É miojo? É hambúrger? É Ramen Burger ou, para quem prefere, Miojoburger!

Há uma super tendência fast food no ar. Ela já vinha dando o ar da graça há um ano, mas agora estabeleceu-se como o que há.  É o chamado Ramen Burger e tem no chef Keizo Shimamoto seu idealizador.

ramenHAMBÚRGUER DE MIOJO?
Ramen ou Lamen é aquela massinha comprida, típica da culinária japonesa e chinesa e que, aqui no Brasil, ganhou o popular nome de miojo. Sim, grosseiramente falando, o Ramen Burger é um hambúrguer de miojo.

RAMEN 2DE OUTRO ÂNGULO

Keizo Shimamoto e seu Ramen Burger andam fazendo um sucesso estrondoso em Nova York – e o sanduíche ganhou fama mundial. Recentemente, o legítimo Ramen Burger esteve em São Paulo, participando da Feirinha Gastronômica da Vila Madalena. Quem provou pagou R$ 20 e aprovou.
– Quando criei o primeiro Ramen Burger, tinha a ideia de preparar um delicioso lanche capaz de mesclar a cultura americana e japonesa, duas culturas que me representam – explica Keizo Shimamoto.

Olha o Ramen Burger aberto!

RAMEN 3SAI O PÃO, ENTRA A MASSA

Até a invenção do Ramen Burger, restaurantes especializados em ramem limitavam-se a servir a tradicional sopa japonesa com macarrão instantâneo. Agora, não param de surgir variações sobre o tema. Outros chefs nova-iorquinos arriscam-se a criar em cima da obra de Shimamoto. A última ideia lançada é o queijo quente de ramen. No lugar dos pão de forma entra o miojo, que é grelhado e recheado com queijo cheddar derretido, rúcula e cogumelos fritos levemente na manteiga.

Olha!

440_2246-ramen-houseofyummcomQUEIJO QUENTE DE RAMEN

Keizo não estudou para ser chef. Foi a paixão por mijo que o elevou ao status que desfruta hoje, após a invenção que ganhou o mundo. Há quatro anos, largou o emprego como programador de computador para embarcar neste sonho de encontrar novas possibilidades para o ramen.

–  No Japão, o ramen é considerado fast-food. Com um número cada vez maior de estabelecimentos de serviço rápido de comida nos Estados Unidos, considerei que o ramen seria um ajuste natural para quem adota este modelo de alimentação – explica.

fg20130823stbKEIZO SHIMAMOTO VESTINDO LITERALMENTE A CAMISETA

O modismo ainda não chegou a Porto Alegre, mas já se aproxima. Em São Paulo, o Astolpho Burger Gourmet & Tartares, oferece o Miojoburger (R$ 29).
– Depois de cozido, o macarrão vai para a chapa para ganhar o formato do sanduíche”, explica o chef executivo Cristóbal Carrión, que criou a novidade.
Comensais que experimentaram o Miojoburguer afirmam que ele é supercrocante, e o mix de texturas surpreende.

astolpho-miojoburger3O MIOJOBURGER DO ASTOLPHO BURGER GOURMET & TARTARES

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

Sem comentários ainda.
  1. Mari, sem querer ser chata, mas já sendo,srsrsrsr. Não pude deixar de me impressionar o quanto de trabalho que as pessoas tem para se afastar da boa alimentação. O simples é tão perfeito. Miojo não pode nem ser considerado comida. Vc que pratica yoga e conhece a alimentação ayurvédica realmente se sente tentada com este tipo de alimento?

  2. Obvio que nao dá pra fazer disto uma “alimentação”, uma filosofia.
    Mas fico curiosa pra provar. Não posso torcer o nariz pra quem tanto me acompanhou na vida de estudante!
    Quem diria que alguém conseguiu fazer outra variação do miojo além de miojo com requeijão, miojo com requeijão + orégano?
    Kkkk

  3. Oi Mariana, teu blog sempre maravilhoso, nao saio de casa sem ler teus escritos. Para minha surpresa conheci a gatinha Bruna. Claro que o Bento é a estrela da família mas gostaria de conhecer as histórias da Bruna. Beijos

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram has returned invalid data.