Etiqueta é bom e eu gosto

Venho por meio desta contar sobre o meu jantar de Dia dos Namorados no Wok com um “plus a mais”. Falar sobre etiqueta. O que acham? Em várias ocasiões me coloco em dúvida sobre como agir. Então, achei que seria de grande valia começar a estudar e a pequisar para não mais vacilar. E já que vou estudar e pesquisar, não me custa dividir conhecimento aqui, vai dizer?

Comecemos nossa aula de hoje então. Se vocês gostarem, poderemos criar uma sessão Etiqueta.Basta me avisar. Muito bem, como ia falando, ontem foi o dia de jantar no Wok para comemorar o Dia dos Namorados.

EU FIQUEI EM CASA

Bento ficou em casa. Mas ganhou peito de frango grelhado de recompensa e a promessa de que hoje mandaremos um e-mail para marcar o encontro com a Nina neste fim de semana.

NÃO DEIXEM ELA ESQUECER

Chegamos ao Wok às 8h e fomos encaminhados para uma simpática mesa reservada para nós. Fomos o segundo casal a chegar. O restaurante encheu por volta de 9h. Recepcionados com espumante, fomos informados pelo garçom que seria servido couvert, entrada, primeiro prato, segundo prato e sobremesa. Pedimos então o couvert.

Tcharan!

BISQUE DE CRUSTÁCEOS

BISQUE DE CRUSTÁCEOS DEVIDAMENTE DEGUSTADO

TU DEIXOU O CAMARÃO NO COPINHO, MARIANA?

QUE GENTE MAIS GROSSA…

Por essas e por outras que resolvi fazer desse blog também um espaço destinado à etiqueta. Para ver se domo um pouco a ignorância de vocês, já que somos obrigadas a conviver aqui dentro.

RESPONDENDO À PERGUNTA

Não, não deixei o camarão dentro do copinho. Espetei com um garfo e comi. Me guiei pela maneira como se come camarão em coquetéis de camarão. Coquetel de camarão come-se com colher de sobremesa na mão direita e garfo de peixe na mão esquerda. Se houver camarões graúdos, devem estar descascados. Se estiverem sobre a borda da taça, devem ser colocados dentro da taça e cortados com a colher antes de levá-los à boca. Assim sendo, como o camarão da bisque estava descascado e não havia espaço para cortá-lo dentro do copo, espetei o garfo e comi.

ESTAVA DELICIOSO!

Seguimos o jantar com a entrada: Tartare de salmão e couscous marroquino com espuma de manjericão.

OOOOOOHHHHHH!!!!

Esse não teve muito mistério. Usei o garfo e a faca que estavam posicionados mais afastados do prato, seguindo a ordem de utilização. Se estava bom o tartare?

ESTAVA SENSACIONAL!

Em seguida, foi servido o primeiro prato. Ainda haveria o segundo e apenas mais um jogo de talheres estava sobre a mesa. E agora? Deveria colocar o garfo e a faca em paralelo dentro do prato de tartare devidamente saboreado ou deveria ficar com eles para utilizar no primeiro prato? Ou no primeiro prato eu deveria usar os talheres que também usaria no segundo prato?

FIQUEI MEIO CONFUSA

Pela minha lógica, deveria devolver os talheres da entrada junto com o prato vazio e usar os talheres principais para comer o primeiro e o segundo pratos. Fui pesquisar.

NÃO ACHEI NADA SOBRE O ASSUNTO

Mandarei um e-mail para minha amiga Celia Ribeiro e logo voltarei com a informação completa.

ESPERO QUE ELA CONFIRME QUE AGI CERTO

Então, foi chegada a hora do primeiro prato.

CAUDA DE LAGOSTA AO MOLHO DE CHAMPANHE

Deveríamos optar pelo segundo prato. Havia duas alternativas.
1) Medalhão de filé ao molho demi-glace sobre mousseline de batata baroa e cream cheese.
2) Filé de robalo, palha de poró, curry aromático Thai e legumes wok.

Como eu já estava completamente inserida no espírito frutos do mar, não me ocorreu escolher o filé. Nem ao Chico. Escolhemos o robalo.

OOOOOOOHHHHHH!!!

Não pensem que eu não morri de vergonha de ficar tirando fotos, mas tinha prometido contar sobre o jantar. E promessa é dívida.

TU PROMETEU MANDAR E-MAIL HOJE PARA A NINA

Mandaremos de tarde, Bentinho. Fica tranquilo. Agora vai comer um ossinho para te distrair. Pode ser?

