Adora floral, mas fica confusa ao vestir? AMIGA MARI fez um guia para ensinar a usar a estampa!

Desde que me conheço por gente e trabalho com conteúdo de moda – e lá se vão bons 20 anos -, a primavera, por ser a estação das flores, também ganhou a alcunha de temporada das estampas florais. Entra ano, sai ano, as revistas colocam em seus editoriais toda sorte de cores, tamanhos e espécies da flora mundial. E sabe o que é mais incrível nisso tudo? Sempre dá certo! Pelo menos, comigo funciona!  Sou invadida por um espírito mais leve, livre, a fim de levar para o guarda-roupa um pouco desta atmosfera feliz e primaveril (e olha que não sou de estampa!).

Durante muitos anos, a estampa floral esteve associada a um estilo romântico, ultra feminino, delicadíssimo e quase ingênuo. As coisas mudaram muito. Hoje em dia, há florais para todos os gostos e personalidades. Há florais de todas as cores e tamanhos. Há também algumas dicas de como usar para transmitir quem você é e também para disfarçar partes do corpo que não curte muito e realçar aquelas que gosta de deixar mais em evidência. Que tal? Para ajudar em tudo isso,  Amiga Mari entra agora em ação.

Percorri os quilômetros de corredores do BarraShoppingSul, entrei em diversas lojas e fotografei distintas peças florais para apresentar um verdadeiro bê-à-bá desta moda. Sabendo o tipo de floral que você curte, o estilo do seu corpo e a sua personalidade, vai ficar fácil fácil aderir a toda essa alegria de vestir.

Vamos lá!

shoulder5VESTIDO SHOULDER
Vamos começar pelo lado delicado do floral, bem o estilo deste vestido. O que a gente percebe são estampas de traço fino e elegante. É um tipo de peça que cai bem em mulheres mais miudinhas e com uma personalidade mais discreta, reservada.

Não quero dizer com isso que mulheres de estatura mignon só possam usar estampas miúdas e mulheres maiores só possam usar estampas graúdas. Tudo é uma questão de equacionar o seu estilo + ambiente onde a roupa será usada. Exemplo: sou baixinha, delicada, mas tenho uma reunião importante e quero passar uma imagem forte e determinada, ok, Amiga Mari? Ok! Minha sugestão? Opte por estampas florais coloridas e maiores.

Por exemplo?

ellus2CAMISA ELLUS
Colorida e cheia de personalidade, este tipo de peça ajuda a passar essa imagem forte e decidida que você busca. Rola o mouse!

ellus-camisa-patchOLHA O PATCH DE BEIJA FLOR ALI!
Se a ideia for customizar ainda mais a forma como você deseja se apresentar, este patch contribui para mostrar que você não só tem estilo como consegue criar em cima dele!

ellus5-patchPATCHES ELLUS
Com essa febre de patches no ar, opções não faltam para customizar o que você bem entender. Faz parte da turma que olha meio enviesado para o floral, mas gostaria de começar a tentar usar? Por que não aderir aos patches e começar devagarinho? Rola o mouse!

ellus4-patchPATCHES NO JEANS
Olha a alegria que as flores depositam no jeans básico!

Estampas podem favorecer ou destruir o visual e não é porque uma estampa é linda que necessariamente vai ficar bem em mim. Você tem um biotipo grande e curte ser assim? Ótimo! Invista em estampas grandes. Você tem um biotipo grande, mas gostaria de parecer menor? Vá de estampas pequenas? Você tem seios grandes e quer disfarçar? Prefira sempre as blusas e camisas de florais miudinhos – sem esquecer que o decote V é indicado neste caso. Seu quadril é pequeno e você gostaria de aumentar? Vá com tudo em calças e shorts estampados. E vice-versa para tudo isso!

