No Poo e Low Poo: os métodos de lavar o cabelo sem shampoo

A ditadura dos cabelos lisos ficou no passado e agora a moda diz que a moda é assumir os cabelos naturais. E assim abre-se o terreno para mais um modismo. Para os fios cacheados, os métodos de lavagem capilar que estão em ascensão são o No Poo e o Low Poo, que têm como objetivo excluir e diminuir o uso dos shampoos, respectivamente.

“No” significa “não” e “Poo“ equivale a “shampoo”. Logo, No Poo significa “sem nenhum shampoo”. Quem segue o No Poo não utiliza shampoo para lavar os fios. O co-wash (lavagem com condicionador) é o grande trunfo do No Poo e ajuda a manter os fios limpos e hidratados. Já “low” pode ser traduzido como “pouco”. Logo, as adeptas do Low Poo utilizam pouco shamppo – e detalhe: shampoo sem sulfato.

MARI KALIL: Eureka! Sabia que há dois tipos de shampoo seco?

As técnicas surgiram nos Estados Unidos e ganharam destaque por meio do livro Curly Girl, de Lorraine Massey. A partir de então, foram lançados diversos produtos que auxiliam a cuidar dos cabelos, sobretudo os cacheados, utilizando estes conceitos, como o kit Curly Wurly, da Lola Cosmetics.

lola-cosmeticsO KIT CURLY WURLY DA LOLA COSMETICS

Mas por que reduzir ou eliminar o uso de shampoos? Muitos produtos possuem em suas fórmulas o Lauril Sulfato de Sódio, também conhecido somente como sulfato, responsável por formar a espuma durante a lavagem. Apesar de a maioria das pessoas acreditar que a substância apenas retira os resíduos indesejáveis dos cabelos, ela pode levar muito mais.

MARI KALIL: Shampoo sem sulfato é a esperança de cabelos mais lindos

Substâncias como essa, que estão presentes nos shampoos, também removem os lipídios naturais do cabelo e do couro cabeludo, que oferecem proteção e garantem mais saúde para os fios, não apenas na aparência, mas também na estrutura capilar, promovendo ainda mais suavidade. Outros componentes de produtos para cabelo, como petrolatos e parafinas, também são evitados por quem adere às técnicas No Poo e Low Poo.

O site Cacheia.com fez uma relação de petrolatos e sulfatos a serem evitados nas fórmulas do shampoo. Espia só!

PETROLATOS-PARA-EVITAR

sulfatos-para-evitar1Na hora da secagem, tanto de uma técnica quanto de outra, o que vai fazer a diferença na definição dos cachos é secá-los com papel toalha ou toalha normal das pontas para a raiz. Como? Abrindo algumas folhas de papel toalha sobre a palma da mão aberta e subindo das pontas à raiz. Basta, então, apertar. Quando o papel encharcar, solte e deixe secar in natura o restante da umidade, os cachos vão ficar com anéis mais largos.

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram did not return a 200.