Dolce & Gabbana lança coleção para as muçulmanas. E gera polêmica

A grife italiana Dolce & Gabbana lançou Abaya, uma coleção exclusiva para as mulheres muçulmanas. Trata-se de uma linha de hijabs (véus) e abayas (túnicas) criadas para ocasiões especiais e feitas com materiais nobres, como seda e cetim – algumas com estampas e detalhes em renda. Detalhe: por baixo, uma tela impede a exibição de partes do corpo feminino, como manda a religião.

pop-comportamento-dolce-gabbana-lanca-colecao-de-hijabs-e-abayasABAYA, A COLEÇÃO DA DOLCE & GABBANA PARA AS MUÇULMANAS

Porém, quando se trata da dupla ousada de estilistas, há de se esperar também peças mais sensuais, como as túnicas com transparências e saias mais curtas do que o habitual dentro dos preceitos muçulmanos. A coleção foi apresentada sempre acompanhada por saltos altíssimos, além de bolsas, joias e óculos de sol. A dupla italiana não deixou de contemplar a tendência que impera nesta temporada em suas criações – estampas de margaridas, limões e rosas vermelhas.

noticia_normal_recorte1TÚNICAS E VÉUS COM AS ESTAMPAS DA TEMPORADA

dolce-gabbana-01PRETO E BRANCO ENTRE AS CORES MAIS USADAS NA COLEÇÃO

A coleção foi apresentada na edição digital da Vogue Arabia junto com a ideia dos estilistas de contemplar a cultura da moda italiana, porém adaptada para o mundo árabe. A polêmica não demorou. Stefano Gabbana, em sua conta no Instagram, foi logo acusado de desenhar roupas que simbolizam a opressão e de fazer uma ode ao luxo e à ostentação, algo que vai contra a filosofia do Islã. Outros simpáticos à iniciativa agradeceram a dupla de estilistas por se preocupar em investir na beleza das mulheres muçulmanas.

Dolce-Gabbana-Abaya-Collection-BLOGAZINE-09LINHA FEITA COM MATERIAIS NOBRES, COMO SEDA E CETIM

A marca italiana não é a primeira a tentar lucrar com o mercado milionário do Oriente Médio. A francesa Chanel e a americana Tommy Hilfiger também já criaram linhas específicas paras as mulheres muçulmanas. Armani, Prada e Calvin Klein há anos produzem linhas de lenços para cobrir a cabeça das mulheres. Valentino conta com um serviço personalizado para desenhar túnicas exclusivas.

DKNY_Ramadan_Kollektion-f6230534e900fc8dA COLEÇÃO RAMADAN DE DONNA KARAN

O boom do mercado islâmico foi identificado pela Donna Karan em 2014, quando lançou a coleção Ramadan, com roupas que cumpriam com as normas recatadas de vestir exigidas pelo islamismo. A gigante H&M contratou Mariah Idrissi, a primeira modelo a vestir o véu islâmico e protagonizar uma campanha no Ocidente.

mariahMARIAH IDRISSI PARA H&M
De origem marroquina e residente em Londres, a modelo de 23 anos foi a primeira modelo que usa hijab contratada pela gigante sueca para protagonizar seu catálogo de moda

Segundo a revista Forbes, as muçulmanas gastaram 266 milhões de euros em moda em 2013 (mais do que Japão e Itália juntos). Projeta-se que esta cifra vai duplicar em 2019.

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram has returned invalid data.