Zara inicia testes com tablets nos provadores. Será que a moda pega?

Gigante da moda feminina, a Inditex, empresa que detém a Zara (cujo dono, o espanhol Amancio Ortega acaba de passar Bill Gates e tornar-se o homem mais rico do mundo), começou a testar em sua loja em San Sebastián, na Espanha, uma ideia revolucionária até então: instalou tablets nos provadores para que as clientes possam trocar o tamanho de alguma peça que não tenha ficado muito bem sem precisar sair e voltar para a cabine. A facilidade oferecida pela tecnologia não se resume a trocas de números. Também dá para escolher alguma outra peça que, por algum acaso, não se tenha levado para o provador e gerado algum tipo de arrependimento (normal acontecer….)

zara-sansebastian001ZARA DE SAN SEBASTIÁN, A MAIOR E MAIS MOVIMENTADA LOJA DA REDE

A Zara escolheu a loja de San Sebastián para fazer esse teste porque trata-se de uma das maiores lojas da rede na Espanha e no mundo – e com mais movimento. A ideia é replicar para as outras lojas do país e depois para as 2055 filiais em todos os continentes.

O sistema funciona da seguinte maneira: no momento em que a cliente entra no provador, a funcionária escaneia todas as peças escolhidas por ela, cujas imagens são jogadas diretamente para o tablet situado dentro da cabine. O aparelho já se encarrega de fazer simulações de combinações das peças escolhidas com outras da loja a fim de facilitar a vida da cliente, caso ela queira ideias de looks. Por meio dele, ela também pode pedir a troca de peças e numeração, que ficará a cargo da vendedora buscar e entregar em mãos dentro da cabine.

#IntelTablets - Zara Fashion App for Android Tablet - ACER IconiTABLET NO PROVADOR: A IDEIA É FACILITAR A VIDA DA CLIENTE.
MAS E A FILA? SERÁ QUE VAI ANDAR?

Assim que a notícia foi publicada na Espanha, clientes começaram a questionar o tempo de espera nas filas dos provadores – algo típico da Zara e de grandes redes de magazines. “Se já é um pouco doloso para quem está esperando do lado de fora, imagina agora que a pessoa tem a chance de ficar lá dentro escolhendo a loja inteira a seu bel prazer?”, questionaram algumas clientes. “É uma ótima ideia, assim como seria uma ótima ideia aumentar o número de provadores”, sugeriram outras.

Será que vai funcionar?
E se funcionar, será que dará certo quando chegar por aqui?

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Mari Kalil

Mari Kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do site MK e colunista do programa Band Mulher e da rádio Band News FM. É também autora dos livros "Peregrina de Araque (2011), "Vida Peregrina (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona.

1 Comentário
  1. Eu gostava da Zara até assistir o documentário “The True Cost” (está no Netflix) e repensar a minha relaçāo com as roupas e o consumo. O modelo das redes de fast-fashion é insustentável em diversos pontos da cadeia e sacrifica muito (pessoas, animais, o meio ambiente) para conseguir chegar até os cabides. Nao me sinto mais confortável colocando dinheiro no bolso do homem mais rico do mundo.

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  • Uma irmã é mais do que uma amiga; um vínculo inquebrantável muito além do familiar; uma conexão emocional, biológica e de intimidade tão exclusiva. Aliada nas grandes e pequenas batalhas, o pilar do cotidiano. Para alguns, a metade do nosso coração. Para mim, meu coração inteiro. Minha irmã, minha cúmplice, fiel escudeira. Minha alma gêmea, minha companheira de tantas jornadas. Te amo, maninha @luciakalil #tbt #amordeirmã ♥️ Punta del Este, fevereiro de 2019.
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  • Repost @tainavidal ♥️
No Band Mulher com @reginalimaoficial de hoje falando sobre nossa Campanha do Agasalho 2019. #esquentaportoalegre #campanhadoagasalhopoa2019
🧣🧤🧦
Com a meta de arrecadar 270 mil peças de roupas, a Campanha do Agasalho 2019 inicia o período de arrecadações um mês mais cedo e vai até 15 de agosto. O objetivo é não esperar o frio chegar para distribuir as roupas a quem precisa. O prefeito Nelson Marchezan Júnior destacou que realizar uma doação é também ajudar a cumprir o papel da máquina pública de proteger quem mais precisa. “A prefeitura não tem como realizar tudo que a população precisa todos os dias e que bom que podemos contar com pessoas solidárias para isso. Todo mundo pode ‘prefeitar’ no dia a dia. As pessoas são um pouco prefeito quando descartam de maneira correta o lixo, cuidam de suas calçadas ou ajudam a população mais vulnerável. Se cada um dos habitantes não ‘prefeitarem’ em algum momento do seu dia, não teremos uma cidade boa”.
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A campanha deste ano conta com um projeto de comunicação para lembrar a cada dia a necessidade da doação dos agasalhos. A proposta é viabilizar, através de parceiros, uma “piscina gigante”, que será instalada na frente da prefeitura, e preenchê-la com bolas coloridas a cada doação para que as pessoas possam mensurar o volume de peças doadas. Também serão oferecidas recompensas para a população a cada etapa vencida. A primeira etapa, de 25 mil peças, já foi superada e o parceiro Coca-Cola/Femsa vai doar a pintura do muro de uma escola municipal Liberato Salzano. A ação será feita no dia 27 de abril. #vamosjuntos #euvistoestacausa
  • Transformação do dia para o Band Mulher ♥️ #camisadealfaiataria #calçacenoura #carrotpants #amigamari #poa.twentyfourseven #coisasdethayla