A descoberta de um gênio

Sempre encontro a Maira-tudo-de-bom-Franz quando estamos em trânsito, por assim dizer, aqui pelas imediações do prédio da redação. Ela chegando, eu saindo, ela saindo, eu chegando. Sempre falamos rapidinho, sempre estamos com pressa, começamos o diálogo a uns 10 metros uma da outra, cruzamos uma pela outra falando e terminamos gritando:

– Manda por email!!!

Ontem não foi diferente. Eu entrava no estacionamento e lá vinha a loira-tudo-de-bom colada em seu Blackberry. Comecei a rir antes de ela me ver.

– Tu ainda vai cair com essa mania de ler emails enquanto caminha, loira! – gritei.

Ela levantou a cabeça e o ritual começou. Largou a falar a uns 10 metros de mim, cruzamos falando e nos despedimos com o “manda por email!!”.

E eis que a Maira me manda por email uma preciosidade. Chama-se Carlos Bacchi, é um estilista formado em Caxias com especialização em Fashion Design no Istituto Marangoni. Além disso, fez cursos em modelagem, ilustração, drapeado e moulage na Saint Martins School, em Londres. Conta a Maira:

– Tu não vai acreditar no estilista que descobri! Tu precisa fazer uma matéria com ele. É um fenômeno. Eu tinha um casamento, ele foi me conhecer, me ouvir, entender meu estilo. Daí ele escolheu o tecido para mim. Comprou uma seda branca e tingiu. Ele mesmo tingiu! Eu estava absolutamente sem tempo, e ele cuidou de tudo pra mim, prestando contas direitinho de tudo. Me deixou muito segura quanto ao prazo, entregou o vestido antes do combinado até. Se adaptou aos meus horários malucos, foi até a minha casa fazer a prova às 11h da noite. Me deu assessoria completa quanto ao make, ao sapato. Finalizou o vestido no meu corpo e me entregou em uma caixa tigrada, chiquérrima, personalizada. Fui a sensação do casamento!

A loira da foto? Sim, é a Maira é seu adorável vestido. Ela já encomendou mais dois.

E eu estou atrás do Carlos para um casamento em novembro. Tenho certeza que vou virar fã.

Neste link, tem mais sobre a história dele: http://www.lojapandorga.com.br/2011/10/a-delicadeza-rustica-de-carlos-bacchi/

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

Sem comentários ainda.
  1. Fala sério!
    Que vestido mais horroroso! Sensação do casamento? Que modesta!
    É uma maldade com tantos talentos gauchos que nunca foram noticia na ZH! Genio? Genialidade é outra coisa… To chocada com esse post!

  2. Fala sério!
    Que vestido mais horroroso! Sensação do casamento? Que modesta!
    É uma maldade com tantos talentos gauchos que nunca foram noticia na ZH! Genio? Genialidade é outra coisa… To chocada com esse post!

  3. Andrea, desculpa, mas não entendi sua indignação. Sim, há milhões de talentos gaúchos no Estado. E sim, procuramos contemplar a todos sempre, vide alguns posts publicados neste mesmo blog e vide a capa do caderno Donna de um mês atrás, com uma reportagem com 12 deles, que também tiveram espaço para desfilar no Donna Fashion Iguatemi. Sobre sua discordância a respeito do trabalho de Carlos Bacchi, é uma opinião pessoal. E você está no seu direito. Assim como eu estou no meu de valorizar o trabalho desse belo estilista. Att. Mariana Kalil

  4. Andrea, desculpa, mas não entendi sua indignação. Sim, há milhões de talentos gaúchos no Estado. E sim, procuramos contemplar a todos sempre, vide alguns posts publicados neste mesmo blog e vide a capa do caderno Donna de um mês atrás, com uma reportagem com 12 deles, que também tiveram espaço para desfilar no Donna Fashion Iguatemi. Sobre sua discordância a respeito do trabalho de Carlos Bacchi, é uma opinião pessoal. E você está no seu direito. Assim como eu estou no meu de valorizar o trabalho desse belo estilista. Att. Mariana Kalil

  5. Andrea e Mariana!

    Ao ler os comentários das duas, cheguei a conclusão que a falta de educação e agressividade está latente em algumas pessoas.
    Andrea, concordo com a Mariana de que vários Estilistas tem oportunidades de serem lançados, até porque quem faz um bom trabalho sempre acaba sendo descoberto.
    E outra coisa, o que seria do amarelo se não fosse o verde? Há gosto para tudo e para todos.
    Quem sabes divulgas outro Estilista que conheças e aches que vale a pena ser apresentado para a comunidade gaúcha Andrea, mas vá com calma em suas palavras.
    Quanto a Mariana elegante sua resposta e mostra que podes avaliar sim um Estilista!
    Abraços

