Como a tecnologia vem mudando nossa forma (e estilo) de usar óculos de grau

A gente troca de bolsa, de sapato, de acessórios. A gente vive em um troca-troca constante. Eu nunca tinha parado para pensar, no entanto, que essa troca pode estender-se aos óculos de grau. Eu uso óculos de grau desde meus 20 e poucos anos e sempre tive em mente que aquele óculos seria sempre o meu óculos de todos os momentos: óculos de trabalhar, óculos de passear, óculos de praticar esporte, óculos de ler, óculos de ver televisão. Um único óculos para vários fins. Durante muito tempo foi assim. As coisas mudaram.

As coisas vêm mudando muito rapidamente, aliás. E a tecnologia é a grande propulsora desses novos tempos. Tecnologia em todos os sentidos, mas, neste post, me refiro à tecnologia das lentes de grau. Fui percebendo aqui e ali cada vez mais adeptos de óculos de grau usando modelos de armações e lentes distintas em diferentes momentos do dia. Dia desses, estive na OJO by Mr.Ray, a loja de óculos de sol e de grau mais linda do Sul do país e minha parceira com muito orgulho no site MK, e puxei este assunto com a Cátia, gerente da loja do Iguatemi.

Vários-modelos-de-armações-de-óculos-podem-ser-encontradas.-Foto-divulgaçãoNOVOS TEMPOS: A tecnologia vem permitindo que a gente use diferentes armações com distintas lentes de grau para diversas finalidades – um ganho não apenas de estilo, mas um enorme benefício para a saúde dos olhos

Perguntei se era uma impressão minha ou se realmente mais e mais pessoas estavam procurando a loja para mandar fazer óculos de grau para situações específicas – não apenas pela vontade de variar um pouco a armação, ou estilo, mas por questão de saúde da visão também. Tive comprovada minha tese. Achei o assunto super pertinente e solicitei, então, uma entrevista com o Rodrigo Vicari, consultor comercial da Essilor Brasil, do grupo Varilux, uma das mais bem conceituadas e prestigiadas empresas de lentes do mundo.

+SAÚDE: Olhos a salvo! Óculos de grau são proteção fundamental contra raios UV

Diz Rodrigo:
– Hoje em dia, quando falamos em evolução, não tem como deixar de mencionar as lentes digitais. Por serem fabricadas em uma máquina muito mais precisa, elas têm um nível de personalização infinitamente melhor. Até pouco tempo atrás, as lentes eram feitas em cima de um padrão fisiológico, de armação. Hoje, temos na nossa linha Premium a personalização do Fit. O que isso significa: conseguimos projetar o desenho da lente em relação à armação no rosto daquele determinado cliente.

oculos1LENTES DIGITAIS: Nível de personalização infinitamente maior e capacidade de adequação mais precisa em relação à armação e ao rosto de cada pessoa

O que fica muito entendido em toda essa transformação: se antes comprávamos uma armação e colocávamos nela uma lente de grau, agora esta compra tem uma personalização muito maior – a ponto de conseguir levar em conta o centro de rotação do olho do cliente para aquela lente naquela determinada armação. É o detalhe do detalhe que acaba fazendo toda a diferença. Na entrevista a seguir, esclareço outras questões.

MK – Procede esse medo que as pessoas têm de ficarem reféns da lente multifocal e nunca mais conseguirem fazer mais nada sem óculos?
Rodrigo – O óculos multifocal é muito necessário e muito útil. Muita gente acha que o multifocal será como uma espécie de perna nova que teremos que aprender a usar. Na realidade, ele será apenas uma bengala. No início, durante o processo de adaptação, é difícil, concordo. Afinal, o cérebro precisa entender que terá, dali em diante, uma nova postura de vida. O primeiro óculos multifocal é o grande desafio das pessoas. Mas a consequência do uso só traz bem-estar e uma nova postura diante da vida.

+SAÚDE: Olhos a salvo! lentes que filtram a luz do computador são tudo de bom!

