Está comprovado: plantas trazem felicidade

Incrível a felicidade que as plantas são capazes de proporcionar na vida da gente. Falo isso porque passamos todo o inverno sofrendo ao ver nossas queridas plantinhas definharem. A horta, com o frio, foi para o brejo. O cactos, talvez por questão de solidariedade, arranjou uma praga e teve que ser aniquilado. As jabuticabeiras, coitadas, foram perdendo folhinhas, folhinhas, folhinhas até quase se parecerem a meros galhinhos secos mal enturmados.

mulher chorandoUM SOFRIMENTO SÓ

Prometemos que daríamos um jeito em nossa varanda, nas plantas de dentro de casa e das janelas quando a primavera chegasse. Foi então que ontem, uma segunda-feira em que costumo acordar com espírito de porto, acordei com o ding dong do senhor Rudi na campainha, um querido jardineiro que finalmente consegui encontrar.

Havia encomendado para o senhor Rudi um cactos novo, duas bromélias para substituir as mortas, vários temperos para a horta e um serviço de mão de obra com direito à poda, pulverização e plantio. Sr. Rudi bateu na porta com seu assistente e toda a parafernália debaixo do braço.

bento1EU AVANCEI NAS CANELAS DELE

Bento latiu quase até ficar rouco e ameaçou tirar pedaços do senhor Rudi e seu assistente.
– Tenho 22 peludinhos iguais a este – riu o senhor Rudi, tirando uma onda do animal.

Pedi encarecidamente ao animal que calasse a boca sob pena de não termos nunca mais nossa casa energizada com a felicidade que só plantas podem trazer. Então, em uma segunda-feira, eu me vi no meio da sala sentindo uma coisa muito boa no coração. Era de novo a presença da vida das plantas no nosso lar doce lar.

Minha mãe sempre nos ensinou que flores e plantas proporcionam um outro clima ao ambiente. Crescemos ouvindo isso e vendo ela dar exemplos em sua casa, sempre recheando vasinhos de flores sem precisar de nenhum pretexto para isso. Da série “mães (quase) sempre têm razão”, é preciso dar 100% de razão a ela.

Olha nossa bromélia nova!

23bromelia vermelhaOOOOOOHHHHH!!!!

Olha nossa outra bromélia nova!

23bromeliaOOOOOHHHHHHHHHH!!!!!

Perguntei ao senhor Rudi como cuidar das bromélias. Elas gostam de ficar dentro de casa, mas com luminosidade. Gostam de água, mas não precisam de água todos os dias. Uma vez por semana, ela ensinou, devo colocá-las embaixo da pia e molhar mesmo. Tipo dar um banho de chuveiro, sabe assim? E deu. Na próxima semana faço isso novamente.

Olha o cactos novo!

23cactusLINDO, LINDO, LINDO!
Me apaixonei à primeira vista

Perguntei de novo ao senhor Rudi como tratá-lo, já que até hoje não sei o que fiz de errado com o finado. Sr. Rudi me disse para colocar 600ml de água a cada 10 dias.

Olha as ráfias!

23rafia geralOOOHHHHH!!!

As ráfias são velhas companheiras, mas senhor Rudi me ensinou algo que eu não sabia, que costumo fazer e que vejo várias pessoas fazendo erroneamente.

Olha!

23rafia1Falei para a Rosa cortar as pontinhas secas da ráfia. Errado! Não se cortam as pontinhas secas. Atentem para a próxima foto!

23rafiaEstão vendo esse galho que leva até a folha!? Caso elas estejam muito secas e judiadas, devemos simplesmente tirar todo o galho. Só assim acontecerá nova brotação de galhos no caule! Aqueles pedacinhos de galhos espetados logo ali abaixo do caule foram galhos que cortei com tesoura. Não se faz. tem que puxar com a mãe mesmo, até que o galho se desprenda do caule.

Olha uma das jabuticabas na janela!!

23jabuticaba geralOI, BONITONA!

23 jabuticabaMais de pertinho dá pra ver as pequenas frutinhas nascendo e as cascas que o senhor Rudi colocou em todas as nossas floreiras

Olha a horta!

