Quente ou gelado, o chá de hibisco tem ação diurética e é santa bebida para o dia a dia

Quem diria que tantos benefícios podem ser alcançados através de uma florzinha? Este é o Hibisco (Hibiscus sabdariffa), que, com seu chá rico em flavonoides e ácidos orgânicos, melhora muito a saúde. Os cientistas começaram a estudar os bioativos da planta a partir das descobertas sobre os efeitos ruins que os radicais livres ocasionam ao nosso organismo. Como o Hibisco é rico em antioxidantes, ele combate esses problemas. Além disso, controla a pressão sanguínea e ajuda a emagrecer.

Os nutrientes do Hibisco ajudam na ação diurética, impedindo a retenção de líquido e excesso de gordura, principalmente na barriga e região dos quadris. Isso acontece porque a adipogênese é reduzida pelo chá. Significa que é interrompido o processo em que ocorre a maturação das células pré adipócitas para a conversão em adipócitos maduros.

cha-de-hibiscoHIBISCO AJUDA NA SAÚDE DO CORAÇÃO
Estudo feito pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em 2011, aponta que os flavonoides da bebida protegem o coração e fazem a vasodilatação, ajudando a aumentar o HDL e a diminuir o LDL c, triglicerídios e pressão arterial.

Para fazer o chazinho, a gente usa o cálice da flor. A bebida é rica em vitamina B2, B1, A e C. Além disso, contém polissacarídeos e é abundante em cálcio, magnésio, niacina, riboflavina, ferro, ácidos tartárico, succínico, málico, oxálico, cítrico, além de quantidade significativa de fibras alimentares. Essa riqueza de nutrientes promove uma verdadeira revolução, que vai desde a beleza da pele, combate a doenças cardiovasculares até o fortalecimento do sistema imunológico.

cha-de-hibisco-da-jamaicaAUXÍLIO CONTRA O CÂNCER
A inclusão de alimentos ricos em fitoquímicos é imprescindível para o sucesso do tratamento contra o câncer. Um recente estudo realizado em cultura de células cancerosas indicou que o tratamento com extrato de Hibiscus sabdariffa foi efetivo em reduzir o crescimento das células estudadas.

O estudo foi conduzido em modelo celular, mas mesmo assim os autores sugerem o uso de Hibiscus sabdariffa para o tratamento e prevenção do câncer, já que suas características antioxidantes são bem estabelecidas. A inclusão de infusão de Hibiscus sabdariffa é uma forma prática e fácil para aumentar o aporte de fitoquímicos na alimentação, podendo contribuir com a redução do risco de diversas doenças que afetam a qualidade de vida.

Como eu escrevi no início desta coluna, são muitos benefícios para uma simples florzinha. Que bom que a natureza nos proporciona estes presentes! Então, vamos aprender a fazer o chá?

hibiscus-vermelhoCHÁ DE HIBISCO PARA BEBER AO LONGO DO DIA
Ferva 500 ml de água. Desligue o fogo e adicione 2 colheres (sopa) de chá de flor de hibiscos. Abafe por cerca de 5 minutos e coe. Coloque em uma garrafa térmica ou jarra e beba todo o líquido ao longo do dia, quente ou gelado.

Compartilhar
Carina Borges

Carina Borges

Nutricionista e Fisioterapeuta Dermatofuncional formada pelo Centro Universitário Metodista (IPA/RS), Carina Borges proporciona, a união entre a prevenção da saúde através da qualidade na alimentação e o bem-estar por meio da base científica de tratamentos eficazes para o corpo e a pele. O objetivo principal de seu trabalho é restaurar a saúde funcional e qualidade de vida das pessoas, para, então, seguir a busca incessante pela longevidade por meio da nutrição preventiva. Tudo por uma vida recheada de sabor e autoestima.

2 Comentários
  1. Gurias, tenho dúvidas quanto a tomar o chá de hibisco pois li no Dr Google que ele seria prejudicial a quem está em idade fértil. Isso confere?

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • “O grande segredo para a plenitude é muito simples: compartilhar”, já dizia Sócrates. Com imenso prazer, anuncio que criei a Nécessaire Compartilhada da Mari. Todos os produtos de cabelo da @youhairstore testados por mim deixam o box do meu banheiro para estar disponíveis na loja para vocês testarem também. Oba! É grátis - e mais do que isso: é de coração. Conto detalhes no blog e no Stories! #compartilhar #amizade #youhairstore
  • Gorducha aderiu à moda da piranha 🐶♥️ Olha isso, @youhairstore! 🤣
  • As redes sociais hoje: DR até com a balança 🤣🤣🤣
  • O trio trabalhador deste feriado em que contamos para a @reginalimaoficial no Band Mulher nossas aventuras pelo Uruguai 🇺🇾♥️🐶 #porai #bandrs #bandemmovimento #turismoquatropatas #uruguay #uruguaynatural
  • Meu #tbt lembra minha primeira carteira de jornalista. Em uma época em que o jornalismo era imparcial, ouvia os dois lados e reportava a realidade dos fatos. Esta escola se perdeu, mas eu acredito que ela pode seguir viva entre aqueles que, como eu, fizeram o juramento pela verdade. Março de 1993
  • Três anos de adoção. Feliz Aniversário, minha Gorducha querida. Obrigada por este amor e este olhar ♥️🐶♥️ #18desetembro #adotaretudodebom