Villaget é verde e tudo de bom

Fui apresentada à Villaget, já ouviu falar? É um projeto bárbaro. Trata-se de uma marca sportswear de tênis, bolsas, mochilas e acessórios, com estilo meio underground, que valoriza atitudes como a preservação do meio ambiente e o fair trade, o comércio justo. Só isso já é sensacional. Mas só melhora.

***

Os produtos são feitos com materiais como lona reciclada, laminados de borracha natural e serragem com resíduos de couro e desenvolvidos por jovens entre 17 e 25 anos da comunidade Vila Getúlio Vargas, região metropolitana de Porto Alegre, a partir de um projeto social que virou uma cooperativa e que vem conquistando admiradores Brasil afora.

***

O trabalho voluntário é liderado pelo designer e empreendedor social Mário Pereira, 39 anos, e a cooperativa está localizada a 45 quilômetros de Porto Alegre. Teve início há 10 anos, quando foi criado o Instituto Villaget para a formação de líderes empreendedores. A iniciativa deu tão certo que ganhou o mercado nacional de tênis, bolsas e acessórios.

***

Além do Instituto, criou-se uma cooperativa e o ateliê que funciona dentro da Vila e já comercializa itens mensalmente na loja própria e em outras lojas. “Formamos mais de 60 jovens, todos líderes e com uma visão empreendedora”, conta Pereira. Autogestão, cidadania, cooperação, solidariedade e respeito à natureza são alguns do valores principais da produção da Villaget. “O comércio justo já uma realidade no mundo inteiro e nós queremos solidificá-lo no Brasil, com um design jovem”, observa Pereira. “Queremos crescer cerca de 40% esse ano, buscando o desenvolvimento social das comunidades.


Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

Sem comentários ainda.
  1. Acompanho o Villaget desde o inicio. É uma proposta inovadora e que cresce a cada ano. Muito já foi feito e tenho certeza que muito mais vem por ai. Parabens Villaget.org, parabens CLIC RBS

  2. Acompanho o Villaget desde o inicio. É uma proposta inovadora e que cresce a cada ano. Muito já foi feito e tenho certeza que muito mais vem por ai. Parabens Villaget.org, parabens CLIC RBS

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram did not return a 200.