Adorável Famiglia Tasca

Se não houvesse sinalizações pelo caminho até a casa da Famiglia Tasca, eu podia jurar que estávamos perdidos. Aliás, é impressionante a padronização de identidade e identificações de vinícolas em todo o vale. Juro: não deixa nada a dever para muitas regiões da Europa. É de dar muito orgulho mesmo que tudo isso esteja aqui, tão pertinho. E é obrigatório conhecer. Digo isso com a autoridade de quem se enrolou durante quatro anos para fazer este passeio. Ou seja: não cometam o mesmo erro que eu.
***
Bom, voltando à Famiglia Tasca. Chegamos até a casa onde são produzidos, de forma inteiramente artesanal, sucos de uva de excelente qualidade. A familia estabeleceu-se neste local por volta de 1874, no início da imigração italiana, e permanece no lote original até hoje. A casa é uma construção típica, com porão de pedra e parte superior feita com tábuas largas. Serviu como residência dos Tasca por muitos anos. Atualmente, ali funciona um museu com peças do mobiliário colonial, ferramentas agrícolas e utensílios domésticos diversos, muita coisa trazida da Itália.
***
Há também uma lojinha onde é possível experimentar e adquirir suco de uva, geléias, compotas e conservas, queijos e embutidos produzidos na colônia, além de peças de artesanato produzidas em palha de trigo como chapéus, bolsas e sacolas.
***
Foi com toda a empolgação para ver tudo isso que batemos na porta, tocamos a campainha… E nada. Espiei o horário de atendimento, nada de errado. Apitamos de novo. Nada. Resolvemos, então, dar uma volta pelo terreno, recepcionados por dois cachorros queridos.
***
De repente, lá do fundo do terreno, vem o caseiro (minha amnésia momentânea não me permite lembrar o nome dele). Estava sozinho, a funcionária não tinha ido trabalhar.
– O senhor não tem nem um suco de uva para nos vender… – supliquei a ele.
– Não tenho, minha filha.
– Mas a gente veio lá de Porto Alegre só para experimentar o suco de uva – insisti.
– Vou ver se tem alguma caixinha lá embaixo – disse ele.
E saiu andando.
***
Enquanto isso, sentamos em um mirante e ficamos olhando a paisagem linda, com folhas amarelas e vermelhas de outono nos parreirais. Passaram-se uns 10 minutos, ele voltou com uma caixinha com seis garrafas de suco de uva de 500ml cada uma e mais 3 garrafinhas avulsas de presente para a gente degustar.
***
O suco é uma delícia mesmo. Feito de forma artesanal, não tem conservantes nem açúcar. A garrafinha que a gente provou era da safra do ano passado – para ter uma idéia de como o suco se mantém mesmo sem conservantes e afins.
***
O simpático caseiro encheu nossos bolsos de noz pecan que caía da árvore e ainda colheu várias laranjas de umbigo do Pomar do Nono para trazermos para casa. O fim do passeio ao Vale dos Vinhedos foi com o porta-mala do carro cheio de laranja de umbigo, suco de uva,vinhos Almaúnica e TRÊS QUILOS de sopa de capeletti. Rola o mouse que eu explico.

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram has returned invalid data.