Leite disfarçado

panelinha, reprodução

Não sei se já comentei que não sou lá muito chegada em leite. Pois é. Minha mãe vive dizendo que vou ter problemas de osteoporose, que leite tem cálcio, que eu tenho que tomar cálcio e blablablá blablablá. O máximo de leite que consigo tomar é aquele desnatado, quase água. E olhe lá. Dito isso, acho que tive um insight maravilhoso: usar o leite em sopas e cremes. Qual a diferença? Muita! Nem dá para notar a presença do leite, parece um creminho. Fiz minha primeira experiência esta semana, quando pedi auxílio ao Google para um creme light (light, isso é muito importante!) de brócolis. Achei no Panelinha uma receita fácil e muito boa, que inclui couve-flor. E o melhor: 89 calorias por porção, darling. Interessa? Ó:

Ingredientes
300 g de brócolis
300 g de couve-flor
1 xícara (chá) de batata ralada
1 xícara (chá) de água
2 colheres (sopa) de cebola picada
3 xícaras (chá) de leite desnatado
1 pitada de noz-moscada
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo
1. Lave os brócolis e a couve-flor sob água corrente. Corte-os em pedaços bem pequenos. Descasque a batata e rale no ralo grosso.
2. Coloque todos os ingredientes numa panela média e leve ao fogo baixo para cozinhar. Deixe cozinhar por cerca de 30 minutos ou até que os legumes fiquem macios.
3. Retire a panela do fogo e transfira os legumes e o caldo para um liquidificador. Bata até obter um creme homogêneo.
4. Volte o creme para a panela, verifique os temperos e, se preferir, acrescente um pouco mais de água. Deixe aquecer bem e sirva a seguir.

PS: tenho um pouco de tremor diante de ingredientes difíceis, tipo “noz-moscada”. Eu não achei, não tinha em casa e não coloquei. E acho que não compromete. Como adoro uma pimentinha, coloquei algumas gotinhas da Bravo e dois punhados de queijo ralado. Fez toda a diferença.

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram did not return a 200.