Água saborizada é o melhor “me engana que eu gosto” do meu jantar

Não tinha qualquer intenção de colocar meu nariz para fora dos limites do meu bunker com ar condicionado nesta insana tarde quente de Porto Alegre, em que os termômetros marcam 32 graus Celsius, mas a sensação térmica chega a quase 50. Mas não foi possível manter meu objetivo até o cair do sol. Faltou material de limpeza e tive que ir ao supermercado. Um ótimo dia hoje, com sensação térmica de 50 graus, para carregar caixa de sabão em pó, litros de amaciante, vidros de Pinho Sol, cargas de Q-Boa. Ótimo dia para faltar material de limpeza este.

mulher-doidissima5-594x4991MALDITO CALOR DOS INFERNOS

Na volta, passei na casa dos meus queridos paizinhos para despedir-me de meu amado paizinho que embarca logo mais para a Califórnia a trabalho. Já estava cozinhando na rua mesmo, nada mais natural que adiasse o retorno ao lar doce lar e do bunker com ar condicionado e desse uma carona a meu querido pai até o aeroporto. No retorno do aeroporto, comecei a sentir uma certa fome. “Fome às 4h da tarde?”, pensei. “Muito cedo”, continuei pensando. “Óbvio, não almocei”, concluí. Percebi que estava no caminho que me levaria a passar em frente ao Paulinho Cobal – e não tive dúvida: “Vou comprar frios fatiados e fazer uma tapioca de presunto e queijo quando chegar em casa”.

amo-almondegas11ADORO FRIOS FATIADOS

Fiquei mal acostumada no Uruguai com os frios fatiados na hora. Tem coisa melhor do que frios fatiados? Aquela laminazinha de presunto e aquela laminazinha de queijo beeeeeem fininhas tiradas na hora pelo funcionário? Não tem, não tem, não tem! A torrada, o sanduíche, o croissant, a medialuna, a tapioca, não importa. Qualquer coisa fica com outro sabor quando os frios são fatiados na hora. Adentrei o Paulinho Cobal direto no balcão dos frios. “Duzentos gramas de presunto magro e duzentos gramas de queijo”, pedi.

velha-surda-2212201121HEIN?

velha-surda2PRESUNTO FAZ MAL?

Olha, mal eu estou da minha otite aguda que me deixa surda, tonta e dolorida. Portanto, não tenho cabeça para esse papo de que presunto faz mal. Um presuntinho fatiadinho na hora no recheio de uma tapioca não vai matar ninguém. Cansaço dessas manias de que isso faz mal, aquilo faz mal, aquilo outro faz mal. Embutido não pode, glúten não pode, farinha não pode, açúcar não pode, sal não pode. Não pode, não pode, não pode. Que não pode o quê? Não pode, claro, em excesso. Não vou viver de farinha, de presunto, de sal, de açúcar. Mas comer de tudo com equilíbrio vou comer, sim.

mulher-apontando-o-dedoE NÃO VOU DAR SATISFAÇÃO A NINGUÉM

Já chega estar comendo tapioca, essa coisa insossa e sem gosto, no lugar do meu amado pãozinho francês. Tudo tem limite. No que também estou dando um pouco de limite é na bebida. Bebi o que devia e o que não devia nas férias. É espumante de tarde, vinho branco à tardinha, vinho tinto à noite, cervejinha na praia. Estou virada em um caminhão pipa de trago – e agora chega. Preciso de um detox de álcool urgente. Então, resolvi aderir à águas saborizadas.

+ MARI KALIL: Nunca pensei que pudesse ser tão moderna comendo… Couve-flor!

Sabe como é: preciso enganar meus olhos para que meus olhos enganem meu paladar. Então, trato de colocar na mesa de jantar o velho e bom cálice de vinho – para eu achar que estou bebendo vinho -, mas o que faço é enchê-lo com água aromatizada.

bento1123PARECE ALCOOLATRA

HS2598PAREÇO MAS NÃO SOU

bento1123MAS PARECE

Reuni várias receitinhas de águas saborizadas e pretendo experimentar todas. Então, se você, querida amiga, está aí na mesma situação, precisando começar o ano dando um tempo nos prazeres etílicos da vida em prol de sua saúde física e pelo bom funcionamento dos seu fígado, me acompanhe nessas ideias para enganar os olhos e o paladar. Funcionam, viu? Ontem eu nem me dei conta que bebia água com casca de abacaxi e hortelã.

HS2598NEM PERCEBI

Águas aromatizadas, como o próprio nome diz, são feitas em casa com ervas aromáticas e frutas frescas. Para aqueles momentos em que a gente não aguenta beber água sem gosto, ou mesmo para acompanhar os bebericos durante uma refeição sem apelar para o adorado vinho. O ideal é que descanse na geladeira por algumas horas antes de ser consumida. Para que não pegue o cheiro ou o gosto de outros alimentos da geladeira, melhor prepará-las em vidros grandes com tampas. Eis as minhas combinações preferidas (vai da preferência das frutas e ervas de cada pessoa, claro).

WatermelonMint1.jpgÁGUA DE MELANCIA COM HORTELÃ
Em um vidro, coloque água e cinco a seis pedaços de melancia (depende da intensidade do sabor desejado. Eu gosto das águas mais fortinhas). Acrescente folha de hortelã, deixe algumas horas na geladeira e pronto! Gosto desta água para beber durante a tarde.

lemon-juice-fruit-infuser-bottle-1ÁGUA DE ABACAXI COM HORTELÃ
Amo de paixão. Pode ser feita tanto com a casca que sobrou do abacaxi quanto com pedaços da fruta mesmo. Basta repetir o mesmo processo e colocar o abacaxi com as folhas de hortelã em um vidro. Eu gosto de adicionar pedaços de gengibre frescos.

Ginger Honey LemonadeÁGUA DE LIMÃO E GENGIBRE
Para um litro de água, é necessário meio limão cortado em fatias finas e um pedaço de raiz de gengibre fresco. Também fica ótimo com o limão siciliano.

São as receitinhas pá-pum – as mais simples e que eu faço rapidinho Claro, tem receitas mais elaboradas, em que a gente fica lá misturando canela em pau, lascas disso, rodelas daquilo, mas eu tenho preguiça. Afinal, nada vai substituir à altura o meu vinho branco, vai dizer?

bento1123PARECE ALCOOLATRA

HS2598SERÁ?

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

4 Comentários
    1. Ai, que saaaaaco, Bibi!!! Já cometi esse erro umas 12 vezes e não registro nunca!!! Arrumei! obrigada! Vou mandar fazer uma camiseta e andar com ela para ver se não esqueço mais. Ou uma faixa e grudar na testa. Bjo. MK

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram did not return a 200.