Além de sinal cansaço, o bocejo serve para ajustar as energias do corpo

Dizem que sono repentino é sugação da nossa energia. A pessoa está lá, quatro horas da tarde de uma quarta-feira, quando de repente, não mais que de repente, começa a ser acometida por um quase desmaio. Um sono avassalador, como se tivesse enfiado dois Stilnox goela abaixo e levado uma panelada na cabeça. Não há outra forma de sobrevivência a não ser dar-se uma meia hora de recosto em qualquer duas almofadas unidas na horizontal que encontrar pelo caminho.

Dizem também que conseguimos liberar energia ruim por meio de bocejos – meu pai, um cirurgião sério, cético e renomado, deve estar balançando a cabeça de um lado a outro neste momento, lendo esta coluna e pensando: “Lá vem a Mariana com seu arsenal de baboseiras…”

httpwpclicrbscombrporaifiles201305baby-kiss2gifTAMBÉM TE AMO, PAI

Quem me contou esta história dos bocejos como válvulas para liberar a energia ruim do corpo foi o Régis, massagista adepto da religião espírita. Há uns dois anos, cheguei ao consultório do Régis completamente contraída (meu antigo emprego rendia dois Tandrilax por dia no café da manhã). Estava mal, muito mal mesmo. Meu pescoço era uma tábua – e aquela dor latejante subia pela parte de trás da cabeça, escalava o couro cabeludo, enfiava-se dentro das órbitas dos meus pobres olhos e pulsava lá dentro como um pandeiro de escola de samba.

tamborim-gifEnquanto estava deitada na maca, recebendo a massagem do Régis e implorando aos céus para que aquela dor abandonasse meu exaurido corpo cansado de guerra e intoxicado de analgésicos, ouvia bocejos, bocejos e mais bocejos. Bocejos do Régis. Quando a massagem terminou, abri os olhos e perguntei que tanto ele bocejava, se estava com muito trabalho, se andava dormindo direito. Ao que Régis respondeu:

– O bocejo é a maneira que o meu corpo encontrou de se livrar das energias ruins que estavam sobre o teu corpo, Mariana. E vou te dizer: tu estava carregada, hein, guria?

gargalhada2AH, NÃO ME DIGA!

Um dos fenômenos que chama a atenção dos observadores atentos é o bocejo que muitas pessoas apresentam quando estão nos centros espíritas. Muito já se falou a respeito, mas quase ninguém conseguiu dar uma explicação lógica para o fato. Observamos que nas ocasiões em que os médiuns estão sob má influência, eles bocejam com certa frequência. Alguma coisa acontece com a organização física perispiritual dessas pessoas, provocando o fenômeno.

Bocejar é um ato extremamente natural e por vezes até mesmo inconsciente. Diante dessa naturalidade, poucos são os que percebem que ele pode indicar mais do que uma simples manifestação de cansaço ou tédio, mas um processo de ajuste energético.

86162585714430

O bocejo permite, principalmente àquelas pessoas mais sensitivas a detecção dos tipos de energias que estão presentes em determinada pessoa; se são positivas ou negativas. Os sensitivos são seres humanos que possuem sensibilidade emocional aumentada. Esse conceito foi apontado por um estudo liderado pela psicóloga Elaine Aron em 1991. Ela comprovou que entre 15% e 20% da população mundial possui esse tipo de sensibilidade mais aflorada porque os seus cérebros processam informações sensoriais de forma diferente e por isso possuem habilidades e emoções expressas de maneira mais intensas que os demais. São, portanto, mais sensíveis a emoções, comportamentos e energias de pessoas e lugares.

giphy1

Não sei quanto a você, mas, da mesma forma em que muitas vezes sou acometida do nada, no meio da tarde, por bocejos e um sono dilacerante, também presencio sensação semelhante ao entrar em algum ambiente iluminado espiritualmente, como templos, igrejas ou centros espirituais. Muitas vezes, inclusive, esta sensação é sentida na hora do relaxamento pós aula de yoga, quando praticamos, durante uma hora e meia, uma série de exercícios de força e flexibilidade que trabalham, além do corpo físico, nossos sete chakras espirituais.

chakra

Não se trata de cansaço pós exercício, mas simplesmente do meu campo energético, antes abalado por algumas chateações que sempre topamos pelo caminho no nosso dia a dia, ajustando-se às boas e novas energias, visíveis novamente por meio de bocejos.

Compreendi, assim, que o simples ato de bocejar não indica sinais espirituais bons ou ruins, mas sim que está havendo um ajuste de energias – e cabe a cada um de nós, de acordo com a própria vontade e livre-arbítrio, desenvolver seu autoconhecimento e elevar sua espiritualidade.

olivia10-350x4992BENTO ENTENDE BASTANTE DO ASSUNTO “SONO”

bento-de-pelotas4-395x499SOU UM SER SUPERIOR

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram has returned invalid data.