Suco de uva, uma santa bebida cheia de benefícios e cada vez mais consumida

Que o suco de uva, sem adição de água ou açúcar, é considerado um alimento saudável, ninguém duvida. Pesquisas apontam que a bebida traz benefícios que contribuem para a saúde de crianças, adultos e idosos. Mas não pense que dá para ir tomando suco o dia inteiro. O ideal, segundo especialistas, é consumir de 300ml a 500ml de suco de uva ao dia para um adulto que pesa 70 kg. Para crianças, a sugestão é de 200ml ao dia. Com essa quantidade, é possível suprir em 100% a necessidade diária de ferro, manganês, cobre e zinco. Esses minerais também contribuem para a prevenção da anemia.

Uma mudança de comportamento do consumidor, estimulado pela divulgação de pesquisas científicas a buscar alimentação saudável, e um reposicionamento da cadeia produtiva em relação à rentabilidade da vitivinicultura são os principais motivos para o crescimento de mais de 100% na fabricação de suco de uva integral no Brasil nos últimos cinco anos.

A pergunta que não quer calar: o suco de uva ao qual me refiro deve ser branco ou tinto? O suco de uva tinto é considerado mais eficiente que o branco. Isso porque a concentração de antioxidantes é maior. O fato ocorre devido ao seu processo de elaboração – e não a uva – que faz com que ele fique mais tempo em contato com a casca, a grande detentora do famoso Resveratrol. Já o suco da uva branca incorpora menos essa substância.

suco 046CONSUMO QUE CRESCE
Nos últimos 10 anos, a comercialização da bebida saltou de 15,8 milhões de litros, em 2005, para 90,2 milhões de litros em 2014, um crescimento de 570%. Nos últimos cinco anos, o crescimento do suco de uva integral foi de 100%

Pesquisas que apresentam os benefícios do suco de uva referem-se à ingestão de suco de uva 100% e não aos néctares. Por isso, saiba diferenciar cada um (os dados são do Ibravin):

Suco 100% integral
100% uva, sem adição de água e açúcar na sua concentração natural.
Suco 100%
100% uva, sem adição de corantes ou aromatizantes, reconstituído com adição de água.
Refresco
30% de fruta, diluído em água, adoçado, colorido e aromatizado artificialmente.
Néctar
A partir de 40% de uva, diluído em água e adoçado.
Em pó
Pode não conter uva em sua composição.

MARI KALIL: Do que uma porção de 100 gramas de abacate por dia é capaz

Beber suco de uva é fácil. Difícil é escolher entre as diversas marcas que são oferecidas nos supermercados. Organizei algumas dicas. Esses sucos foram bem classificados em degustação organizada pela revista Bon Vivant. Se você não encontrar no supermercado, entre no site das vinícolas, muitas delas já possuem loja online.

Saúde!

SALTON-SUCO-DE-UVA_01suco monte pascoalsuco Galiotto tintosuco alto montesuco casa de bento

Compartilhar
Andréia Debon

Andréia Debon

Jornalista e sommelier internacional, Andréia Debon é editora da revista Bon Vivant, publicação sobre vinhos e outras bebidas, turismo, gastronomia e tudo o que envolve os prazeres em torno da mesa. Participa de degustações e concursos de vinhos no Brasil e no exterior. À frente da publicação, viaja para países produtores de vinhos para conhecer novos produtos e investimentos em enoturismo.

1 Comentário
  1. Suprir as necessidades de ferro com suco de uva? Sério? Como jornalista, poderia no mínimo ter consultado a nutri também colaboradora do site, antes de publicar informações como as que constam nesse post.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Daí a dona Maria, responsável pela limpeza da Secretaria de Turismo de Porto Alegre, viu no Band Mulher que a Mariana falava sobre a Nova Orla do Guaíba e do desejo de andar no ônibus de turismo. Daí a dona Maria chamou o diretor da secretaria, Roberto Snel, pra ver aquela menina falando maravilhas da cidade na TV. Daí o Roberto Snel e sua equipe chamaram a Mariana para mostrar as mil e uma iniciativas de turismo em Porto Alegre. Daí a Mariana ficou encantada e prontamente aceitou ser a embaixadora informal do turismo da nossa cidade. A seguir cenas de incríveis próximos capítulos! #visitportoalegre ♥️
  • Ninguém pode se queixar da falta de um amigo podendo ter um cão ♥️🐶♥️ #20dejulho #diadoamigo
  • De uma viagem a trabalho para o Oriente Médio, nasceu um livro. Deste livro, uma carreira de escritora. Desta carreira, o desejo de empreender. Deste empreendedorismo, um blog que agora virou coluna no Band Mulher e na BandNews FM. E muito ainda está por vir. O #tbt de hoje é pra relembrar com carinho o início de tudo ♥️ Deserto do Sinai, Egito. Outubro/2010. #peregrinadearaque #livro #porai #bandrs
  • Quando um bolinho de bacalhau é um bolinho de bacalhau ♥️ #pampulhinha
  • Vamos dar uma dormidinha e já voltamos 😴🐶♥️ #domingonoparque
  • Quando a gente trabalha com o que ama! ♥️ Imagens: @carloseduardosperotto #porai #bandmulherrs