Minha turma de alimentos amigos contra a osteoporose

Tenho problemas em alimentar a saúde dos meus ossos. Explico: não bebo leite, leite empapuça minha alma e, desde sempre, ouvi que beber leite é estritamente necessário para um futuro o mais longe possível da osteoporose. Ou seja: estou fadada a quebrar meus ossos em mil pedacinhos em um futuro não muito distante.

bento1ELA ADORA FAZER DRAMA

Mas sabe qual é a verdade? Essa história de “tem que” beber leite nunca me convenceu muito. Pra começar, o homem é o único mamífero que bebe leite depois de adulto. Algo, portanto, está um pouco errado. Na minha opinião? O homem, claro. Outro ponto importante: uma coisa é LEEEEITE; outra coisa são esses troços que vêm dentro dessas caixinhas.

Os últimos acontecimentos mostrando leites adulterados no Estado, contendo formol, ureia, água e soda cáustica não me deixam mentir. Só para refrescar a memória: em maio deste ano, laudos realizados por dois laboratórios credenciados ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento comprovaram a fraude que consistia em alterar a quantidade, densidade e a acidez elevada do leite, adicionando água, sal, açúcar, amido de milho e até mesmo soda cáustica para mascarar leite azedo.

silvio-santos-editorial6PODE, LOMBARDI?

Já está provado que o leite não pode ser considerado uma fonte primária de cálcio assimilável devido ao seu alto teor de… fósforo! Comparemos, pois: 100 gramas de leite de vaca (não água com formol!) contêm 97mg de fósforo. Já 100 gramas de leite materno contêm 18mg de fósforo. Eis uma brutal diferença do porquê os bebês se alimentam de leite materno e os bebezões adultos não “têm que” beber leite de caixinha.

:Alimentos que funcionam muito bem contra a retenção de líquido

Este desequilíbrio no fornecimento de fósforo é apenas UMA das razões que fazem com que o leite de vaca não seja a melhor fonte de cálcio. Além disso, o processo de pasteurização pelo qual o leite é submetido destrói vitaminas, minerais e enzimas – justamente as enzimas que contribuem para a digestão de gorduras e açúcares do leite.

bebe-cara-feiaAQUI PRO LEITE, Ó!

Vivo em constante busca por alimentos capazes de contribuir para uma dieta rica em cálcio – e agora cheguei exatamente no ponto que queria: falar quem são meus amigos e minhas amigas nessa luta contra a osteoporose.

Apresentem-se amigos e amigas!

Amendoas_1AMIGA AMÊNDOA
Rica em cálcio, ferro, proteína, vitaminas e minerais. Recomenda-se ingerir cerca de 20 amêndoas por dia. Eu devo ingerir umas oito. Mas vou sobreviver à osteoporose

brocolisAMIGO BRÓCOLIS
Meu amigo desde sempre. Sempre ouvi que brócolis é um alimento maravilhoso para prevenção de câncer. Costumo comprar aqueles frescos, que ficam ali enrolados por um barbante junto com as alfaces no supermercado, sabe? (Vide foto) Muuuuuito melhores do que aqueles meio secos, com formato de couve flor. Brócolis é rico em cálcio, magnésio, ferro, potássio, sódio, zinco e vitaminas A, C e B6. Quando quero implicar com meu pai, peço pizza de brócolis. Hehehe! Ele odeia!

51AMIGA LINHAÇA DOURADA
Pois não há sequer um dia pela manhã em que eu deixe de comer minha porção de farinha de linhaça dourada. Coloco sobre o mamão, a banana, o avocado, ou misturo em suco… Vai do que resolvo comer de manhã. Mas linhaça não fico sem. Além disso, ela é fonte de ômega-3, que previne doenças cardiovasculares e desinflama o organismo. Quem não precisa de ômega-3 na vida?

santos-populares-sardinha-assadaAMIGA SARDINHA
Amoooo! Além de ser rica em ômega 3, é um dos alimentos ricos em vitamina A e também em cálcio. São 383 mg de cálcio a cada 100 gramas do peixe. Meu sonho é aprender a fazer um prato desses aí, de sardinha assada. Enquanto este dia não chega, como sardinha em lata mesmo! E não sou menos feliz.

olivia10FALA DAS COISAS QUE TU DEVERIA COMER E NÃO COME

WOMAN-ANNOYED-facebookPOIS É…

Há outros alimentos muuuuito importantes na dieta de quem busca uma alimentação rica em cálcio e que eu não tenho o hábito de comer. Por quê, Mariana? Não sei. Coisa de hábito mesmo. Por exemplo, laranja. Em que momento do dia vou comer uma laranja, me diz? Qual é a hora de pegar uma faca, descascar e comer a tal da laranja? Eu não sei. Tampouco encontro momento de espremer laranja para fazer suco. Só piora. Outro exemplo: repolho. Quem pode gostar de comer repolho? Primeiro que tem gosto ruim. Depois, que a gente tem que passar o dia se controlando para não sair por aí soltando pum, vai dizer?

bento1TEM COISAS QUE TU NÃO DEVERIA CONTAR

Woman-confused3MAS NÃO É VERDADE?

Por fim, gergelim. Pois é… Gergelim até combina com meu paladar. Mas onde eu vou colocar gergelim? Na salada? Ok, na salada, sim. Mas no inverno? No inverno praticamente não como salada. Preciso rever meus conceitos e hábitos sobre o consumo de gergelim. Gergelim é considerado uma das melhores fontes de cálcio e ômega-3

shutterstock_86999342VAMOS VOLTAR A CONVERSAR, OK?

bento1TU PODE FALAR COMIGO AGORA?

O que foi?

bento1É HOJE QUE TU VAI SAIR DO BUNKER?

Sim, hoje, depois de um mês encerrada de pijama no escritório-bunker de casa, trabalhando na criação do meu terceiro e amado novo livro, ganhei carta de alforria para colocar o nariz para fora. Entreguei 30 capítulos, que estão sendo devidamente avaliados pela Lu Thomé, minha super agente e editora. Lu disse que eu podia – e devia – respirar um pouco de ar puro antes de voltar para o bunker no fim de semana para começar o processo de escrita da abertura e do fechamento do livro.

mulher-arrancando-os-cabelosNÃO TERMINA NUNCA

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram has returned invalid data.