Muita gente pergunta qual é o segredo do sucesso de muitos profissionais que usam o Instagram como vitrine da marca pessoal. Selecionei as dúvidas mais comuns dos meus clientes da consultoria em personal branding para contribuir com quem quer melhorar a performance na rede:
Produção de conteúdo: produzo eu ou pago para alguma agência produzir para mim?
Minha opinião é clara: você assina um documento seu ou paga para alguém assinar por você? A produção de conteúdo para o Instagram é igual. Por mais que alguém diga que não tem tempo para usar a rede de forma ativa, saiba que sem dedicação, o resultado é quase nulo em termos de engajamento.
Comprar seguidores é uma boa ideia?
Eu não aconselho a compra de seguidores por um motivo muito simples: é apenas um número. Os seguidores comprados não curtem, não comentam, não repostam nada. De que adianta comprar 12 mil seguidores para parecer que você é interessante? Acho mais digno ter 1 mil seguidores que reagem às suas postagens de forma orgânica e espontânea. O desafio de mostrar-se uma pessoa interessante sendo exatamente quem é, é seu.
Devo ter uma conta pessoal e uma conta profissional?
Depende. Não é a coisa mais difícil do mundo ter duas contas no Instagram porque a interface entre elas é facilitada no aplicativo. Mas são duas contas para gerenciar. Todos nós temos a nossa vida particular e profissional, portanto, somos uma só pessoa. Brilhante, não? Então optar por uma conta com perfil comercial (que te permite patrocinar posts de interesse profissional) pode ser a melhor escolha. Nesse caso, é preciso ter alguns cuidados ao publicar fotos pessoais, caso você queira preservar a imagem dos filhos, família, relacionamentos… É preciso equilibrar o pessoal e o profissional. Marcas pessoais humanizadas são poderosas porque geram identificação e emoção. E abra a conta para o público.
INSTAGRAM: A REDE MAIS QUERIDA DO MOMENTO GERA MUITAS DÚVIDAS
Eu não gosto de fazer vídeos mas percebo que todo mundo usa o Stories. Devo usar também?
Esta decisão é sua. Se você não sente-se à vontade para fazer Stories, fique apenas nas postagens de fotos. Perceba que é possível fazer vídeos que você não apareça. O fato é que os vídeos engajam mais. Humanos gostam de humanos. Há pessoas que usam mais o Stories para o pessoal e mais as fotos para o profissional. Acho engraçado quem diz que não gosta de fazer vídeos. Estes só não percebem que são observados pelos outros o tempo inteiro, só não são gravados e não se veem em movimento.
Devo responder a todos os comentários nas minhas postagens?
Uma dúvida tão óbvia merece uma resposta à altura. Se a rede não fosse social, não precisaria.
Em redes sociais, é preciso socializar, sim. Não só responda, como curta os comentários. Ou você costuma deixar as pessoas que falam com você pessoalmente sem resposta?
É importante usar hashtags? Eu tenho dúvidas e não sei quais devo usar.
Pense nas hashtags (#) como etiquetas em uma prateleira gigantesca. Para a sua foto publicada no Instagram ser localizada na busca, ela precisa ser etiquetada por uma palavra que a defina. Por isso a #hashtag. Olhe para a postagem e pense: como você procuraria uma foto como esta? As palavras que definem a foto são as hashtags que você pode usar. Comece a observar como as pessoas usam as hashtags e vai ficar mais fácil.
A dificuldade campeã: eu não sei que tipo de conteúdo profissional publicar na minha rede.
Comece pensando na sua pauta profissional. Priorize a informação que pode ser útil para as pessoas que interagem com você. Um médico, por exemplo, pode eleger as dúvidas mais comuns dos seus pacientes em relação à sua especialidade e isso vira a pauta dele. As pautas sazonais são ótimas: todos os anos tem o mês de prevenção a algum tipo de doença. Pauta! Cursos, palestras, eventos, também podem ser postados, mas com moderação. Neste caso, o melhor é patrocinar para garantir maior alcance.
Dê atenção ao seu perfil na rede. Uma boa foto, uma ótima descrição sobre você e o seu trabalho, email, telefone, WhatsApp, site. Quanto mais claro, completo, melhor. E revise as palavras e o bom português não só no perfil, mas nas legendas.
Minha consultoria conduz profissionais autônomos, corporativos e empreendedores a obterem visibilidade de marca, referência no mercado em que atuam. O resultado reverte em vendas, percepção de autoridade e maior engajamento com o público por meio da humanização da imagem de marca pessoal. Atendo profissionais e empresas no Brasil e em Portugal.
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