A transformação pessoal também pode começar de fora pra dentro

Imagine acordar todas as manhãs preenchida por uma alegre expectativa do seu dia. A cena parece perfeita. Você se olha no espelho e se sente tranquila, satisfeita e feliz. Neste momento, observa mais do que o simples reflexo do seu rosto, vê refletida também a sua vida. Avalia naqueles breves instantes tudo o que conseguiu criar: seu espaço, seu tempo, seu estilo, seus relacionamentos, seu trabalho.

Não seria maravilhoso se todas nós pudéssemos acordar com essa sensação?! Mas, cá entre nós, sabemos que a maioria não acorda envolvida diariamente por esse sentimento. Pelo contrário. Muitas vezes a sensação que temos quando nos olhamos no espelho depois de sair da cama é de frustração, cobrança, cansaço, ansiedade. Desânimo mesmo.

Mas vamos voltar à cena perfeita, aquela da pessoa positiva, feliz, tranquila e que tem a possibilidade de acordar alegre com a expectativa do seu dia. O que nos perguntamos é: quem é essa pessoa que tem uma vida brilhante, calma e organizada? Por que essa criatura não é você ou eu? A resposta é mais simples do que imaginamos. Essa pessoa, na verdade, representa o potencial que existe em cada um de nós, a capacidade que temos de buscar e alcançar o sucesso, de atingir nossos sonhos e de crescer em direção ao que podemos apresentar de melhor.

Se você é uma ávida leitora de livros de autoajuda, as chances de já ter lido alguma afirmação de que nossos pensamentos determinam o que podemos ser e conquistar é grande. Nestas obras, o poder do pensamento é um tema recorrente. Mas o que gostaria de chamar a atenção em nossa conversa é que não existe uma regra determinando que as mudanças devam sempre começar de dentro para fora. Pelo contrário, a experiência me ensinou que a transformação pessoal pode perfeitamente começar de fora para dentro.

Em 2010 descobri que estava com hipertiroidismo. Fiquei bem magrinha, comia de tudo e não engordava, estava feliz da vida com “o milagre” que aquele problema de saúde estava causando. Só que o tal milagre era falso e paguei um preço alto para curar o problema. Para tratar o hipertiroidismo, que emagrece, é preciso transformar em hipotireoidismo, que engorda. Tratei, curei , mas fiquei gordinha. E a sensação que tive ao não entrar nas roupas que antes estavam caindo lindamente no meu corpo me deixou muito pra baixo. Eu me olhava no espelho e enxergava uma mulher que não estava feliz. Foi nesta época que a Consultoria de Imagem entrou na minha vida através de uma amiga que trabalhava neste segmento.

RACHEL3A TRANSFORMAÇÃO PODE COMEÇAR DE FORA PARA DENTRO COMO UMA ESPIRAL

Estimulada por ela, fiz o curso e me formei. Mesmo assim ainda me sentia um pouco insegura e acabei a contratando para me ajudar num primeiro momento em que me preparava para as mudanças que se apresentariam. Começamos por uma “limpeza” no meu guarda-roupa, seguida pela descoberta das minhas cores pessoais, da nova forma de combinar as peças e vestir o que realmente me favorecia. Esta pequena, mas preciosa descoberta me trouxe uma alegria imensa. Foi uma tarde de renascimento. Como em um passe de mágica o problema foi resolvido imediatamente. Comecei a me olhar no espelho e a redescobrir a Rachel que estava adormecida.

+RACHEL JORDAN: Como causar uma ótima primeira impressão

O que estou querendo dizer para vocês é que um novo emprego, um novo relacionamento, um novo olhar ou uma outra oportunidade externa pode servir para gerar o impulso e emoção necessária para estimular a transformação que tanto sonhamos e que precisamos fazer. O processo de cultivar o melhor de si não é necessariamente uma linha reta de dentro para fora. Pelo contrário, é uma espiral ascendente, com um começo que não tem fim. Cada volta da espiral traz descobertas que lhe ensinam e influenciam a maneira de pensar, mudar as escolhas que você faz, alterar as suas paixões, mudar o seu compromisso com certas relações, melhorar a sua aparência, ter impacto na sua saúde geral e muito mais.

espelhoA MUDANÇA PODE COMEÇAR PELA MANEIRA COMO VOCÊ SE OLHA E SE VÊ

E por onde começar esse processo que resulta numa sensação de bem-estar e de alegria? Com a sua imagem. Pela maneira como se olha no espelho e pelo que vê. Nós, às vezes, ficamos em dúvida sobre a noção de imagem. Parece uma palavra externa, superficial. Porém a imagem é uma força energética com conexões internas e externas. Por dentro é a sua visão de si mesmo, suas paixões, suas aspirações. Por fora, é a sua aparência, as relações que você nutre, a qualidade de sua comunicação, a sua saúde, a casa que você criou, a sua carreira.

+RACHEL JORDAN: As maravilhas de vestir amarelo, a cor do sol e do entendimento

Claramente, a imagem é multidimensional. Ela é a mais pura tradução do que somos e do que fazemos. E tenha certeza, a imagem é importante em todos os passos de nossa vida. Não se esqueça que a sua imagem interna, ou seja, a sua autoestima, é uma companheira vital e uma poderosa aliada nesta jornada de transformação. Quando realmente apreciar a força desta imagem, você se torna responsável por seu conteúdo e sua qualidade.

Ao se conscientizar que existem muitos pontos de partida e caminhos a tomar de fora para dentro, você verá as muitas opções de como, quando e por onde começar o processo. Considere como exemplo um espaço de uma hora. Neste tempo você pode: fazer um novo corte de cabelo, comprar aquele par de sapatos que você queria tanto, experimentar uma alimentação saudável, fazer uma caminhada revigorante, entrar em contato com uma antiga amiga de colégio ou até mesmo fazer uma limpeza naquela gaveta bagunçada que você vive adiando. Atos simples como estes geram novos pensamentos e ideias, aumentam sua confiança e ajudam a vislumbrar novas possibilidades.

Você sabe que tudo – escolhas, atitudes, relacionamentos e até mesmo seu ambiente físico – é uma expressão externa da imagem que você vê no espelho de sua mente. Aliás, como você se enxerga? Parece loucura, né?! Mas pior que não. É para pensar, mas achar que é loucura… Ah, isso não é mesmo!

Compartilhar
Rachel Jordan

Rachel Jordan

Consultora de Imagem, Rachel Jordan é especializada em Comportamento, Moda, Etiqueta Social e Corporativa, Dress Code e formada em Protocolos Internacionais pela renomada The Protocol School of Washington. Referência em seu segmento, a consultora é palestrante e instrutora. Executa um trabalho estratégico e personalizado para empresas e pessoas que desejem melhorar sua imagem pessoal e profissional com o objetivo de se reposicionar na carreira ou se colocar de forma mais adequada nas diferentes situações do cotidiano. O olhar diferenciado, observador, sensível e profissional de Rachel Jordan é potencializado também por sua formação como artista plástica. Membro da Association of Image Consultants Internacional (AICI), tem especializações em História da Moda, Consultoria de Imagem, Produção de Moda, Comportamento, Etiqueta Social e Corporativa, Análise Cromática. Rachel Jordan estreia este mês (janeiro 2016) como colunista de moda, etiqueta e comportamento do site Mariana Kalil (marianakalil.com.br).

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram did not return a 200.