Guia da base ideal: aprenda a escolher o tom certo e conheça truques de aplicação

A obsessão do momento no assunto maquiagem passa pela busca da “pele ideal”. Não se trata de uma pele linda que já acorda radiante de manhã. Isso só acontece em conto de fadas. Trata-se, sim, de ser capaz de “fazer” uma pele perfeita lançando mão de todo o arsenal da indústria da beleza – e o primeiro item da nécessaire, o mais importante, sempre será a base. Não por acaso, várias marcas nacionais e internacionais preocupam-se em lançar produtos que atendam às necessidades de todos os tipos de pele a fim de proporcionar uma cobertura no melhor estilo “cara lavada”.

A Avon True acaba de colocar no mercado 18 (dezoito!) novas cores de bases líquidas diferentes e com acabamento matte – uma vez que o Brasil caracteriza-se por ser um dos países com maior diversidade cultural e, consequentemente, com os mais variados tons de pele. Segundo a empresa, as bases foram desenvolvidas com a tecnologia Cor Fiel, fórmula que ajusta a tonalidade da base ao tom da pele de cada mulher.

make-naturalPELE NATURAL: O QUE PARECE CARA LAVADA TEM POR TRÁS A ESCOLHA DA BASE IDEAL PARA CADA TIPO DE PELE

A incensada M.A.C não ficou atrás nesta corrida e lançou este mês sua mais nova fórmula de base: “Next to Nothing” ou “Quase Nada”, em tradução livre. São nove tons diferentes com um potente diferencial: a textura leve e fina, que garante o efeito de pele natural, mas sem “imperfeições”. Caiu imediatamente nas graças dos maquiadores mais estelares do mundo. Next to Nothing possui efeito hidratante, que permite que a base também funcione como primer. Vem em seis tons diferentes e custa US$ 31 (R$ 97).

mac-base
“NEXT TO NOTHING”: NOVE TONS COM TEXTURA QUE GARANTE EFEITO DE PELE NATURAL

A escolha da base perfeita para cada tipo de pele passa pela experimentação. Há dicas a serem seguidas na hora da compra e no processo da maquiagem que podem ajudar no resultado da pele perfeita – aquela que parece que não passamos nada. Espia algumas delas!

O tom ideal
A cor escolhida tem que ser a mais próxima possível ao tom real de sua pele. Assim, para fazer a escolha certa, é importante saber se o seu subtom é rosado ou amarelado. Depois, faça alguns testes na região do maxilar com bases correspondentes ao seu fundo e opte pela que tiver menos contraste com a sua pele. Se puder, saia da loja e observe seu rosto na luz natural. Se for possível, peça uma amostra grátis para levar para casa antes de comprar. A iluminação das lojas quase sempre mascara o tom certo.

Tipo de pele e textura da base
Se você usa cosméticos para pele seca ou ressecada, prefira uma base líquida ou cremosa. Caso a oleosidade seja o seu problema, tente bases em pó. Quem tem pele normal pode experimentar todos os tipos, mas as bases líquidas costumam ficar mais naturais.

Hidratante e Primer
Uma pele hidratada é fundamental para o sucesso da maquiagem. Cinco minutos antes, passe o hidratante no rosto para que tenha tempo de secar. Em seguida, use o primer. Ele ajuda a preencher os poros grandes e as linhas finas, fazendo com que sua pele pareça mais suave e facilitando a aplicação da base.

Comece pelo centro do rosto
Queixo, nariz, maçãs do rosto e testa são as áreas do rosto que ficam mais avermelhadas e, por isso, precisam de mais base. Capriche nessas partes e passe apenas uma pequena quantidade no restante, se a ideia for uma maquiagem natural para o dia a dia. Em um evento à noite, fique à vontade para aplicar mais quantidade do produto. Pincel, esponja ou as mãos, você escolhe a forma de passar a base que mais se sinta confortável. Não tem regra.

peleDE DENTRO PRA FORA: Para espalhar a base, faça movimentos de dentro para fora, até que toda a pele do rosto fique homogênea; Não se esqueça de passar um pouco de base no pescoço para igualar a cor do rosto com o pescoço.

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

1 Comentário

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram has returned invalid data.