  6. Andrea e Mariana!

    Ao ler os comentários das duas, cheguei a conclusão que a falta de educação e agressividade está latente em algumas pessoas.
    Andrea, concordo com a Mariana de que vários Estilistas tem oportunidades de serem lançados, até porque quem faz um bom trabalho sempre acaba sendo descoberto.
    E outra coisa, o que seria do amarelo se não fosse o verde? Há gosto para tudo e para todos.
    Quem sabes divulgas outro Estilista que conheças e aches que vale a pena ser apresentado para a comunidade gaúcha Andrea, mas vá com calma em suas palavras.
    Quanto a Mariana elegante sua resposta e mostra que podes avaliar sim um Estilista!
    Abraços

  7. Pra dizer que o trabalho do Carlos não é bom é porque tu nunca viu pessoalmente. Ele não só é muito talentoso como é uma pessoa incrível. Tantos estilistas talentosos que fazem mais do mesmo, trabalhar tão bem tantos tecidos diferentes só sendo um ótimo profissional.

  8. Pra dizer que o trabalho do Carlos não é bom é porque tu nunca viu pessoalmente. Ele não só é muito talentoso como é uma pessoa incrível. Tantos estilistas talentosos que fazem mais do mesmo, trabalhar tão bem tantos tecidos diferentes só sendo um ótimo profissional.

  9. Mariana, adoro o seu blog e tudo o que você escreve por aqui. percebo um bom gosto incrivel nas roupas, nos estilistas e nos desfiles de moda que você elogia e comenta. Ver esse vestido horroroso sendo considerado uma genialidade e, por voce me chocou. Mas sim é uma opiniao pessoal achei horrivel. se ele nao fizesse do dia pra noite um trapo desses ficaria ainda mais chocada se me falassem que levou muito tempo… Desculpe se pareci indignada, nada disso, só muito surpresa por vc ter “amado”. Não va no seu evento com uma peça dessas não… sou sua fã! Desculpe se pareci indignada e obrigado pelo retorno.

  10. Mariana, adoro o seu blog e tudo o que você escreve por aqui. percebo um bom gosto incrivel nas roupas, nos estilistas e nos desfiles de moda que você elogia e comenta. Ver esse vestido horroroso sendo considerado uma genialidade e, por voce me chocou. Mas sim é uma opiniao pessoal achei horrivel. se ele nao fizesse do dia pra noite um trapo desses ficaria ainda mais chocada se me falassem que levou muito tempo… Desculpe se pareci indignada, nada disso, só muito surpresa por vc ter “amado”. Não va no seu evento com uma peça dessas não… sou sua fã! Desculpe se pareci indignada e obrigado pelo retorno.

  11. Oi Mariana , não é preciso endender muito de moda pra ver que o Carlos é realmente um grande genio da moda … com qualidade em tudo … um belo diretor de arte tb … fico triste com o comentario infeliz da moça logo acima … mas cada um tem seu proprio gosto… tb quero falar aqui na estonteante Maira Franz q sempre descobre coisas magicas em suas aventuras de moda… acho o vestido unico e maravilhoso como todas as coleções criadas por esse genio que merece atenção…

  12. Oi Mariana , não é preciso endender muito de moda pra ver que o Carlos é realmente um grande genio da moda … com qualidade em tudo … um belo diretor de arte tb … fico triste com o comentario infeliz da moça logo acima … mas cada um tem seu proprio gosto… tb quero falar aqui na estonteante Maira Franz q sempre descobre coisas magicas em suas aventuras de moda… acho o vestido unico e maravilhoso como todas as coleções criadas por esse genio que merece atenção…

  13. Mariana
    Eu fiquei contente com o teu post. Acho muito legal vc apoiar essa gurizada talentosa que foge do eixo Rio-SP. O Carlos tem um currículo invejável (no bom sentido). Batalhou muito, conseguiu fazer sua formação em uma das melhores escolas de moda do mundo, foi um dos melhores alunos, destacando-se entre tantos talentos desta escola, em Paris. Se este vestido especificamente não contenta a todos, isso é mais do que natural. Porém saliento a tua sensibilidade e presença de espírito em destacar este jovem talento que vem se destacando na imprensa da serra gaúcha e que está chamando a atenção na capital agora também. Essa progressão é resultado do fato que ele está agradando a maioria e, agradar a maioria, é para poucos. Agradar a todos seria impossível. Porém despejar críticas destrutivas que não acrescentam em nada e não melhoram nada e que não servem para nada, já beira os limites do bom senso. Quem somos nós para duvidarmos do teu gosto e muito menos para dizermos que algo é horroroso…a beleza está nos olhos do observador, de forma individual. Um grande abraço e sucesso para todos vocês, pessoas talentosas e esforçadas.

