Aula de bacalhau

Aprendi na Banca 38 do Mercado Público que o bacalhau Cod Gadus Morhua é o bacalhau mais nobre de todos – e, como todo bacalhau nobre, é importado da Noruega. O Cod Gadus Morhua tem as postas altas, largas e uma coloração palha e uniforme quando está salgado e seco. No momento em que é cozido, sua carne se desfaz em camadas claras e tenras.
***
Cada 100g de bacalhau da Noruega tem 160 calorias. O bacalhau é fonte de proteínas, cálcio e ferro, rico em minerais e vitaminas do Complexo B.
***
Dicas importantes
– É mais fácil retirar a pele do bacalhau antes de dessalgar e hidratar.
– Todas as receitas consideram o bacalhau já dessalgado, limpo e reidratado, antes do preparo.
– O bacalhau não deve ser fervido para que não resseque nem tenha seu paladar alterado.
– Só pode ser congelado depois de dessalgado.
– Para congelar: pincele o bacalhau com azeite e guarde em um vasilhame bem fechado.
– O bacalhau deve ser dessalgado de molho em água gelada, com pedras de gelo, dentro da geladeira.
***
Por fim, não poderia deixar de trazer da Banca 38 uma receita com bacalhau. É o Bacalhau da Noruega à Moda Mediterrânea.

Ingredientes
1kg de Bacalhau Cod Gadus Morhua desalgado, em postas.
2 xícaras de chá de farinha de rosca.
1 litro de azeite de oliva.
5 dentes de alho picados.
2 maços de manjericão grandes.
1 xícara de extrato de tomate.
16 fatias de pão italiano cortado em fatias de 2cm de espessura.

Modo de preparo
Aferventar as postas de bacalhau. Escorrer e polvilhar com a farinha de rosca, retirando o excedente. Pré-aquecer o forno a 200 graus. Colocar em uma assadeira 1/4 de xícara de chá de azeite e, por cima, as postas de bacalhau com o lado da pele para baixo, o sal e a pimenta. Cobrir com papel alumínio e levar ao forno por uns 20 minutos, regando de vez em quando até dourar ligeiramente.
Para as torradas, misturar o alho e 1/2 xícara de chá de azeite e espalhar sobre o pão. Levar ao forno para dourar.
Para o azeite verde, colocar no liquidificador 2 xícaras de chá de azeite e as folhas de manjeticão. Bater até obter uma mistura homogênea, passar na peneira e reservar.
Para o azeite vermelho, colocar em uma panela pequena 2 xícaras de chá de azeite, o extrato de tomate e deixar ferver por um minuto. retirar do fogo e, assim que amornar, passar por uma peneira e reservar. Servir o bacalhau dourado sobre as torradas com os azeites coloridos ao redor.
***
O site www.bacalhaudanoruega.com.br tem milhões de receitas bacanas. Só de olhar, já comecei a rever meus conceitos sobre não gostar de bacalhau.

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram did not return a 200.