Em 2017, a tendência no mercado do luxo é comprar experiências únicas. A mudança no comportamento do consumidor desse segmento é provocada, segundo o site Trend Watching, por fatores como a diminuição no turismo na Europa, a instabilidade provocada pela guerra e a migração no Oriente Médio e o enfraquecimento do crescimento econômico da China.
O fato é que o status, coração do luxo, que antes era medido pelo poder de compra de objetos e bens, passou a ser intangível. O consumidor premium quer mais do que adquirir coisas. Quer comprar sensações e experiências exclusivas. E as marcas de luxo, em consequência dessa mudança de comportamento, se adaptam ao movimento do mercado.
Marcas inteligentes vão perceber essa mudança de comportamento como oportunidades. Conheça cinco tendências são apontadas como potenciais tendências de consumo de luxo.
LOJA ITINERANTE DA FENDI: NA ESTRADA ENTRE ESTADOS UNIDOS E CANADÁ
1. Promover o desenvolvimento pessoal
Experiências únicas, intransferíveis, que possibilitem que a pessoa se destaque da multidão.
2. Segurança de dados
Marcas que investem na segurança dos dados de seus clientes exclusivos ganham a confiança e a preferência deste público.
3. Sustentabilidade
Marcas que agregam valor à venda de experiências e produtos porque buscam a sustentabilidade do planeta estarão à frente no mercado de luxo. Apostar no menor impacto de destruição do meio ambiente é valioso e desejável.
4. Luxo on demand
Aluguel de assento em jatinho, uber em supercarros e jantares exclusivíssimos em domicílio são exemplos de como o mercado de luxo se adaptou à necessidade de quem pode pagar muito para ter o que poucos têm acesso.
5. Flexibilização demográfica
Marcas de luxo começam a flexibilizar seus públicos. Um exemplo disso é da Fendi, que instalou uma loja itinerante num triciclo e percorreu pontos dos Estados Unidos e Canadá vendendo seus produtos.