Matchá: entenda por que esse chá deve fazer (já!) parte da sua vida

Tenho uma diquinha bacana: diz respeito ao Matchá, já ouviram falar? A razão do sucesso é o alto poder antioxidante do pó – um derivado do chá verde que tem 50 vezes mais polifenóis (ativos que combatem os radicais livres) e 9 vezes mais betacaroteno que o espinafre. O que isso significa? Significa que contribui muito mais para aumentar a queima de calorias durante o exercício.

Surprised woman isolated against white backgroundÉ O MILAGRE EM FORMA DE CHÁ!

É o que parece mesmo. Como se não bastasse, o milagre ainda é rico em clorofila, que desintoxica o organismo. No Rio de Janeiro,o restaurante BIO CARIOCA oferece uma pizza feita com matchá. Outras muitas comidinhas podem ter o pó verde como ingrediente. Ele pode ser misturado a sucos, quiches, bolo, cookies… E essas receitas contribuem para amenizar o sabor amargo do matchá.

Olha!

matcha-green-teaMUITO PRAZER, SOU O MATCHÁ!
Ele é elaborado com as folhas mais novas e tenras do chá verde, vindas de plantações protegidas do sol. Depois de colhidas, as folhas são trituradas muito lentamente em um moinho de pedra, até que sejam reduzidas a este pó!

Com isso, pode ser preparado também de modo alternativo e mais rápido. Basta colocar a água quente sobre ele e misturar até que se formem bolhinhas nas bordas da xícara. A comparação nutricional do matchá com o chá verde tradicional é impressionante. Alguns exemplos: enquanto o chá verde tem 3mg de cálcio por 10 gramas, o matchá tem…. 42 mg! Enquanto o chá verde tem 0,07g de polifenóis por 10 gramas, o matchá tem… 1 grama! Enquanto o chá verde tem 0,02g de proteína por 10g, o matchá tem… 3,1g!

surprised-womanÉ O MILAGRE EM FORMA DE CHÁ!

O Matchá contém 10 a 15 vezes mais nutrientes do que outros tipos de chás (verde, oolong, vermelho, preto…). Um grama de Matchá contém (prestem atenção!!) até CINQUENTA VEZES a quantidade de galato epigalocatequina de uma xícara de chá verde convencional.

woman-yelling-istock-de20O QUE É ESSE GALATO, MARIANA?

Eu NUUUNCA consigo terminar de falar antes que essas maledetas invasoras de blog apareçam para me interromper. Que coisa mais impressionante! E cadê o xerife? Cadê o comendador? Dorme. Não só dorme. Ronca. Não só ronca. Ronca alto.

bento1ESTOU DOS EXAUSTOS

Pois galato epigalocatequina é um dos polifenóis do chá verde. Olha que incrível: a atividade antioxidante do galato epigalocatequina é CEM VEZES maior do que a vitamina C e VINTE E CINCO VEZES maior do que a vitamina E. Em termos de antioxidantes, uma semana de consumo de Matchá seria então o equivalente a quase um ano de consumo de chá verde convencional.

woman-questionONDE SE ACHA ESSE MILAGRE, MARIANA?

Pois é. Aqui na rede mundial de computadores, eu descobri uma loja online que tem muitas variações de matchá. Chama-se ALI EXPRESS. Em Porto Alegre, ele pode ser visto e adquirido nas lojas Tea Shop. Também encontrei um blog muito bacana sobre chás, chamado TRILHAS DE CHÁ, que indica vários lugares onde comprar chás.

professoraUM POUCO DE HISTÓRIA

Há mais de 600 anos, os Samurais desenvolveram uma cerimônia do chá verde, com o objetivo de trazer paz e harmonia às suas vidas geralmente violentas. Com raízes no Zen Budismo, envolvendo humildade, simplicidade e beleza natural, a Cerimônia do Chá tornou-se um dos principais rituais do Japão. Devido ao seu significado, apenas um tipo especial e raro de chá verde em pó, o Matchá, era utilizado. Monges japoneses, que estudaram budismo na China, haviam trazido essa técnica especial de preparo de chá em pó para o Japão, alguns séculos antes. Seu consumo é parte integrante da cultura e religião japonesa.

intelligent-woman-with-great-smileCURTIU?

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram has returned invalid data.