Mari Kalil: A torta de maçã com stroopwafel da Elis é daquelas delícias para a vida!

Foi lançado o desafio, e desafio dado é desafio aceito:
– Mariana, você seria capaz de criar uma receita de torta contendo o biscoito Stroopwafel para oferecer a suas leitoras como opção de sobremesa de Natal? – perguntou o simpático Willem Vos, sócio-proprietário do Moinho Wafers, que fabrica o Stroopwafel Moinho.
– Óbvio! – respondi, de bate pronto, esquecendo momentaneamente que nem brigadeiro eu consigo fazer sem queimar o fundo da panela.

bento1123ELA É MUITO SEM NOÇÃO

Saí correndo sem olhar para trás e sem escalas até a casa da minha sogra. Precisava urgentemente pedir ajuda para a Elis. A Elis é funcionária da casa dos meus sogros há quase duas décadas e uma cozinheira de mão cheia. Pode dar um pedaço de aipo pra Elis que ela preparará algo de comer de joelhos.

Bati na porta de serviço, a Elis abriu.
– Elis, pelo amor de Deus – fui entrando. – Preciso dos teus dotes culinários e da tua criatividade.
– O que foi, Mariana? – Elis quis saber.
– Temos que criar a receita de uma torta contendo Stroopwafel para oferecer como opção de sobremesa às leitoras do site.
– O que é Stroopwafel? – Elis quis saber.

wafersAQUI Ó!
E fui tirando de dentro da bolsa três pacotes iguais a este!

Expliquei a Elis:
– Este é um biscoito típico holandês, com recheio de caramelo. Eu amo comer com chá, café, com sorvete, puro… Tem um sabor bastante doce, por isso eu acho que a ideia seria criarmos uma receita que equilibre um pouco. Agora, que receita é essa eu deixo pra ti – respondi. – Mas uma coisa importante: tem que ser algo fácil de fazer. Pensa na Mariana tendo que preparar esta receita! Daí tu vai ter uma ideia do grau de dificuldade: zero.
– Já sei o que vou fazer – respondeu de bate-pronto a Elis.

+ MARI KALIL: Delícia de verão tem nome: stroopwafel com sorvete! Resista se for capaz!

Vinte e quatro horas depois, apita meu celular. Mensagem da Elis por WhatsApp
“Olha como está ficando!”, ela escreveu.

E mandou a foto!

img_2147OOOOOOOOHHHHHHH

Os acontecimentos ocorridos na sequência do envio desta imagem demonstram um descontrole total por parte de Mariana. De posse da torta, Mariana, obviamente, experimentou a torta.

Olha!

img_2148ERA DADA A LARGADA NO COMEÇO DO DESCONTROLE

Dei uma garfada ainda no prato mesmo para provar. “Não acredito”, pensei, enquanto mastigava. Ficou muito, muito maravilhosa. Fui dando outra garfada, mais outra garfada, mais outra garfada até que criei um buraco na torta. Apenas o buraco em si não seria nada se eu tivesse lembrado de fazer a fotografia da torta inteira antes para garantir a imagem deste post.

olivia10-350x4992ELA COMEU ANTES DE FOTOGRAFAR

bento1123ELA É MUITO SEM NOÇÃO

manaDEPOIS FALA DE MIM

O que aconteceu então? Depois de devorar a metade da torta, e seu respectivo marido Carlos Eduardo devorar a outra metade, Mariana pediu a Elis que enviasse a receita para que ela não apenas publicasse para as queridas leitoras, mas colocasse em prática em sua própria cozinha a fim de não apenas garantir a imagem, mas assegurar-se da facilidade de execução. Tenho a dizer que é barbada e mais: que vocês vão querer preparar não apenas no Natal, mas pelo resto de suas vidas. Sabe aquelas receitas que passam gerações? Pois é! Bem-vinda a um delas.

Chega de papo, então, e vamos à maravilhosa torta de maçã com stroopwafel da Elis!

stroop-torta1TORTA DE STROOPWAFEL COM MAÇÃ, CANELA E CASTANHAS DO PARÁ

Ingredientes
3 pacotes de biscoito Stroopwafel Moinho Wafers
3 maçãs
Castanhas-do-Pará
Canela
Manteiga ou Ghee para untar

Modo de preparo
Cortar as maçãs em fatias bem fininhas. Triturar os biscoitos Stroopwafel ou cortar com as mãos em pedaços bem pequenos. Untar um prato refratário com manteiga ou Ghee e dispor uma camada de maçãs. Em seguida, colocar uma camada de biscoitos triturados. Misturar a canela com as castanhas do Pará trituradas e dispor como terceira camada. Repetir a camada de maçãs, a camada de biscoitos triturados e a camada de canela com castanhas e assim sucessivamente até chegar na borda do prato. Levar ao forno em fogo baixo para assar durante 20 minutos. Voilà!

+MARI KALIL: Sete maneiras de comer e servir stroopwafel, este divino e tradicional biscoito holandês

Por fim, quero deixar uma boa dica e uma novidade: além do Stroopwafel, a Moinho Wafers também passou a produzir farelos do biscoito.

Olha!

farelosPACOTE DE 300 GRAMAS DE FARELO DE STROOPWAFEL
Em Porto Alegre, à venda com exclusividade no Armazém dos Importados ( Rua Padre Chagas, 171, Moinhos de Vento) e no Armazém do Queijo (Rua Murilo Furtado, 254, Petrópolis)

Portanto, se você tiver preguiça, falta de tempo ou mesmo apenas quiser experimentar a novidade, pode substituir os biscoitos da receita da Elis pelos farelos, que já vêm triturados.

Olha!

lata-fareloEU TENHO, ÓBVIO!
#alouquinhadostroopwafel 🙂

lata-stroppGUARDO OS MEUS FARELOS NA PRÓPRIA LATA DOS BISCOITOS
E gosto de manter na geladeira pra beliscar com chá e cafezinho!

lata1E POR FALAR EM LATA DE BISCOITOS…
Se eu puder deixar uma última dica, pense a respeito de presentear com esta fofíssima lata com biscoitos Stroopwafel neste fim de ano. Uma linda lembrança que não termina na última dentada, já que a lata torna-se objeto de decoração e tem mil e uma utilidades. Um jeito criativo e bem longe do lugar comum para adocicar a vida de quem queremos bem! No Zaffari, em Porto Alegre, eu sei que tem!

apontando_para_baixo_0111ONDE ENCONTRAR STROOPWAFEL NA SUA CIDADE!

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

1 Comentário

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram has returned invalid data.