultura. Hoje é sócia diretora na City - consultoria de pesquisa em comportamento humano que tem o propósito de trazer novas perspectivas sobre a sociedade para dentro das empresas. Também coordena a Clínica do Subterrâneo, workshops filosóficos organizados pela City, com o objetivo de trazer conhecimento das ciências humanas para as práticas empresariais. Ainda é sócia diretora na Comunidade Criativa, plataforma de co criação de produtos e serviços que une consumidores e marcas. É graduada em jornalismo e mestra em comunicação social. Já trabalhou com produção de TV, redação jornalística e publicitária, planejamento de comunicação e marketing. Foi professora de graduação e pós graduação. Morou em Paris. Faz psicanálise há 13 anos. Faz ballet e treinamento funcional. Pra relaxar, viaja, faz amigos e mergulho amador.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram has returned invalid data.