PODE

Por fim, a sobremesa. Tcharan!

TRIO DEGUSTAÇÃO PARA O CASAL!

BROWNIE DE CHOCOLATE E MORANGOS

PANNACOTTA DE CHOCOLATE BRANCO E PHISALIS

CHEESECAKE CLÁSSICO COM SORBET DE GOIABA

QUAL VOCÊS GOSTARAM MAIS, MARIANA?

Gostamos de todos, mas se tivesse que escolher um, ficaria com o cheesecake clássico com sorbet de goiaba. Estava sensacional!

MEU OSSO TAMBÉM ESTAVA SENSACIONAL

Que bom, meu amor!

SERÁ QUE AGORA A GENTE PODE ESCREVER PRA NINA?


Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

22 Comentários
  1. Nossa quantas delícias!!!

    Acho boa ideia manter uma parte de etiquetas no blog, afinal são dúvidas de muitas pessoas e as vezes temos vergonha de perguntar!! =)
    Bjos

  2. Mari… Não sei se é falta de etiqueta, mas vim te perguntar se tu já comestes no Rocks Restaurante ali na Cândido Silveira. É SENSACIONAL! Acho que tu iria gostar!
    Ambiente aconchegante, atendimento espetacular e muitas variedades.
    Meu preferido Spätzle (sim, fui no google) a moda da casa. HUUUM!
    Fica a minha sugestão!
    Beijos, querida e não esquece do e-mail pra Nina! rsrsrs

  3. Acho tão chique gostar de camarão. Me sinto uma excluída por não gostar…. Ainda se fosse por alergia…
    Que PRATO DIVINO DE SOBREMESAS é esse? Eu já tava salivando desde o outro post quando tu contou as opções… mas essas fotos foram castigo teu, admite!!!!
    Justo no meu dia de “dieta dos dois dias”…. aiai

  4. que delícia Mariana!!!!!! (olha eu aqui de novo)……..babei nas fotos……de jejum hoje claro…depois da orgia gastronômica de ontem!!! Daniel insistiu para sairmos, eu insisti pelo jantar em casa, devido às filas em restaurantes…cheguei em casa vencida pelo cansaço e me rendi ao jantar fora! Depois de uma longa hora de espera me esbaldei em todas (TODAS) ilhas do Riversides Shikky, então acho que uma semana de jejum me faria bem….hahahahaha….
    e não esquece de mandar o e-mail para a Nina, que aliás tem o mesmo nome da cusquinha do Budweiser, que está em um estágio mais avançado do namoro e inclusive já tiveram 10 filhos os dois, duas ninhadas muito prolíferas!!!! Fértil o animal hem, trabalhar para pagar pensão…nada óbvio!!!!

    bjo

  5. Eu amo etiqueta, acho lindo pessoa educada, mas minha renda não permite restaurantes sofisticados (por enquanto).
    Tenho dúvidas se me adaptaria a esse tipo de cardápio, pois é tudo muito lindo e chique, mas muito diferente da cozinha típica brasileira, e em pouca quantidade. Acho que prefiro churrascarias, restaurantes italianos e pizzarias…(risos)
    Gostei da matéria, e quem frequenta esse lugares deve sim observar as normas cultas!
    Eu adoraria aprender mais, de etiqueta em todas as áreas e na vida! Beijos

  6. Huuummm parece tudo mto bom…
    Olha Mari acho bem interessante essas informaçoes sobre etiquetas, as vezes estamos acostumados a comer de um jeito em casa que quando vamos a um lugar desses esquecemos da etiqueta… eu particularmente nao entendo mto de etiqueta, minha sogra que as vezes nos explica a mim e ao meu marido algumas coisas, como nao se deve encher o copo de suco ou seja qual for a bebida, temos mania de colocar conforme a sede, e outras coisas tambem.

  7. Mariana, muito legais as fotos dos pratos, mas e as tuuuas?
    Comentou que iria se produzir para o jantar, então deve mostrar a produção!!!

    Beijãooo e ótima quinta!

  8. Mari, adorei teu jantar! Fina! Vou curtir muito a sessão sobre etiqueta, esperando ansiosa. Agora, mais ansiosa ainda estou pela resposta ao e-mail da Nina!!!

  9. Oi Mary! Muito legal o jantar! Eu quero muito as aulas de etiqueta! Ontem fiquei em dúvida em relação a posição do prato de sobremesa (fiz um jantar para o marido). Mas na correria do: “preparar jantar, o ambiente e a mim mesma”, não tive tempo de pesquisar na internet. bjss

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram did not return a 200.