Zara inicia testes com tablets nos provadores. Será que a moda pega?

Gigante da moda feminina, a Inditex, empresa que detém a Zara (cujo dono, o espanhol Amancio Ortega acaba de passar Bill Gates e tornar-se o homem mais rico do mundo), começou a testar em sua loja em San Sebastián, na Espanha, uma ideia revolucionária até então: instalou tablets nos provadores para que as clientes possam trocar o tamanho de alguma peça que não tenha ficado muito bem sem precisar sair e voltar para a cabine. A facilidade oferecida pela tecnologia não se resume a trocas de números. Também dá para escolher alguma outra peça que, por algum acaso, não se tenha levado para o provador e gerado algum tipo de arrependimento (normal acontecer….)

zara-sansebastian001ZARA DE SAN SEBASTIÁN, A MAIOR E MAIS MOVIMENTADA LOJA DA REDE

A Zara escolheu a loja de San Sebastián para fazer esse teste porque trata-se de uma das maiores lojas da rede na Espanha e no mundo – e com mais movimento. A ideia é replicar para as outras lojas do país e depois para as 2055 filiais em todos os continentes.

O sistema funciona da seguinte maneira: no momento em que a cliente entra no provador, a funcionária escaneia todas as peças escolhidas por ela, cujas imagens são jogadas diretamente para o tablet situado dentro da cabine. O aparelho já se encarrega de fazer simulações de combinações das peças escolhidas com outras da loja a fim de facilitar a vida da cliente, caso ela queira ideias de looks. Por meio dele, ela também pode pedir a troca de peças e numeração, que ficará a cargo da vendedora buscar e entregar em mãos dentro da cabine.

#IntelTablets - Zara Fashion App for Android Tablet - ACER IconiTABLET NO PROVADOR: A IDEIA É FACILITAR A VIDA DA CLIENTE.
MAS E A FILA? SERÁ QUE VAI ANDAR?

Assim que a notícia foi publicada na Espanha, clientes começaram a questionar o tempo de espera nas filas dos provadores – algo típico da Zara e de grandes redes de magazines. “Se já é um pouco doloso para quem está esperando do lado de fora, imagina agora que a pessoa tem a chance de ficar lá dentro escolhendo a loja inteira a seu bel prazer?”, questionaram algumas clientes. “É uma ótima ideia, assim como seria uma ótima ideia aumentar o número de provadores”, sugeriram outras.

Será que vai funcionar?
E se funcionar, será que dará certo quando chegar por aqui?

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

1 Comentário
  1. Eu gostava da Zara até assistir o documentário “The True Cost” (está no Netflix) e repensar a minha relaçāo com as roupas e o consumo. O modelo das redes de fast-fashion é insustentável em diversos pontos da cadeia e sacrifica muito (pessoas, animais, o meio ambiente) para conseguir chegar até os cabides. Nao me sinto mais confortável colocando dinheiro no bolso do homem mais rico do mundo.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram has returned invalid data.