Vender produto e serviço todo mundo quer, mas e o bom atendimento ao cliente?

O mundo está cheio de gente e de empresas que não sabem atender bem os seus clientes. Desde enviar uma mensagem (promoção) via WhatsApp que o cliente não autorizou, ligações pro celular em pleno horário de trabalho (quando a gente não pode atender) ou o contrário, quando o cliente pede informações pelas redes sociais (que viraram o SAC) e ninguém responde ou demora dias para enviar uma mísera resposta.

Quem tá na chuva é pra se molhar, minha gente. Vender produto e serviço todo mundo quer, já atender com excelência são outros 500. Vou dar um breve exemplo de bom atendimento, que aconteceu comigo recentemente. Resolvi me aventurar até a loja do Sam’s Club, em Porto Alegre. Antes de sair de casa, procurei no Google. Fiz um cadastro online e enquanto esperava a confirmação via email, recebi uma ligação. Era a moça do Sams querendo confirmar as informações. Não levou cinco minutos e eu tinha um cartão à minha espera no balcão da loja. Ainda pude escolher um brinde de boas-vindas.

Chegando na loja, meu cartão (R$ 70 por ano) estava lá. Zanzando com o carrinho pelos corredores, fui abordada três vezes pelos funcionários perguntando se precisava de alguma ajuda, se queria alguma informação, e uma delas se prontificou a pesar a fruta sem eu pedir! Na saída, um funcionário estava pronto pra recolher o carrinho que eu iria levar onde peguei.

Isso é bom atendimento. Me surpreendeu positivamente porque não estamos acostumados a sermos bem atendidos. E é tão fácil encantar o cliente com atitudes.

Agora prestem atenção ao relato que eu fiz. Não foi o Sam’s Club fazendo marketing dele mesmo. Sou eu, uma cliente, falando bem da empresa: isso é branding. Bom branding. Quando oferecemos um bom serviço de venda, de pós-venda, quando damos atenção ao cliente, seja ele novo ou antigo, garantimos a preferência e concorremos ao patamar de “love brands”.

samsSAM’S CLUB: EXCELÊNCIA EM ATENDER BEM O CLIENTE

Há algum tempo guardei um texto da Ale Garattoni, com quem fiz meu primeiro curso de branding, sobre os 10 mandamentos do bom posicionamento:

1. Não deixarás as pessoas sem resposta em redes sociais, mensagens ou emails.

2. Não dificultarás para quem deseja comprar o seu produto – postura inacessível, falta de atendimento, pouco caso com a necessidade do cliente e aquele datado “se fazer de difícil” estão entre as ações proibidas na hora da venda!

3. Não baterás boca nem serás grosseiro com cliente – seja ao vivo, seja em redes sociais. Ok, nem sempre o cliente tem razão, mas contar até dez é (sempre) preciso.

4. Não tratarás seus preços como o 4º “segredo de Fátima”, ocultando-o ou tratando como algo que só se revela depois de seis meses de relacionamento!

5. Não entregarás um produto em condições inadequadas (como sacola rasgada ou usada, por exemplo). A marca é comunicada nos detalhes e a atenção estética é parte – importante – do processo.

6. Não farás diferença de tratamento entre famosos e pessoas comuns (de que adianta ter o cliente famoso que influenciará outras pessoas se estas, ao chegarem lá, serão mal atendidas?). Qualquer consumidor é VIP e deve ser tratado como tal, repita esta frase diariamente.

7. Não faltarás com o que foi acordado – o que inclui respeito ao horário e/ou prazo de entrega, por exemplo.

8. Não dispensarás a importância de uma “casa virtual”, que sirva de vitrine para sua marca – blog e/ou site institucional.

9. Não usarás nenhum tipo de spam para suas comunicações fixas – uma promoção via WhatsApp só pode ser enviada se o cliente aceitou ter seu número incluído nesta lista de envios.

10. Não ignorarás o poder do cobranding – parcerias com outras marcas que tenham sintonia com a sua deixam todos os envolvidos mais fortes!

Se você quiser conhecer melhor o meu trabalho de construção e posicionamento de marcas pessoais e para atendimento individual, entre em contato por email:
contato@lucianebemfica.com

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Luciane Bemfica

Luciane Bemfica

Luciane Bemfica é jornalista no mundo corporativo que foi escolhida pela profissão. Em 2015 decidiu fazer MBA em Negócios Digitais para arejar as ideias. Foi aí que descobriu sua paixão pelo branding pessoal. Fez cursos e criou um site para ensinar que o nome e a imagem são o patrimônio mais valioso de qualquer profissional - estagiário, tia do café, chefe, dono de empresa ou do seu próprio nariz. É a número três de quatro irmãs, e a dinda da Vic e da Manu.

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