É tempo de festa! Nutricionista ensina como não colocar a dieta a perder nesta época do ano

Aproximam-se as festas de fim de ano – comemorações no trabalho, Amigo Secreto, Natal, Ano Novo… – e muita gente pensa: “Agora é ladeira abaixo”. Me refiro à alimentação, que vinha sido controlada até então. No consultório, não são poucas as pacientes que me pedem ajuda para aproveitar as delícias de cada festa sem colocar toda a reeducação alimentar a perder. Nesta coluna, vou compartilhar o que costumo passar para elas.

1 – Faça o planejamento do seu cardápio, escolha preparações leves e sem muita gordura. Em seguida, faça uma lista de compras. Com esta atitude, você não saíra comprando aleatoriamente tudo o que encontrar no supermercado.

2 – Entre as opções de carnes, prefira os assados ou grelhados e retire a pele. Opte pelas carnes magras, como peru, outras aves ou até peixe assado. Tender e pernil são carnes que contêm mais gordura e colesterol.

tenderTENDER: SE PREFERIR, OPTE POR ACOMPANHAMENTOS MENOS GORDUROSOS

3 – Faça todas as refeições no dia 24 de dezembro. Se você ficar muito tempo sem comer, ficará com fome na hora da ceia e daí o abuso será inevitável. Não deixe de se alimentar durante o dia.

4 – Não “belisque” os alimentos ou beba drinques enquanto prepara a ceia, pois serão calorias a mais.

5 – Beba bastante líquido durante o dia. Assim, você estará se hidratando.

6 – Na hora da ceia, me primeiro lugar, faça um prato de salada. Coma à vontade. As fibras das hortaliças trazem saciedade.

tartelete-limaoSOBREMESA FEITAS COM MASSA PODRE E CHANTILLY? FUJA!!!

7 – Não repita a refeição. Lembre-se de que uma refeição saudável é composta de saladas, legumes, cereais e carnes.

8 – Se você é daquelas pessoas que não abre mão de comer uma carne mais gordurosa (tender, leitão, pernil), o ideal é combinar o prato com acompanhamentos menos gordurosos, como arroz com legumes, batatas cozidas ou assadas, saladas cruas, legumes cozidos. Evite combinar carnes gordas com maionese, farofa de ovos ou miúdos, torta de massa podre – para que seu prato não fique ainda mais calórico.

chutney1CHUTNEY: MOLHO À BASE DE FRUTA É OPÇÃO SAUDÁVEL E COM MENOS CALORIAS

9 – Evite os molhos à base de maionese, dê preferência para os feitos com iogurte, limão ou os chutney (molhos à base de frutas).

10 – Abuse dos temperos naturais: ervas aromáticas, cebola, alho, tomate, pimentão, pimenta.

11 – As sobremesas! Isso não pode faltar, não é mesmo? Pode consumir, sim, desde que faça a escolha certa e sempre com moderação. Prefira doces e sorvetes de frutas e evite aqueles que possuem cremes como chantilly ou massas podres, que contêm muita gordura.

palestra-espumante-abreESPUMANTE BRUT: OPÇÃO MENOS CALÓRICA NA HORA DO BRINDE

12 – Atenção para a bebida alcoólica! O álcool tem sete calorias por grama. Quanto maior o teor alcoólico, maior as calorias da bebida. Pode brindar a chegada do Ano Novo, mas sem exageros. Prefira espumante brut, vinho tinto seco ou vinho branco.

13 – Não abandone os exercícios físicos. Se não for possível ir à academia, faça caminhadas, ajude na preparação da ceia… Enfim, mexa-se!

Compartilhar
Carina Borges

Carina Borges

Nutricionista e Fisioterapeuta Dermatofuncional formada pelo Centro Universitário Metodista (IPA/RS), Carina Borges proporciona, a união entre a prevenção da saúde através da qualidade na alimentação e o bem-estar por meio da base científica de tratamentos eficazes para o corpo e a pele. O objetivo principal de seu trabalho é restaurar a saúde funcional e qualidade de vida das pessoas, para, então, seguir a busca incessante pela longevidade por meio da nutrição preventiva. Tudo por uma vida recheada de sabor e autoestima.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram has returned invalid data.