23hortaLINDA!
Aqui temos manjericão, manjericão roxo, salsinha, sálvia e alecrim

23horta1Nesta outra floreira temos cebolinha, mais salsinha, mais sálvia, coentro e mais alguma coisa que não lembro

Não estou sozinha em me sentir mais feliz e em paz com plantas por perto. Um estudo de Tina Cade, professora de horticultura da Universidade Estadual do Texas, e Andrea Dravigne, do San Marcos Nature Center, ambas instituições nos EUA, destacou que as pessoas ficam mais felizes quando trabalham em ambientes decorados com flores e plantas. A pesquisa foi realizada com 450 pessoas que trabalham em escritório e contemplou perguntas que visaram entender mais sobre a satisfação no ambiente de trabalho.

woman-question19O QUE DIZ O RESULTADO, MARIANA?

O resultado traz importantes informações como o fato de que ter plantas decorando espaços corporativos contribui mais com o conforto das pessoas do que a presença de janelas. Outro resultando interessante é que os homens sentem mais falta de plantas e flores nos ambientes corporativos do que as mulheres.

woman-yelling-istock-de20SÉRIO?

Pois é. Fiquei surpresa também. As pesquisadoras esperam que esses resultados influenciem empresários, designers e arquitetos a utilizarem plantas e flores também nos espaços destinados ao trabalho, para que o uso de plantas não seja visto como um item de luxo, mas sim como fatores importantes em seus projetos.

Woman Shouting with BullhornOUVIRAM, EMPRESÁRIOS, DESIGNERS E ARQUITETOS?

O estudo comprova que plantas proporcionam aos ambientes uma sensação de bem-estar e frescor –  e, nas pessoas, melhoram o humor, a empatia, aumentam a habilidade de gerar ideias criativas e resolver problemas além de diminuir a ansiedade. Em ambientes fechados, onde o ar condicionado é constante, as flores purificam o ar, pois convertem o dióxido de carbono em oxigênio removendo as impurezas do ambiente.

a-felicidade-nas-coisas-simples-da-vida-por-fabricia-ribeiroELAS NÃO SÃO DEMAIS?

 

Compartilhar
8 Comentários
  1. Fiz minha horta semana passada com manjericão, salsa e cebolinha e tenho namorado ela diariamente pra acompanhar a evolução. As violetas também estão renovadas e a orquídea quase florescendo. Aprendi a cuidar na marra, depois de assassinar várias, mas agora peguei o jeitinho e sou muito feliz com o meu pouco de verde que tanto me inspira!

  2. Oi Mari,
    Só passei aqui para dizer que hoje experimentei os cookies da Mr. Cheney. Foi o de chips e o triplo. Sem comentário…são maravilhosos. Valeu a dica! Bjs.

  3. Que lindas as flores Mariana, renovando as energias do teu lar doce lar! Eu gostaria muito de ter uma mini, mini, mini hortinha aqui na lavanderia do meu apertamento, porque infelizmente não temos varanda 🙁 O que gostaria que você me contasse é como o Sr. Rudi te ensinou a cuidar dos temperos, pode dividir comigo? Se você me ajudar, irei me aventurar em uma hortinha aqui para o meu lar doce lar 😉 Aguardo ansiosa, beijos!

    1. Sim Mariana, pega sol o dia todo 🙂 Gostaria de saber como ele te ensinou a manutenção, se não for abusar 😉 Muto obrigado pela atenção, beijos!

      1. Então, não tem mistério, Ina. Planta em vasinhos e rega uma vez ao dia, ou quando tu notar que a terra está seca. Só isso. Quanto ao manjericão, quando começar a dar flor, apesar de a flor ser linda, tem que podar, para que ele fique sempre robusto. Bjo. MK

  4. Cuido de algumas violetas despretenciosamente e volta e meia uma delas começa aos poucos florescer. Fico veeeeeeery feliz por esse motivo. Simples assim.

  5. Concordo plenamente que as plantas mudam o ar do ambiente e enche de energias positivas, moro mais na parte rural de Viamão e tenho um pátio bem grande, minha sogra é totalmente apaixonada por flores e qualquer lugar que você olhe la em casa tem flores e pés de frutas, e isso além de trazer uma beleza ao lugar traz energias muito boas, você fica calma e tranquila. Bjos Mari seu cantinho ta lindo. Bjos Bento e não ataca mais o Sr. Rudi.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram did not return a 200.