  14. Mariana
    Eu fiquei contente com o teu post. Acho muito legal vc apoiar essa gurizada talentosa que foge do eixo Rio-SP. O Carlos tem um currículo invejável (no bom sentido). Batalhou muito, conseguiu fazer sua formação em uma das melhores escolas de moda do mundo, foi um dos melhores alunos, destacando-se entre tantos talentos desta escola, em Paris. Se este vestido especificamente não contenta a todos, isso é mais do que natural. Porém saliento a tua sensibilidade e presença de espírito em destacar este jovem talento que vem se destacando na imprensa da serra gaúcha e que está chamando a atenção na capital agora também. Essa progressão é resultado do fato que ele está agradando a maioria e, agradar a maioria, é para poucos. Agradar a todos seria impossível. Porém despejar críticas destrutivas que não acrescentam em nada e não melhoram nada e que não servem para nada, já beira os limites do bom senso. Quem somos nós para duvidarmos do teu gosto e muito menos para dizermos que algo é horroroso…a beleza está nos olhos do observador, de forma individual. Um grande abraço e sucesso para todos vocês, pessoas talentosas e esforçadas.

  15. Mari querida desculpe-me se causei algum transtorno com o meu manifesto e dica sobre o Carlinhos. Mas diante de tantos comentários nao poderia calar-me. Gostaria de manifestar minha paixao pela moda de verdade: cheia de conteúdo e estilo, personalidade. E pessoas que sao assim tem todo o meu carinho e apoio. Pessoas de opiniao tem minha admiraçao. Claro que esta opiniao deve ser EDUCADA e respeitar a todos os envolvidos. Caso contrário meu ouvido/meus olhos se tornam seletivos. Gostaria aqui mais uma vez agradecer a ti Mari que sempre exalta os talentos e esforços de nossa terra. De Louloux, Pandorga, Tatiana Laschuk, Carlinhos e nossa tantos outros. Sempre verdadeira. A polêmica desnecessaria me manifesto: o Carlinhos soube emprestar seu talento ao meu estilo. Você pode nao gostar MAS EU AMEI. Foi um dos vestidos mais lindos que tive pois soube respeitar meu corpo, minhas cores, minha personalidade. Soube me transformar: fez eu me sentir linda demais. O que manifestei além de um talento ímpar do meu estilista foi o carinho, a atençao, foi ter atendido todos os meus desejos e neuras. Foi ter ido a minha casa 23h da noite, porque minha agenda é algo q mal eu suporto. O vestido é lindo. O corte, o tecido… tudo! Respeito aos meus sentimentos e impressoes é o mínimo que desejamos ao conviver em sociedade. Nao queremos e nem vamos agradar a todos. Mas jamais poderemos ofender ao talento, ao genio que tem um diferencial que muitos nao tem: a humildade. Logo reforço o que acho: Carlinhos é o cara. Talentoso, dedicado, único, E tem mt conteúdo. Estudo. Esforço. Conhecimento e história. Obrigada Mari por acreditar em pessoas diferentes e nao se preocupar com o pop apenas. Por entender que existem pessoas como eu em que o comum nao agrada. Em que o fashion do momento, nao encanta. Que é preciso ser impecável, e ter muita muita qualidade, que nao se traduz apenas em imagens e textos. A todas manifestacoes: obrigada. É assim que vivemos em sociedade. Com espaço para todos. E respeito. E gosto: cada um tem o seu por favor nao agrida o meu.

