Carlos Ferreirinha: “Pós luxo é uma invenção de marketing e um conceito que me incomoda”

Marcas pessoais humanizadas e admiráveis têm uma característica em comum: a generosidade. Por mais sucesso que tenham, consequência de muito trabalho, foco e paixão pela atividade que escolheram, são pessoas que mesmo com a agenda lotada de compromissos conseguem tempo para conectarem-se com outras pessoas.

Carlos Ferreirinha é referência na América Latina quando o assunto é luxo. Ele é a alma da MCF Consultoria, especializada na gestão do luxo, e sócio da Bento Store, empresa voltada ao mobile food que reinventou o conceito de marmitas, Como ele mesmo diz, a oportunidade profissional que teve como Executivo da EDS – Electronic Data System por 8 anos e outros 7 como Executivo da Louis Vuitton – foi presidente da LVMH no Brasil e diretor da Divisão de Moda para a América Latina – foram decisivos em sua carreira e abriram as portas para que ele se tornasse um profissional único no mercado.

Ferreirinha provou o quanto a força de trabalho é um dos seus pontos fortes. Há quase um mês vínhamos a negociar a entrevista que começou pontualmente às 8h30 de uma quarta-feira. Pontualidade e gentileza também são características de marcas pessoais desejáveis.

ferreirinhaCARLOS FERREIRINHA: LUXO E GENEROSIDADE COMO MARCA REGISTRADA

Personal Branding
O consultor e empresário nunca desenvolveu o personal branding de forma consciente. Seu excelente posicionamento como marca pessoal em nível mundial firmou-se ao longo da sua trajetória. “Percebi a necessidade de estar posicionado a oferecer o meu diferencial, pautado pelo meu conhecimento e por histórias reais.”, diz.

Há quatro anos, por meio de um trabalho que iniciou com a Boutique dos Relógios, de Portugal, que Ferreirinha atravessou o Atlântico e firmou sua marca também no continente europeu. Hoje faz parte do grupo de profissionais em formações ligadas ao luxo e ao turismo de luxo em Portugal.

Ciente da diferença que faz em termos de competitividade, Ferreirinha define-se como um consultor de gestão aplicada. “Não sou um consultor acadêmico, teórico. Ofereço a expertise, o conhecimento prático e a pluralidade da minha experiência de mercado. Isso me torna único”.

Gucci Hosts Resort 2018 Show in FlorenceGUCCI, COLEÇÃO RESORT 2018: MARCA DE LUXO QUE SOUBE SE REINVENTAR

E o chamado pós luxo?
“Este é um conceito que me deixa incomodado”, diz. Isso porque, para ele, é mais um conceito inventado pelo marketing para definir o que não é luxo. Anos de experiência traduzem o cuidado no posicionamento pessoal com as palavras. Ao definir, a meu pedido, o conceito de luxo, fala como alma da MCF e não como Carlos: “Luxo é o patamar máximo da excelência. É o estado da arte do que é feito com diferenciação e apuro”.

Sobre a perspectiva do mercado do luxo no Brasil em 2018, Ferreirinha é otimista: “A situação foi complicada nos últimos dois anos, mas acredito que o próximo ano comece a apresentar sinais de melhora.” Ele exemplifica que Louis Vuitton, Bottega Veneta e Gucci apresentaram resultados positivos neste ano, consequência dos valores como resiliência e reinvenção que as marcas tradicionais têm.

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Luciane Bemfica

Luciane Bemfica

Luciane Bemfica é jornalista no mundo corporativo que foi escolhida pela profissão. Em 2015 decidiu fazer MBA em Negócios Digitais para arejar as ideias. Foi aí que descobriu sua paixão pelo branding pessoal. Fez cursos e criou um site para ensinar que o nome e a imagem são o patrimônio mais valioso de qualquer profissional - estagiário, tia do café, chefe, dono de empresa ou do seu próprio nariz. É a número três de quatro irmãs, e a dinda da Vic e da Manu.

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