Você já parou para pensar no desenvolvimento das suas habilidades extras?

Acredito que em muito pouco tempo profissionais de praticamente todas as áreas precisarão agregar, além de conhecimento técnico, ferramentas de comportamento pessoal para se adequarem a uma nova realidade no mercado de trabalho. No Brasil, poucos percebem esta necessidade. Na Europa, as chamadas soft skills são essenciais para profissionais acelerarem seu desempenho nas empresas e em seus próprios projetos ou empreendimentos.

Estou falando de saber comportar-se estrategicamente em rodas de negociação, reuniões de trabalho e eventos, em fazer network dirigido, como agir em uma entrevista para veículos de comunicação, como utilizar técnicas de inteligência emocional na rotina profissional, como melhorar a imagem pessoal de acordo com o tipo físico e personalidade, como posicionar a marca pessoal de acordo com os seus objetivos.

Portrait happy young woman thinking dreaming has many ideas looking up isolated grey wall background. Positive human face expression emotion feeling life perception. Decision making process concept.O PODER DE HABILIDADES EXTRAS: QUEM TIVER, VAI SE DESTACAR

Alguns poderão pensar que tudo isso é exagero, outros que basta saber desempenhar muito bem a própria atividade. No mercado da comunicação, por exemplo, onde trabalhei mais de 20 anos, a tecnologia provoca mudanças estruturais nas empresas e no perfil dos profissionais da área. Jornalistas que não têm múltiplas habilidades e apenas a graduação serão extintos.

O poder das habilidades extras nunca foi tão grande, Isso porque quem é mais visível, quem consegue controlar a própria imagem da maneira como quer ser percebido sai na frente da concorrência, vende mais, é promovido e atinge seus objetivos de maneira mais eficaz.

+LU BEMFICA: De jornalista a consultora, como fiz minha mudança de carreira

Menosprezar as soft skills é diminuir o poder de fogo de um canhão que está à disposição de qualquer pessoa. Você sabe o lugar que ocupa no seu mercado de oportunidades? Te proponho um exercício simples:

1. Identifique seus concorrentes.
2. Observe com atenção suas habilidades técnicas e os pontos fortes.
3. Veja como eles se movimentam nas redes sociais, em eventos, como praticam network.

Agora olhe para dentro e identifique os seus pontos fortes e o que lhe falta. Valorize o que você tem de melhor e trabalhe para desenvolver o que precisa. Quanto mais habilidades nas mais diversas áreas você aprender e aplicar, mais versátil e competitivo será. E lembre-se: se você é um a mais, será um a menos em muito pouco tempo.

Compartilhar
Luciane Bemfica

Luciane Bemfica

Luciane Bemfica é jornalista no mundo corporativo que foi escolhida pela profissão. Em 2015 decidiu fazer MBA em Negócios Digitais para arejar as ideias. Foi aí que descobriu sua paixão pelo branding pessoal. Fez cursos e criou um site para ensinar que o nome e a imagem são o patrimônio mais valioso de qualquer profissional - estagiário, tia do café, chefe, dono de empresa ou do seu próprio nariz. É a número três de quatro irmãs, e a dinda da Vic e da Manu.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram has returned invalid data.