Zola Enocucina: o charmoso bistrô em POA onde a paz encontra as delícias da cozinha italiana

Quando o relógio passa das 18h, neste delicioso horário de verão, a luz amarelada do sol fica cada vez mais inclinada. É o prenúncio de mais um lindo crepúsculo, que no verão dá verdadeiros espetáculos em Porto Alegre. No rumo da Zona Sul, onde o pôr do sol é o personagem principal, um pequeno e charmoso bistrô convida a observar toda essa luminosidade em meio às árvores, com uma musiquinha gostosa, uma comida de influência italiana e, claro, uma taça de vinho (ou duas, ou três).

Este pequeno recanto é o recém inaugurado Zola Enocucina, que fica na Avenida Copacabana, no coração do bairro Tristeza. Aberto de terça a sábado para happy hour e jantar e às sextas e sábados também para o almoço, o Zola tem a cara da Zona Sul de Porto Alegre: em seu reservado e diminuto espaço cabem somente 40 pessoas, que de quase todas as mesas conseguem observar a copa das árvores, as flores do jardim e as cores do céu.

bistro9ZOLA: RECANTO CHARMOSO NA TRANQUILIDADE DA ZONA SUL DE POA

bistro6PEQUENOS DETALHES: PLANTAS E OBJETOS DECORATIVOS ESTÃO POR TODA PARTE

A cozinha, de inspiração italiana, serve cardápios de happy hour com petiscos como pizzas e bruschettas, além de opções para o jantar – prove o risoto de cordeiro, feito com costela ovina, ou o filé com presunto parma e sálvia! Para acompanhar, vinhos, vinhos e mais vinhos. Além dos rótulos de vários países que estão na carta, todos os dias é oferecido o “vinho da casa”, servido em taças, uma tradição em praticamente todos os restaurantes italianos que, felizmente, está pegando por aqui.

bistro4RISOTO DE CORDEIRO COM COSTELA OVINA: TEM QUE PROVAR!

O vinho, aliás, é a inspiração para todo o Bistrô. E foi a mola propulsora para a mudança radical na vida de sua idealizadora, a engenheira civil Larissa de Sordi, de 32 anos. Depois de quase uma década de trabalho em uma grande empresa do ramo de engenharia, ela decidiu que queria mudar de vida.

– Me dei conta de que para crescer no mundo corporativo eu teria que mudar o meu jeito de ser, o meu temperamento. Precisaria me tornar outra pessoa para subir na carreira. E descobri que isso me fazia extremamente infeliz – comenta Larissa.

bistro2LARISSA DE SORDI: MUDANÇA DE VIDA PARA NÃO MUDAR O JEITO DE SER

Depois de amargar anos de baixa imunidade e uma torturante insônia crônica, a engenheira formada pela UFRGS enfrentou, em um curso de Coach, as razões profundas de todo este descontentamento. E percebeu que precisaria mudar. Mas mudar como? O que fazer?

– O coach me perguntou do que eu mais gostava na vida. Eu respondi que era beber vinho. E ele questionou por que eu não transformava essa paixão em outro meio de vida. No começo pareceu absurdo, mas a ideia foi ficando cada vez mais encantadora.

bistro8FILÉ COM PRESUNTO PARMA E SÁLVIA: OPÇÃO DELICIOSA DO BISTRÔ

Foram três anos de planejamento até a decisão definitiva de deixar a engenharia e abrir as portas do seu Zola. Para tornar o sonho realidade, além de estudar gastronomia, mergulhar em planos de negócio, viajar para colher inspirações na Itália e até assumir como engenheira responsável a reforma do restaurante, para conter custos, Larissa precisou vender o próprio apartamento. Mudou-se para a casa da mãe, localizada na Zona Sul e que estava vazia, para poder investir. Era a transformação que faltava em uma vida que já havia guinado totalmente.

– Vir para a Zona Sul, onde o ritmo e a paisagem são outros, foi o toque final na minha mudança de vida. Hoje tenho muitos desafios na administração do bistrô, que ainda é novo, mas sou muito feliz. E durmo. Durmo muito!

bistro3RAVIOLI RECHEADO COM RAGU: CULINÁRIA ITALIANA É ESPECIALIDADE

Toda essa felicidade se reflete no astral do bistrô, sempre intimista, mas com atenção e capricho nos mínimos detalhes – desde a decoração até a simpatia da equipe. Além de comer e beber, é possível comprar vinhos no pequeno empório que funciona junto ao restaurante – um outro sonho de Larissa que, aos poucos, vai tomando forma.

Nas mesas dispostas na parte externa, além de respirar o ar puro da Zona Sul, também é possível conviver com os nossos amigos peludos, que são bem vindos e mimados no Zola. Quem inaugurou o estilo pet friendly no Bistrô foi o shi-tzu Boris, amigo inseparável de Larissa que, vez ou outra, desfila sua beleza por lá, deixando melhor ainda o que já é tudo de bom.

  • Patrícia Lima, especial para o site MK

Zola Enocucina
Avenida Copacabana 721, Tristeza, Zona Sul, Porto Alegre-RS.
Reservas: (51) 3239-3566 ou através do email zolaenocucina@gmail.com
Happy hour e jantar, de terças à quintas a partir das 18h.
Sextas e sábados a partir das 19h até 23h.

Almoços nas sextas-feiras e sábados.
@zolaenocucina e facebook/zolaenocucina

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

1 Comentário

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram has returned invalid data.