É tapioca ou omelete?

Sei que este assunto não é novo, mas fato é que eu falei, falei e nunca coloquei em prática: preparar em casa a tal da tapioca.

tapioca-lightgettyOI, BONITONA!

Sim, já tem alguns vááários meses que eu comprei a tal farinha de tapioca no Mundo Verde. Ela repousa lindamente e congelada no meu freezer. Já deve estar com a data vencida. Aliás, eu tinha esquecido que ela estava lá até domingo, quando a Nara, mãe da minha comadre Lila, comentou o quanto amava fazer tapioca no café da manhã.

28mulher-assustada-.jpeg1TENHO FARINHA DE TAPIOCA NO FREEZER!

A Nara é celíaca e descobriu na tapioca uma maneira de deliciar-se no café da manhã. Prepara com mel. Ok, desde o começo: a Nara deixa a frigideira bem quente, salpica  a farinha até cobrir o fundo da dita, quando ela começa a se tornar um disco consistente, coloca mel e fecha.

graph_tapiocasISSO AQUI NÃO VALE!

A tapioca é também conhecida como beiju e originária do Nordeste. Ou seja: é tipicamente brasileira. É feita com a fécula extraída da mandioca, também conhecida como goma da tapioca, tapioca, goma seca, polvilho ou polvilho doce. Ao ser espalhada em uma chapa ou frigideira aquecida, coagula-se e vira um tipo de panqueca ou crêpe seco, em forma de meia-lua (ou disco, como em algumas regiões). O recheio varia, mas o mais tradicional é feito com coco e queijo coalho.

nham nhamNHAM NHAM

Nunca comi tapioca, mas não sei por que ela me remete a um prato salgado, embora tenha dado uma busca no Google e achado muito mais opções doces.

Esta, por exemplo

receita-tapioca-romeu-e-julietaROMEU E JULIETA
(Confesso que estou me babando)

E agora perdi a concentração. Ainda não almocei, já são quase 13h30min, e dou de cara com essa tapioca Romeu e Julieta. Se vou almoçar? Sim. Eu e a Mommy encomendamos dois omeletes iguais, da Mix Natural: omelete com quatro ovos, espinafre e muzzarela.

Olha!

rc_7277-ESPINAFRE-e1385002463519OOOOOHHHHH!!!!

E agora me peguei pensando se não ficaria bom fazer tapioca recheada com espinafre e muzzarela. Ou tapioca recheada com tomate e cebola roxa.

03-por-ai-mulher-gritando5ESTÁ TOCANDO O TELEFONE!

– Atende, Mommy! Acho que é nosso omelete – falo pra Mommy.
– Alô!? Chegou??? Estou indo buscar.
– Era, Mommy!?
– Simmm!

03-por-ai-mulher-gritando5VOU ALMOÇAR OMELETE!

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

Sem comentários ainda.
  1. Oi Mari! Minha tapioca preferida é de carne de sol desfiada com nata. Também fica sensacional com recheio de linguiça e cebola caramelada ou simplesmente com manteiga de garrafa. Sou muito mais das salgadas e faço muito em casa! Bj

  2. Como sou mais do salgado, sempre me imaginei comendo tapioca salgada, mas com doce acho ela melhor. Pra versões salgadas, uso a receita da crepioca (beijos, blogayras fitness!): Um ovo (ou uma clara, se for papa-proteína), umas duas colheres rasas de farinha da tapioca, um pitadinha de sal (e eu curto colocar tempero verde tb), mistura bem e taca na frigideira. Quando tiver consistente, vira, toca o recheio e dobra! Fica muito bom!

  3. Oi Mari… adoro rechear elas com banana, canela e um pouco de granola para ficar crocante (gordice) ou queijo cottage e tomate seco….Bjos

  4. Mari do céu!
    Se for pra comer tapioca doce tem que ser a tradicional doce de leite e coco. Fica uma delícia!
    E salgada gosto muito de calabresa e requeijão. Adoro coisas light, sabe? hehehe
    A família da minha tia é toda nordestina: são cearenses. Então quando passeiam aqui no sul, tornam-se nossos escravos: produzem tapioca infinita! hahaha
    A gente até faz (mas é que nem churrasco que só o gaúcho que sabe fazer…) não fica tão boa como quando é feita com a perícia de um nordestino! rsrsrs
    Beijo

  5. Mariana, para fazer a festa no domingo, te diria para experimentar a tapioca do Brique da Redenção, tanto a salgada (carne de sol com queijo) como a doce (coco com doce de leite). Mas para uma refeição em casa, bonita e saudável, eu amo rechear com atum e queijo cottage, além de colocar um pouquinho do semente de chia misturada na farinha.
    Vale irar a tapioca do freezer e ter um café da manhã diferente.
    Beijos

  6. Final de semana passa me aventurei em fazer tapioca..e fica realmente uma delicia…. fiz de chocolate e morango (rsrsr) …MARAVILHOO!!!!!!! vale a pena Mari!! bjus

  7. Tá Mariana,mas o que o Bento achou disto tudo,ele aprovou e provou a tua tapioca por acaso? Gostei do texto,porém senti falta do Bento,au au au au…hehehehehe,abs!

  8. Oi Mariana!
    Amo teus textos, aqui e no Donna!
    Já li teus dois livros, na versão digital, através do meu Kindle! Demorei uma tarde em cada um, e são maravilhosos! <3 Enfim, sou tua mega fã!
    Bom, e o Bento é tuuudo! Coisa mais fofa do mundo!
    E, pensando nele, te mando este link! http://www.dogbeer.com.br/
    Dá uma olhada, e se o Bento estiver merecendo, presenteia o animal com uma delas! Hahahaha! Beijão para vocês!

  9. Oi Mariana, use uma peneira bem grande e espalhe peneirando, fica bem mais fácil. E salgada fica ótima com atum e requeijão, com peito de peru e queijo ou presunto. Doce fica uma maravilha com morangos e leite condensado. Testa e nos conta, bjo!

  10. Oi Mari, morei muito tempo no Acre, e considero a melhor tapioca a de manteiga…pode ser manteiga de garrafa, simples e pouco calórica, é uma delícia! Experimente no lanche com café preto…hummm…Servem em hotéis assim também no nordeste. O Zaffari está vendendo o pacote pronto, é só colocar na frigideira e voilà!!

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram did not return a 200.