MK – Pesquisando no site da Varilux, encontrei a lente Varilux Digitime como a grande novidade do momento. Fale mais sobre ela.
Rodrigo – Ela foi a grande estrela de uma das maiores feiras do setor e vem atender a necessidade de vários usuários que usam muito o computador ou muito campo de perto. É uma lente de trabalho que oferece uma liberdade muito maior para os campos de perto e intermediário. Atualmente, as pessoas estão cada vez mais conectadas. Passam mais tempo na frente de telas, tanto para trabalho, quanto para lazer. Essa mudança de comportamento visual e postural, por meio do uso de dispositivos digitais, exige mais esforço dos olhos. A visão de perto é muito exigida, já que os caracteres dos dispositivos digitais são muito pequenos. Foi para atender a essas novas necessidades que lançamos a Varilux Digitime. Uma lente que atende perfeitamente as pessoas que necessitam de uma lente de trabalho com foco nos campos de perto e intermediário.

office_design_reading-lens_750x262LENTES ESPECÍFICAS PARA COMPUTADOR: Uma realidade cada vez mais presente na vida de quem dedica muitas horas na frente da tela, não apenas do computador, mas de tablets e smartphones

MK – Para quem é recomendada?
Rodrigo – Para todas as pessoas que buscam visão de perto e intermediária, com mais conforto e amplos campos. É ideal para leitura em dispositivos digitais, como computadores, tablets e smartphones, e também de livros, jornais e revistas.

polarizada-e-nao-polarizado-3LENTE POLARIZADA: Ela filtra todo reflexo e é recomendada, sobretudo, para quem usa óculos de sol e de grau para praticar esportes

MK – Queria propor a você que selecionasse quais são as lentes ideais para cada situação que eu apresentar. Topa?
Rodrigo – Vamos lá!

MK –Qual é a lente indicada para quem pratica esporte?
Rodrigo – A polarizada, com certeza. Ela vai conseguir filtrar todo o reflexo que vem do chão e oferecer muito mais conforto para a prática do esporte.

MK – E para usar à noite?
Rodrigo – Se você vai sair, vai a uma festa ou a um restaurante, enfim, o ideal é que a sua armação tenha a lente antirreflexo, que, graças à tecnologia Optifog, não deixa a lente embaçar.

baladatNA NOITE OU NA BALADA: Ideal é a lente antirreflexo, que evita que fique embaçada, tanto pelo calor do local como na hora de beber uma taça de vinho, por exemplo

MK – Para quem dirige bastante ou vai pegar a estrada?
Rodrigo – Sem dúvida, a multifocal. Neste universo, temos uma lente extraordinária, que é  Varilux S 4D. Ela leva em consideração o olho dominante da pessoa e proporciona uma agilidade muito maior para perceber os movimentos. Você consegue ter uma reação mais rápida e veloz. Esta lente também é perfeita para quem tem vista cansada (presbiopia) e conta com a tecnologia Essilor Fit, que considera os parâmetros da armação escolhida para personalizar as lentes.

MK – Como assim?
Rodrigo – A Varilux S 4D conta com o novo nível de lentes individualizadas, o eyecode, que desvenda o código único do seu olho, para desenvolver lentes totalmente individualizadas e mais adaptadas ao seu uso real.

Mulher21ÓCULOS DE SOL COM GRAU: Conforto incalculável para quem precisa desse recurso

Voltando lá ao início do post e à minha conversa com a Cátia, gerente da Ojo by Mr.Ray do Iguatemi, finalizo com uma informação que a gente ama: descontinhos! Oba! É o seguinte: a loja está com a promoção Ponto Vermelho. O que significa: na compra de um óculos com lente de grau (seja ele de sol ou não), a loja oferece 50% de desconto na aquisição do segundo par de lentes de grau (seja ele de sol ou não).
PS: Sim, podemos – e devemos – colocar grau no óculos de sol. Isso é vida!
Este valor pode ser parcelado em até seis vezes em qualquer marca de lente e modelo, simples ou multifocal.

cochicho2#FICAADICA NESTE DIA DOS NAMORADOS

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram did not return a 200.