Pantene decretou, mas a regra colou até por ali. Por mais que o rosa quartz tenha sido celebrado como o tom de rosa das últimas estações, é o primo próximo dele, um tom mais alaranjado, que tomou de assalto a indústria da moda, da beleza e até da gastronomia. Um simples olhar ao redor e está comprovada a tendência do rosa salmão como protagonista. Chique como ele só! Campanhas publicitárias, roupas, revistas, maquiagem, utensílios domésticos, embalagens… Tudo, tudo, tudo tem como semelhança a mesma tonalidade.
The Cut, o site feminino da The New York Magazine, logo identificou a tendência e tratou de publicar uma reportagem que mostra o investimento forte de publicitários e designers gráficos nesta tonalidade sob o título “por que os millennials adoram esta cor?”. Na reportagem, a jornalista Véronique Hylandanalisa analisa o fenômeno e reflete sobre a enorme quantidade de produtos dirigidos a uma parcela específica da população mundial: mulheres entre 25 e 40 anos com bom poder aquisitivo e gosto pelas artes em geral.
Conclusão: aquele rosa forte, o pink, tão associado à boneca Barbie, a perfis como de Paris Hilton e a uma certa infantilidade, perdeu interesse nesta parcela de consumidoras. Uma pesquisa da Universidade de Harvard comprovou que as mulheres reagem negativamente ao rosa por considerá-lo uma referência óbvia ao feminino. Querem algo mais moderno e contemporâneo. É aí que entra o rosa salmão, mais neutro e elegante.
ROSA SALMÃO POR TUDO: EM LOGOS, CAMPANHAS E DESFILES INTERNACIONAIS
No universo da moda, ele reina em terrenos variados: no logotipo de Acne Studios, nas sacolas de liquidação, em campanhas publicitárias. No mundo editorial também. É o tom eleito para colorir capas de livros, revistas e sites femininos, como Sweetbitter, o romance de Stephanie Danler, que ganhou destaque mundial como uma das novas vozes da literatura feminina; no livro Girlboss, da diretora da Nasty Gal; na edição em espanhol do livro de Virginia Woolf e no design de revistas independentes, como Kinfolk, Blend e Animae.
MUNDO EDITORIAL APASTELADO: ROSA SALMÃO NA LITERATURA FEMININA
A beleza não ficou de fora. Glossie, Chloé, Burberry, Lord & Berry, M.A.C lançaram produtos e embalagens com referência ao rosa salmão. A sul-coreana Miin chegou a pintar todas as suas lojas com a cor.
UNIVERSO CANDY: A LOJA COREANA MIIN E MIL PRODUTOS NO MESMO TOM
Até cigarros japoneses entraram na moda, além de cervejas de produção artesanal, vinhos e chás. O rosa do século 21 tornou-se, sem dúvida, o preferido dos designers de embalagens gourmet para o público feminino. O marketing apropriou-se de vez desta cor para seduzir as consumidoras a passarem felizes seu cartão de crédito pela maquininha e levar este universo rosa salmão para casa.
COMER E BEBER: DE CIGARROS A BEBIDAS, A COR DESPONTA NO MUNDO GOURMET
Dá uma espiada na galeria e veja se o rosa salmão não é pura inspiração na hora de se vestir! Ah, e me segue lá no Instagram clicando aqui: @MARI_KALIL
Adoro esta cor.É amo seu blog.