Botox: as principais dúvidas de quem deseja submeter-se ao tratamento

O botox popularizou-se como bem-vindo tratamento estético quando aplicado com bom senso. Porém, diferentemente do que muita gente pensa, mesmo com toda propaganda e reportagens em revistas femininas e especializadas, ainda há várias dúvidas a respeito do procedimento sendo ouvidas nos consultórios médicos por mulheres que procuram o tratamento. Foi para buscar esclarecer ainda mais o assunto que ouvimos a dermatologista Juliana Annunciato. Ela listou quais são as perguntas mais frequentes e respondeu cada uma delas.

A toxina melhora todos os tipos de rugas?
Não, somente as rugas que aparecem ou se acentuam ao movimento. Aquelas que já são observadas no rosto estático podem ser melhoradas com outros recursos, como preenchedores e laser.

As sobrancelhas se elevam com a aplicação?
Sim, muitas vezes é obtido o efeito desejável de “abrir o olhar”, elevando a cauda da sobrancelha. Por isso, é interessante aguardar a estabilização do efeito da toxina para fazer o design das sobrancelhas.

botox1SOBRANCELHA: A CAUDA PODE ELEVAR-SE UM POUCO COM O BOTOX

Posso ficar totalmente paralisada com a aplicação?
A toxina é aplicada no músculo responsável pela formação da ruga e atua relaxando a musculatura. Este relaxamento pode ser mais ou menos intenso, dependendo da dosagem e da técnica de aplicação. O tratamento é diferente para cada paciente, considerando as expectativas e o aspecto natural.

Quando acaba a ação da toxina, as rugas ficam piores?
Não. A toxina simplesmente é degradada, e a movimentação é retomada. Porém, como foi menos requisitada durante o tempo de ação, a musculatura está mais “fina” e muitas vezes a paciente já não faz o movimento com tanta força. Esse é o motivo pelo qual se considera a toxina preventiva do envelhecimento.

botoxPRECISOU DE RETOQUE OU CORREÇÃO? RECOMENDA-SE ESPERAR 14 DIAS

Após a aplicação, deve–se evitar a movimentação da cabeça para não deslocar a toxina?
A toxina, quando aplicada, fixa a musculatura e faz uma pequena migração. Não sofre qualquer deslocamento após alguns minutos. A recomendação de quatri horas sem abaixar a cabeça já não tem mais validade, ou seja, vida normal após a aplicação.

Os resultados são vistos no momento da aplicação?
O enfraquecimento da musculatura ocorre em geral entre 48 a 72 horas e continua até 14 dias. Só então está indicado o “retoque”, se necessária alguma correção.

Como fica a pele após aplicação?
Um leve vermelho após e uma discreta picadinha nos locais de aplicação, sinais que passam em minutos. Pode-se aplicar maquiagem em cima se desejar. Há casos, porém, que podem ocorrer hematomas discretos. Esses também são passageiros, em torno de cinco dias.

Fonte
Juliana Annunciato é dermatologista da Clínica Essenza. Graduada em medicina na Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Possui Título de especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). E especialização em tricologia (especialização em cabelos) pela Universidade Estadual de São Paulo.

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram did not return a 200.