Vamos participar de um estudo para entender eles melhor? Vamos!!

Se você é dona de cão, ou conhece alguém que tenha um ou mais em casa, vale ler essa notícia e participar. Todas sabemos que cada pet tem sua personalidade e seu modo de agir com os donos, visitas e desconhecidos. Alguns são mais dóceis e aceitam carinho até mesmo de estranhos; outros, costumam ser mais territorialistas e desconfiados com a presença de quem não conhecem.

mari e bento e oliviaDOIS EXEMPLOS NUMA FOTO COM A MARI
Aqui temos um cão territorialista (Bento) e uma cachorrinha dócil (Olivia)

Existem aqueles que são, por natureza, ansiosos. Também os extremamente sociáveis. Com o intuito entender mais sobre o comportamento dos cães, a pesquisadora Sofia Bethlem, mestranda da Universidade de Brasília (UnB), está promovendo uma pesquisa com o objetivo de validar para contexto o brasileiro um método desenvolvido nos Estados Unidos.

: MARI KALIL: Aguarde, Mariana! Bento começa a ensinar sua cartilha para a Mana!

– Pessoas tiram conclusões sobre o comportamento dos cães com base em experiências prévias que elas têm. Assim, delegam características a determinados grupos de cachorros que podem não refletir a realidade daquela população. Neste sentido, é importante que se faça uma pesquisa científica para analisar um grande número de cães com a finalidade de encontrar padrões de comportamentos. Na ciência, não basta apenas sabermos algo, temos que transformar em números, analisar os resultados e a partir daí tirar conclusões. Este processo visa garantir fidelidade ao que realmente acontece na população – diz Sofia.

mari e manaOUTRO EXEMPLO COM A MARI
Mana, a lhasa que abana o rabo mais feliz de que se tem notícia!

Sofia resolveu promover a pesquisa pelo Instituto de Psicologia da UnB, que tem como objetivo coletar dados comportamentais do maior número possível de cães em todo o território nacional. O estudo é feito com base em um questionário desenvolvido e validado nos Estados Unidos em 2003 pelos pesquisadores Yuying Hsu e James Serpell – o Canine Behavioral Assessment & Research Questionnaire (C-BARQ).

: Como promover a integração do novo cachorro com o antigo dono do lar

Esse método já foi traduzido e validado para outros países como o Japão em 2011 e Irã em 2015. No Brasil, a pesquisadora inova ao tentar compreender a grande diversidade de cães presente no país. Porém, esta tarefa não é fácil.

– Obter respostas dos estados do Norte e Nordeste do Brasil tem sido um grande desafio – conta Sofia.

Mari e caesTODA A GALERA REUNIDA!!!

A partir da validação da pesquisa no Brasil, será possível estudar as relações entre o comportamento canino e as características individuais e ambientais em que o cão vive, para assim compreendermos melhor os nossos melhores amigos. É por isso que a pesquisadora convida todos os donos de cães para responder ao questionário pelo link www.surveymonkey.com/r/cbarq-brasil. Para mais informações, Sofia deixou seu email particular: sofiabethlem@gmail.com.

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • “Aqui, no entanto, nós não olhamos para trás por muito tempo. Nós continuamos seguindo em frente, abrindo novas portas e fazendo coisas novas. Porque somos curiosos - e a curiosidade continua nos conduzindo por novos caminhos. Siga em frente”. (Walt Disney)
  • Quem me conhece de toda uma vida sabe que palavrão é algo que não sai da minha boca de lady. Mas, né? Vamos combinar! 😂😂😂 #humor #bepositive
  • Baba, mami e meu bolinho de aniversário de 1 ano. Sempre com a certeza de ainda muitos e muitos outros de vida. ✨ Londres, 19/12/1973. #tbt❤️
  • Meu pai, meu norte, minha serenidade, minha calmaria, meu aconchego, meu alicerce, minha certeza, minha paz, minha alma. Meu baba, minha estrutura, minha vida. ❤️
  • À sombra dos Trompetes dos Anjos. #angelstrumpet #gettygarden #gettymuseum
  • Sob a luz do entardecer no Píer de Santa Monica, a confiança de que está tudo em seu devido lugar. ✨ #sunshine #vibration #california #bepositive