  16. Mari querida desculpe-me se causei algum transtorno com o meu manifesto e dica sobre o Carlinhos. Mas diante de tantos comentários nao poderia calar-me. Gostaria de manifestar minha paixao pela moda de verdade: cheia de conteúdo e estilo, personalidade. E pessoas que sao assim tem todo o meu carinho e apoio. Pessoas de opiniao tem minha admiraçao. Claro que esta opiniao deve ser EDUCADA e respeitar a todos os envolvidos. Caso contrário meu ouvido/meus olhos se tornam seletivos. Gostaria aqui mais uma vez agradecer a ti Mari que sempre exalta os talentos e esforços de nossa terra. De Louloux, Pandorga, Tatiana Laschuk, Carlinhos e nossa tantos outros. Sempre verdadeira. A polêmica desnecessaria me manifesto: o Carlinhos soube emprestar seu talento ao meu estilo. Você pode nao gostar MAS EU AMEI. Foi um dos vestidos mais lindos que tive pois soube respeitar meu corpo, minhas cores, minha personalidade. Soube me transformar: fez eu me sentir linda demais. O que manifestei além de um talento ímpar do meu estilista foi o carinho, a atençao, foi ter atendido todos os meus desejos e neuras. Foi ter ido a minha casa 23h da noite, porque minha agenda é algo q mal eu suporto. O vestido é lindo. O corte, o tecido… tudo! Respeito aos meus sentimentos e impressoes é o mínimo que desejamos ao conviver em sociedade. Nao queremos e nem vamos agradar a todos. Mas jamais poderemos ofender ao talento, ao genio que tem um diferencial que muitos nao tem: a humildade. Logo reforço o que acho: Carlinhos é o cara. Talentoso, dedicado, único, E tem mt conteúdo. Estudo. Esforço. Conhecimento e história. Obrigada Mari por acreditar em pessoas diferentes e nao se preocupar com o pop apenas. Por entender que existem pessoas como eu em que o comum nao agrada. Em que o fashion do momento, nao encanta. Que é preciso ser impecável, e ter muita muita qualidade, que nao se traduz apenas em imagens e textos. A todas manifestacoes: obrigada. É assim que vivemos em sociedade. Com espaço para todos. E respeito. E gosto: cada um tem o seu por favor nao agrida o meu.

  17. Marina!!!!
    Maravilhoso o teu post, e a tua classe também, fiquei aqui pensando se deveria ou não comentar algo que me pareceu tão pequeno e mesquinho como o comentário desta pessoa . Mas como resolvi que tudo deve somar nesta vida , devemos incentivar talentos novos e dedicados como o do Carlinhos…”Carlinhos” pois conheço este menino desde que ele era quase um bebezinho…Sempre extremamente talentoso, criativo, dedicado, batalhador e lutador acima de tudo. Desde muito novo era uma promessa …. Tenho muito orgulho de ver a sua obra ser reconhecida e aplaudida por tanta gente inteligente, de bom gosto, e acima de tudo competentes. É claro que quando fazemos um trabalho tão especifico e delicado como o dele, vamos agradar ou não, e é por este motivo que não andamos todos vetidos com jalecos ou aventais… Cada um tem seu gosto cada um tem sua cor…. ( E por falar nisto…Como esta menina completou maravilhosamente o vestido…feitos um para o outro)… Então o que quero dizer é que todos temos um espaço neste mundo…basta que tenhamos competencia para ocupa-lo…Sem que para isto tenhamos que derrubar o próximo!!!! Obrigada por nos iluminar com este teu blog tão colorido!!!!

  18. Marina!!!!
    Maravilhoso o teu post, e a tua classe também, fiquei aqui pensando se deveria ou não comentar algo que me pareceu tão pequeno e mesquinho como o comentário desta pessoa . Mas como resolvi que tudo deve somar nesta vida , devemos incentivar talentos novos e dedicados como o do Carlinhos…”Carlinhos” pois conheço este menino desde que ele era quase um bebezinho…Sempre extremamente talentoso, criativo, dedicado, batalhador e lutador acima de tudo. Desde muito novo era uma promessa …. Tenho muito orgulho de ver a sua obra ser reconhecida e aplaudida por tanta gente inteligente, de bom gosto, e acima de tudo competentes. É claro que quando fazemos um trabalho tão especifico e delicado como o dele, vamos agradar ou não, e é por este motivo que não andamos todos vetidos com jalecos ou aventais… Cada um tem seu gosto cada um tem sua cor…. ( E por falar nisto…Como esta menina completou maravilhosamente o vestido…feitos um para o outro)… Então o que quero dizer é que todos temos um espaço neste mundo…basta que tenhamos competencia para ocupa-lo…Sem que para isto tenhamos que derrubar o próximo!!!! Obrigada por nos iluminar com este teu blog tão colorido!!!!

  19. Acredito que a Maíra tenha dito tudo quando escreveu “Você pode nao gostar MAS EU AMEI.” A cliente era ela, o gosto e estilo pessoal a serem levados em conta eram os dela. O vestido ficou realmente incrível, independente do gosto pessoal dela ou de outra pessoa, mas compreender, entender e, principalmente, RESPEITAR o que o cliente deseja e o que valoriza o seu biotipo e cores, é imprescindível no trabalho de qualquer estilista. Infelizmente, a luz e o brilho do Carlos podem incomodar pessoas infelizes que vivem no escuro, mas acredito que assim como uma pessoa que não tem nada de bom para acrescentar perde o seu tempo comentando aqui, é quase um dever de quem tem algo legal e educado para dizer também vir aqui se manifestar!

