O mundo está cheio de novas profissões, e trabalhar em uma atividade relativamente recente no mercado de trabalho às vezes gera um certo estranhamento. Sou estrategista em marcas pessoais e meu trabalho é orientar pessoas a construírem e posicionarem suas marcas no mercado. Tipo descobrir um tesouro escondido embaixo do nariz do cliente. No caso, o tesouro que é dele e que nunca se deu conta o quanto pode ganhar com ele.
A maioria das pessoas não faz ideia dos benefícios de ter uma marca pessoal poderosa. Digamos que você seja médica dermatologista. Você tem seus pacientes, mas volta e meia sente que poderia ter mais visibilidade, seja um convite para palestrar, dar entrevista ou mesmo aumentar o número de pacientes.
Ao desenvolver uma estratégia de marca, a pessoa passa a mostrar para o outro o que tem de melhor: seus principais talentos, habilidades, bagagem profissional e experiências de vida. Organizado, o conjunto de características que formam cada um de nós (imagem, comportamento, credenciais, entre outros) nos torna profissionais mais competitivos, mais elegíveis, mais visíveis. Ao trabalharmos a nossa marca, viramos referência.
MARCA PESSOAL: NÃO CONFUNDA COM BRANDING E MARKETING PESSOAL
“Marca pessoal é o que dizem sobre você quando você não está presente”
Jeff Bezos, CEO da Amazon
Muita gente confunde marca pessoal com branding pessoal e marketing pessoal. Marca são as características humanas que você transmite para o outro. Personal branding é o processo de gestão da sua marca, e marketing pessoal é promover essa marca.
Todo o processo de personal branding começa com exercícios de autoconhecimento. Somente quem se conhece consegue transmitir, pessoalmente e nas redes sociais, como quer ser visto e reconhecido pelo seu público.
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A segunda etapa do processo é a estratégia, em que trabalho as diferenças pessoais. O que te diferencia, quem são seus concorrentes, quem é o seu público, qual é o seu mercado e modelo de negócio adequado.
A última parte é a cereja do bolo: a visibilidade. Nessa fase a pessoa escolhe como quer ser visível: escreve um livro, escolhe ser influencer nas redes sociais, tem um site ou blog, oferece cursos, palestras, faz network.
“Se você é um a mais, será um a menos”
Na prática, funciona assim:
Faço orientação individual para pessoas físicas, profissionais autônomos e empreendedores. Ofereço workshop/palestras/bate-papos sobre Marca Pessoal para grupos e empresas.
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