Algumas imagens de peças com florais miúdos que selecionei nas lojas do Barra!

daniel-cassin4CAMISA DANIEL CASSIN

renner3VESTIDO RENNER

daniel-cassin7SHORT DANIEL CASSIN

zara5SHORT ZARA

Devemos seguir o mesmo raciocínio com as estampas que desenvolvemos com a peças lisas, ou seja: estampas de cores intensas e vibrantes chamam mais atenção; estampas escuras são mais discretas. Isso vale também para o tom de fundo das peças estampadas. O escuro sempre vai transmitir mais seriedade; enquanto o claro dará mais a ideia de delicadeza.

zara6VESTIDO ZARA
Um bom exemplo de peça de fundo escuro que passa essa imagem de formalidade e seriedade. Funciona muito no ambiente corporativo. Rola o mouse!

shoulderVESTIDO SHOULDER
Percebe a diferença entre um fundo claro e um escuro? Aqui, o branco passa essa imagem mais romântica e lúdica. É uma ótima peça para momentos de lazer.

A gente tem mania de pensar que só existem dois tipos de roupas florais – aquelas com estampas grandes e aquelas com estampas miúdas. Há porém, um terceiro estilo de estampa a levar em conta (e não apenas em relação aos florais): são aquelas estampas espaçadas, sabe? Olha!

zara3CALÇA ZARA
Escolhi esta calça como exemplo clássico: ela possui estampas pequenas, porém espaçadas. Portanto, cuidado: o fato por si só de a estampa ser miúda não quer dizer que você vai conseguir disfarçar um quadril ou pernas grossas, se esta for a intenção. Por quê: porque justamente este espaçamento entre uma estampa e outra promove um efeito alargador da silhueta.

l-perfume1VESTIDO LANÇA PERFUME
Aqui acontece justamente o contrário: sabe a máxima das listras verticais que contribuem para alongar e parecer mais magra? Neste vestido, o floral cumpre o mesmo papel com perfeição, uma vez que é estrategicamente colocado em forma vertical bem rente aos limites do corpo. Rola o mouse!

l-perfume4SHORT LANÇA PERFUME
Mais do que falava acima: percebe como a estampa ajuda a compor a cintura alta do short? Se a ideia é marcar a cintura, portanto, invista em estampas evidentes nesta região!

Considero shorts em geral um excelente investimento. Shorts jeans, então, nem se fala! Hoje em dia, short vai à praia e à festa – e a onda floral trouxe a estamparia também para essas peças, garantindo ainda mais sofisticação ao então shortinho básico. Se um short floral fica datado e enjoa? Olha, eu não acho. Até porque se trata de uma peça que pode ser usada com blusas e camisas lisas e não está em contato direto com o rosto.

Separei alguns shorts florais que amei!

l-perfume5LANÇA PERFUME
Repara na preciosidade dos bordados. Este short jeans desfila lindamente em qualquer festa de verão! Rola o mouse!

l-perfume-5-detalheMERECE ATÉ UM CLOSE!!

morena-rosa3MORENA ROSA

l-perfume2LANÇA PERFUME

renner4RENNER

A lógica para comprar biquínis é a mesmíssima das roupas: quer disfarçar quadris? Prefira estampas miúdas e juntinhas. Quer alargar? Estampas grandes e espaçadas. Vale também para a parte de cima. Espia só!

farm1farm2BIQUÍNIS FARM COM SUTIÃ OMBRO A OMBRO
A mesma modelo com duas estampas diferentes: a primeira mais miúda; a segunda, maior. Repara só como a ilusão de ótica muda! Ela parece ter mais quadril e busto na segunda imagem, não é?

Deu para compreender melhor a lógica do uso de florais? Deu uma animada para vestir e experimentar o que faz mais o seu estilo? Então, Amiga Mari despede-se com uma vitrine de outras peças florais garimpadas nas lojas do Barra – e com um aviso de amiga: até 31 de dezembro, a cada R$ 300,00 em compras nas lojas do shopping, podemos trocar as notas fiscais por um cupom para concorrer a duas SUV Nissan Kicks e 20 vales-presente no valor de R$ 20 mil reais cada. Os sorteios serão realizados nos dias 28 de novembro, 05, 12 e 19 de dezembro (4 vales-presentes por sorteio) e, para encerrar, no dia 02 de janeiro, (2 carros + 4 vales-presentes).

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

1 Comentário

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram has returned invalid data.