  20. Acredito que a Maíra tenha dito tudo quando escreveu “Você pode nao gostar MAS EU AMEI.” A cliente era ela, o gosto e estilo pessoal a serem levados em conta eram os dela. O vestido ficou realmente incrível, independente do gosto pessoal dela ou de outra pessoa, mas compreender, entender e, principalmente, RESPEITAR o que o cliente deseja e o que valoriza o seu biotipo e cores, é imprescindível no trabalho de qualquer estilista. Infelizmente, a luz e o brilho do Carlos podem incomodar pessoas infelizes que vivem no escuro, mas acredito que assim como uma pessoa que não tem nada de bom para acrescentar perde o seu tempo comentando aqui, é quase um dever de quem tem algo legal e educado para dizer também vir aqui se manifestar!

  21. Maaaaari que vestido Lindo! E só pela foto, dá pra notar que o vestido foi feita para a dona! Considero isso muito incrivel. Show de dica. E Mari, faz um post pra gente do que você top gostou no Donna Fashion Iguatemi. (E como tem gente que não saca nada de Respeito ao póximo né! Cruzes!)

  22. Maaaaari que vestido Lindo! E só pela foto, dá pra notar que o vestido foi feita para a dona! Considero isso muito incrivel. Show de dica. E Mari, faz um post pra gente do que você top gostou no Donna Fashion Iguatemi. (E como tem gente que não saca nada de Respeito ao póximo né! Cruzes!)

  23. A-D-O-R-E-I o vestido. Parabéns pela descoberta. Não conheço a Maíra pessoalmente, mas gostaria de dizer aqui que já a vi muitas vezes. Ela é estilo puroooo! que personalidade. Já vi ela com LV, Chanel, Stella McCartney, Michael Kors. Amo moda e por isso ela é minha inspiração de personalidade, bom gosto, elegância e simplicidade. No meio de tantas griffes e estilistas vi ela no Donna domingo vestindo estilistas daqui. Sabe aquela mulher que pode vestir um saco de batata e simplesmente faz nós mulheres pararem pra ver e pensar como ela consegue? E ainda ter originalidade? Uma hering branca ela transforma. Muito bom gosto. Fico feliz de ver ela por aqui pois admiro mt o seu trabalho Mariana e ver que conheces a Maíra me deixou mais fã ainda. Mulheres de verdade. E essas sim conseguem vestir um vestido lindo como esse e fazer ser mais lindo ainda. Chega de peruas espalhafatosas e bregas. Bom gosto é tudo. Ah e respeito também.

  24. A-D-O-R-E-I o vestido. Parabéns pela descoberta. Não conheço a Maíra pessoalmente, mas gostaria de dizer aqui que já a vi muitas vezes. Ela é estilo puroooo! que personalidade. Já vi ela com LV, Chanel, Stella McCartney, Michael Kors. Amo moda e por isso ela é minha inspiração de personalidade, bom gosto, elegância e simplicidade. No meio de tantas griffes e estilistas vi ela no Donna domingo vestindo estilistas daqui. Sabe aquela mulher que pode vestir um saco de batata e simplesmente faz nós mulheres pararem pra ver e pensar como ela consegue? E ainda ter originalidade? Uma hering branca ela transforma. Muito bom gosto. Fico feliz de ver ela por aqui pois admiro mt o seu trabalho Mariana e ver que conheces a Maíra me deixou mais fã ainda. Mulheres de verdade. E essas sim conseguem vestir um vestido lindo como esse e fazer ser mais lindo ainda. Chega de peruas espalhafatosas e bregas. Bom gosto é tudo. Ah e respeito também.

  25. Querida e talentosa Mariana! Sempre leio sua coluna, me interessei pelo Carlos Bacchi e vim aqui procurar mais! Adorei. Vc realmente descobriu um gênio. Os vestidos que vi são de muita classe e bom gosto. Parabéns pra vc por ser essa jornalista tão especial, com um olhar tão refinado. Não conheço nenhuma outra nesse estado que seja tão elegante, sincera e inteligente em seus textos e suas escolhas. Já estou atrás do Carlinhos :)

  26. Querida e talentosa Mariana! Sempre leio sua coluna, me interessei pelo Carlos Bacchi e vim aqui procurar mais! Adorei. Vc realmente descobriu um gênio. Os vestidos que vi são de muita classe e bom gosto. Parabéns pra vc por ser essa jornalista tão especial, com um olhar tão refinado. Não conheço nenhuma outra nesse estado que seja tão elegante, sincera e inteligente em seus textos e suas escolhas. Já estou atrás do Carlinhos :)

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram did not return a 200.