Vem cá… Por que será mesmo que bebemos champanhe?

Foi com muito gosto que recebi o lindo convite da Mariana Kalil e da Maíra Franz para me juntar ao novo projeto da dupla. No dia do convite, eu e Maíra brindávamos a nossa amizade com espumante. E, pensando no que fazíamos naquele dia – celebração –, e em como começar um texto para este projeto tão legal, me atrevi a inaugurar minha participação justamente com champagne: a bebida das celebrações.

Jogo+com+6+taças+para+champanheVAMOS FAZER UM BRINDE?

O ritual de celebração com champagne é um clássico. E já faz algum tempo que o champagne deixou de circular apenas em festas tradicionais para ocupar “janelas” em nosso cotidiano. A bebida é boa, leve, límpida e elegante. Mas porque mesmo bebemos champagne para celebrar?

PinkQuestionmark-230x300ALGUÉM SABE?

Champagne vem de uma região ao norte da França que leva o mesmo nome da bebida. Desde que se começou a elaborar vinhos na região, lá pelo século 4 , se reconhece a alta qualidade do produto. As “bolinhas” características da bebida, no entanto, surgiram só no século 18. Não tenho fontes confiáveis, mas ouvi falar que o “inventor” que chegou ao resultado espumante pela primeira vez, disse: estou bebendo estrelas! Uau!!

As-estrelas-sao-coloridas-Por-que-Parte-2JÁ IMAGINOU?

A capital de Champagne é Reims, cidade palco da história que deu à bebida local a sua mais nobre fama. Entre os anos 898 e 1825 quase todos os reis da França foram coroados na cidade. E nas coroações era servido champagne, generosamente. Dá pra imaginar os comentários after party daqueles que tiveram a honra de participar dessas festas. Eram experiências, exclusivas, que levaram a bebida a ficar conhecida como o vinho dos reis e rainhas. Para uma celebração de reis, uma bebida célebre. E assim o champagne marcava uma vida extra ordinária e privilegiada para a época.

9818372_origBEBIDA DE NOBRES

Tempos depois, o champagne hoje ainda representa nosso desejo de acessar algo fora do comum, de romper com a rotina, de encontrar o lado célebre das nossas vidas. Não temos mais reis (no Brasil) para coroar. Temos, no entanto, nossos micro rituais de celebração, que nos ajudam organizar e dar sentido a nossas motivações, valores e escolhas.

O motivo de hoje é simples, e genuíno: a alegria de poder realizar nossos sonhos e compartilhá-los. Champagne de boas vindas para todos nós. E muitas boas histórias para a gente viver, celebrar e contar por aí!

celebration toast with champagneTIM TIM!!!

Compartilhar
Priscilla Guimarães

Priscilla Guimarães

É analista cultural. Gosta de estudar os porquês da vida, o sentido das coisas. Se dedica a entender as formas de expressão e os significados da cultura. Hoje é sócia diretora na City - consultoria de pesquisa em comportamento humano que tem o propósito de trazer novas perspectivas sobre a sociedade para dentro das empresas. Também coordena a Clínica do Subterrâneo, workshops filosóficos organizados pela City, com o objetivo de trazer conhecimento das ciências humanas para as práticas empresariais. Ainda é sócia diretora na Comunidade Criativa, plataforma de co criação de produtos e serviços que une consumidores e marcas. É graduada em jornalismo e mestra em comunicação social. Já trabalhou com produção de TV, redação jornalística e publicitária, planejamento de comunicação e marketing. Foi professora de graduação e pós graduação. Morou em Paris. Faz psicanálise há 13 anos. Faz ballet e treinamento funcional. Pra relaxar, viaja, faz amigos e mergulho amador.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram has returned invalid data.